Secretaria inicia levantamento para elaboração do Plano Municipal de Turismo

abr 5, 2021 | economia, Press Releases, Turismo

Live nesta terça-feira reunirá empresários para apresentar as etapas do estudo

Uma live na página da Secretaria Municipal de Turismo de Caxias do Sul no Facebook (www.facebook.com/TurismoCaxiasDoSul) reunirá empreendedores da cadeia produtiva do turismo, na manhã desta terça-feira (6), para apresentar as etapas da elaboração do Plano Municipal de Turismo que serão executadas nos próximos meses. Realizado pelo Sebrae, o Radar Turístico dará início a todo o processo, fazendo um diagnóstico preciso do turismo do município, apontando suas potencialidades e fragilidades. A elaboração do Plano Municipal de Turismo é uma das proposições do Plano de Governo da gestão do prefeito Adiló Didomênico e da vice-prefeita, Paula Ioris.

“Temos um trade muito vasto, com vinícolas, cervejarias, restaurantes, vida noturna, hotéis, museus. Por isso, é uma construção coletiva. O Plano Municipal de Turismo é um documento importante que credenciará o município a buscar recursos federais, junto ao Ministério do Turismo, para melhorias e capacitação do trade. Ele também é extremamente importante para fornecer informações aos investidores que queiram investir na cidade”, afirma o secretário municipal de Turismo, Enio Martins.

Com entrevistas a distância e presenciais, o estudo resultará em dados que vão orientar as ações do turismo em Caxias nos próximos anos. Além de empreendimentos, haverá ainda conversas com entidades representativas do setor.

A metodologia do Radar Turístico tem o objetivo de avaliar o turismo a partir oito dimensões divididas em dois pilares. Na área de Infraestrutura, os especialistas coletarão dados sobre acessos, apoio ao turista, hospedagem e gastronomia. Já em relação aos Atrativos, a oferta do município será analisada sob os aspectos histórico-cultural, natural, econômico e eventos. Nas visitas, os pesquisadores farão perguntas, por exemplo, a respeito dos produtos turísticos oferecidos pelos estabelecimentos e o público-alvo.

“Com esse diagnóstico, será possível identificar oportunidades e ameaças e estabelecer um posicionamento de mercado e um plano de ação”, explica o gestor de projetos de Turismo do Sebrae na Serra Gaúcha, Emerson Monteiro, acrescentando que o Radar Turístico já foi executado com sucesso em municípios como São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Pelotas, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

Na etapa seguinte, a turismóloga e consultora em Turismo Ivane Fávero conduzirá oficinas com os diferentes segmentos que compõem a cadeia do turismo na cidade. A partir dos grupos, será redigido o Plano Municipal de Turismo, que, após concluído, será encaminhado para aprovação pela Câmara de Vereadores.

O investimento para a realização do Radar Turístico – aproximadamente R$ 40 mil – será custeado pelo Sebrae e pela Sicredi Pioneira RS, também apoiadora da ação.

“O desenvolvimento econômico e social promovido pelo turismo é muito saudável para as comunidades. Somando o enorme potencial turístico de Caxias com a construção de um plano que oriente um posicionamento e governança do segmento, geraremos melhores condições para os empresários atuais e aos que ainda vierem a investir no município”, salienta o gerente de Relacionamento da Sicredi Pioneira RS, Daniel Hillebrand.

 

Serviço

O quê: apresentação da metodologia do Radar Turístico para empresários do setor.

Quando: terça-feira, 6 de abril, às 9h.

Onde: página da Secretaria Municipal de Turismo de Caxias do Sul (www.facebook.com/TurismoCaxiasDoSul).

Quanto: participação gratuita.

Siga nossa agência 🙂

Facebook
Facebook

Siga a AdriSilva

Facebook
Facebook
Please follow and like us: