E-commerce sinaliza tendência e se torna cada vez mais importante para a indústria moveleira

fev 24, 2021 | Press Releases

 

 

 

 

A região Sul está entre os destaques de vendas do varejo eletrônico, com alta de 66,22%, em dezembro de 2020 em relação ao mesmo período de 2019

 

        Ao final de um ano marcado pela pandemia, que impactou os segmentos econômicos mundiais de forma negativa, poucos poderiam imaginar que 2020 sinalizaria uma nova tendência. A indústria moveleira nunca havia vendido tanto por meios digitais, um formato que tem demonstrado, mesmo em outros segmentos, franca expansão no Brasil.

        Em dezembro de 2020, a alta registrada foi de 53,83%, em relação ao mesmo período de 2019, de acordo com o Comítê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital. Considerando-se separadamente as regiões brasileiras, o Nordeste foi aquela que obteve os melhores índices em dezembro, com aumento de 77,63% nas vendas do varejo eletrônico. Em seguida, aparecem a região Sul (66,22%), Sudeste (48,32%), Centro-Oeste (46,99%) e Norte (39,25%). No ano, o destaque foi novamente o Nordeste (100,34%), também seguido pelo Sul (incluindo os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), com 79,22% de alta.

           Teletrabalho rende novo fôlego ao setor moveleiro

     O isolamento imposto para conter o avanço da Covid-19 fez com que as pessoas passassem mais tempo em suas casas e empresas – de acordo com suas atividades – começassem a aderir ao teletrabalho, rendendo fôlego à indústria moveleira. As boas experiências também contribuíram para que o consumidor confiasse mais no comércio pela web, quebrando barreiras psicológicas em algumas categorias, como a moveleira, quando as pessoas queriam ver o material de perto antes de efetivar a compra. Cada vez mais a venda digital, realizada pela primeira vez para atender às necessidades, deve continuar, independente da pandemia. “Aconteceu uma mudanças de hábitos, fazendo com que as pessoas observassem melhor o espaço onde se encontram, desejando torná-lo mais confortável sem perder a praticidade. O home office teve boa parcela de responsabilidade nisso”, defende Rogério Francio, presidente da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs).

        O e-commerce que, antes da crise sanitária e econômica, não era muito comum, se tornou um canal adicional de vendas para a indústria de móveis. “As empresas mais preparadas para atuar nesse formato foram aquelas que obtiveram, e seguem registrando, os melhores resultados”, reitera Francio. Esse cenário corrobora a realidade transformada pelo mundo digital, basta verificar o crescimento real de 41,2% do comércio eletrônico em 2020, em relação ao ano anterior, conforme o boletim sobre notas fiscais eletrônicas da Receita Federal.

               

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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