Dia Mundial do Livro terá mobilização nacional contra proposta de taxação dos livros
Viradão da Leitura propõe 24 horas de leitura nas redes sociais
Em 23 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, o “povo do livro” propõe uma mobilização nacional de 24 horas de leitura nas redes sociais, com o objetivo de mostrar que os brasileiros de diferentes regiões e classes sociais, leem e precisam de mais investimentos do poder público para a área. O Viradão da Leitura é um posicionamento da sociedade civil contra a proposta de reforma tributária do ministro Paulo Guedes, que prevê uma alíquota de 12% sobre os livros.
Na justificativa, o Governo Federal diz que “o livro é um produto de elite, e que essas pessoas podem pagar mais caro”. Porém, conforme a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, a classe C, além de leitora, é também consumidora de livros. Atualmente 27 milhões de brasileiros enquadrados nesse estrato social, se declaram leitores.
A ideia desta mobilização nacional é que cada pessoa no seu horário diário de leitura, abra a câmara e transforme esse momento numa live pública, conforme explica o presidente do Instituto de Leitura Quindim e um dos idealizadores do Viração da Leitura, Volnei Canônica. “Cada um na sua casa, com o seu livro na mão, vai mostrar para quem precisa ver e entender que a leitura está na nossa vida independente do lugar que ocupamos nesse mundo”, explica.
A ideia do Viradão da Leitura surgiu em uma conversa entre a escritora e idealizadora do Projeto Kombina, Christina Dias, e Volnei Canônica. Já a identidade visual da mobilização e a frase “TODOS os brasileiros querem ler” foram criadas pela premiada ilustradora Mariana Massarani.
“Essa mobilização foi a forma que encontramos para mostrar que somos muitos e estamos juntos. O isolamento social não significa o isolamento ideológico. A ideia de ocupar as redes surge para mostrar o que acontece no nosso cotidiano e que a leitura e o livro fazem parte da nossa vida sim”, ressalta Christina Dias.
Veja o passo a passo de como participar do Viradão da Leitura, mobilização nacional contra a taxação dos livros:
1) No dia 23 de abril, escolha um horário entre 00h01 e 23h59 e acesse ao vivo sua rede social preferida. Escolhemos o Instagram como rede predominante, mas você pode fazer em qualquer espaço virtual.
2) Faça uma live com a leitura de um poema, de um trecho de um livro ou de uma história. Use o tempo que quiser.
3) Ao final, poste a live use as hashtags #viradaodaleitura, #naoataxacaodoslivros e #defendaolivro, assim poderemos acompanhar a mobilização nacional.
4) Se você quiser ter a sua leitura divulgada, acesse o site do Instituto de Leitura Quindim no link https://bit.ly/32sItqT, e informe o horário em que estará ao vivo. O preenchimento dessas informações precisa ser feito até o dia 21/04. No dia 22/04 vamos compartilhar a programação.
5) No dia 23, das 17h às 19h, o Instituto Quindim fará pelo Instagram um bate-papo com autores, editores, mediadores, bibliotecários, promotores de leitura, políticos e pessoas que queiram se manifestar contra a taxação do livro.