Instituto de Leitura Quindim chega a 2021 com planos de expansão além-mar

jan 22, 2021 | Press Releases

Fortalecer a presença internacional, com projeto que envolve a língua portuguesa, é um dos trabalhos que terão início a partir de fevereiro

Sem atividades presenciais desde março do ano passado, devido à pandemia de Covid-19, porém próspero em projetos realizados no online, o Instituto de Leitura Quindim chega a 2021 com os objetivos de fortalecer a presença internacional da instituição.

De imediato, o público pode esperar por um projeto, mais que especial, que envolverá participações de importantes nomes da literatura em língua portuguesa. A previsão de estreia é para fevereiro. Em abril, o vice-presidente do Quindim, Roger Mello, que integra o seleto grupo de ilustradores laureados com o prêmio Hans Christian Andersen (HCA), fará uma mesa com a escritora cubano-americana Margarita Engle. Margarita escreveu o poema e Roger ilustrou a mensagem do cartaz do International Board on Books for Young People (IBBY), organização mundial que promove o acesso ao livro infantil e juvenil, em homenagem ao Dia Internacional do Livro Infantil, celebrado no dia 2 de abril.

O projeto Amazônia Chama/Amazon Shouts, que reúne trabalhos de artistas dos quatro cantos do globo, em defesa da floresta, ganhará novas perspectivas com projetos que serão desenvolvidos nas salas de aula. Outra novidade sobre o projeto em defesa da Amazônia é o convite que o Instituto Quindim recebeu de uma importante editora canadense para lançar um livro de arte. Uma revista online/impressa, com artigo de especialistas nacionais e internacionais das áreas do livro, leitura, educação e cultura, também está no planner de 2021.

Em paralelo às novidades, será dado continuidade aos trabalhos desenvolvidos no últimos tempos, como os cursos online, podcasts, a parceria na especialização em Literatura Infantil e Juvenil: da composição à educação literária, com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), o Natal Literário Solidário e o canal no YouTube http://bit.ly/TodxsContraCoronavirus, que convoca profissionais de diferentes áreas e boas ideias de entretenimento com atividades educativas, lúdicas e saudáveis para que crianças e familiares possam aprender e se divertir em casa, no período da quarentena.

 Seguindo as recomendações de distanciamento social das autoridades sanitárias, o Instituto de Leitura Quindim segue sem atividades presenciais, com horário de atendimento apenas nas sextas e sábados, das 10h às 16h, para que pais ou responsáveis façam a retirada dos livros para as crianças. O espaço disponibiliza álcool em gel e luvas para manuseio dos livros.

Sobre o Quindim

O Instituto de Leitura Quindim nasceu em 2014 com o nome de Centro de Leitura Quindim e, inaugurou sua sede física em 2018 a partir de um desejo do idealizador Volnei Canônica, de formatar um espaço democrático onde crianças, jovens e adultos pudessem ter acesso à literatura infantil e juvenil de qualidade, além de conteúdos teóricos sobre esse universo. Empréstimo de livros, contação de histórias, exposições, encontros com autores e lançamento de livros, cursos, seminários, curadorias, assessoria de eventos literários e oficinas, são algumas das atividades gratuitas ou com custo acessível, disponíveis no instituto tanto para agendamento com grupos escolares e universitários, quanto para a comunidade em geral.

 

Siga nossa agência 🙂

Facebook
Facebook

Siga a AdriSilva

Facebook
Facebook
Please follow and like us: