Apae de Caxias do Sul lança campanha em solidariedade ao Hemocs

mar 16, 2021 | Press Releases

Devido ao baixo estoque de sangue no hemocentro, a instituição inicia hoje a ação que pretende auxiliar no aumento de doações, ao centro que atende 100% dos leitos do SUS no Nordeste Gaúcho

           

 A Apae Caxias do Sul lança nesta terça-feira (16), a campanha “Nas veias de um APAExonado corre a solidariedade!”, que tem por objetivo sensibilizar a comunidade para a doação de sangue ao Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), que em plena pandemia de Covid-19 está com baixo estoque de sangue. O local atende 100% dos leitos do SUS no Nordeste Gaúcho.

Hoje, o Hemocs está com cerca de 30% a menos de doações, com relação ao período pré-pandemia, e necessita com mais urgência de doadores de sangue dos tipos A+, O+, e O-. Para recuperar a queda nos estoques, muito em virtude da pandemia do coronavírus que afastou os doadores ao longo do ano passado, é necessário que 70 pessoas, em média, compareçam diariamente ao hemocentro para atender a demanda.

Sabendo disso e com completa ciência do quanto as pessoas se engajam nas campanhas para beneficiar a Apae e os beneficiários atendidos, a instituição vê na ação uma maneira de retribuir a comunidade realizando uma campanha solidária em que todos poderão doar algo útil para todos.

“Sempre pedimos doações, agora é a nossa vez de retribuir! Essa é uma atitude de pessoas que tem paixão pela vida. Nas veias de um APAExonado corre muito mais do que sangue para doar… Corre amor, empatia, esperança e principalmente, solidariedade”, enfatiza a presidente da Apae Caxias do Sul, Bernardete Pavan Vezaro.

Para doar é preciso agendar horário pelo telefone (54) 3290.4543 ou no WhatsApp (54) 98418.8487, é necessário ainda ter entre 16 e 69 anos de idade – menores de 18 anos precisam do consentimento formal dos responsáveis. O voluntário deve pesar mais que 50 kg e estar com um documento oficial com foto. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.  

Todos que doarem sangue no Hemocs serão embaixadores da campanha. Por isso a ideia é que, se possível, façam uma foto com as mãos no peito e postem nas redes sociais com a hashtag #sejaumAPAExonado, marcando @apaedecaxiasdosul (Instagram) e @apaecaxiasdosul (Facebook), para que a ação chegue a mais pessoas.

Queda de doações no Brasil

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus e devido à menor circulação de pessoas nas ruas, o Ministério da Saúde registrou diminuição de doadores nos hemocentros. No ano passado, a doação caiu entre 15% e 20% com relação a 2019. 

O desabastecimento coloca em risco a vida de pessoas que precisam receber transfusão de sangue ao serem submetidas a tratamentos, cirurgias e procedimentos médicos complexos, ou que tratam os efeitos de anemias crônicas, complicações da dengue, da febre amarela ou de câncer.

Siga nossa agência 🙂

Facebook
Facebook

Siga a AdriSilva

Facebook
Facebook
Please follow and like us: