Agência Sicredi Unisinos conquista 1º lugar na categoria Design Ambiental do 8º Prêmio Nacional Bornancini de Design

dez 17, 2020 | Press Releases

 

Foram avaliados critérios de originalidade, aplicabilidade e processo em uma das premiações mais renomadas do país, a partir do projeto arquitetônico da unidade reinaugurada em agosto deste ano, em São Leopoldo

 

        Em agosto desse ano, a Sicredi Pioneira RS reinaugurou sua agência, junto ao campus da Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, com intuito de  estimular uma forma mais próxima de relacionamento, seja para buscar soluções financeiras, quanto realizar atividades individuais ou coletivas, por meio de ambientes colaborativos e dinâmicos, distribuídos numa área superior a 400 metros quadrados. Com projeto assinado pelos arquitetos Daniel Prujá e Liliana Curra, da Fato Arquitetura, a agência Sicredi Unisinos conquistou o 1º lugar (distinção Ouro) na categoria Design Ambiental – Ambientes Comerciais e Corporativos do 8º Prêmio Nacional Bornancini de Design, promovido pela Associação de Profissionais de Design do RS (Apdesign). 

     A premiação comprovou o reconhecimento de uma proposta ousada, um espaço totalmente inovador e interativo para livre acesso da comunidade e do público universitário, incluindo associados e não-associados. Nesta edição, o prêmio teve novidades na estrutura e formatação, além de, por conta do atual cenário de pandemia, adaptar o evento para uma experiência digital, ampliando a abrangência e participação de profissionais e estudantes de todo país. A avaliação dos trabalhos na categoria Design Ambiental priorizou a originalidade (qualidade dos projetos concorrentes, seus elementos e soluções), o processo (aspecto metodológico que se apoia no contexto, no público, no posicionamento da marca e entendimento da comunidade/usuário) e aplicabilidade (verifica se o projeto atende ao briefing, sendo aplicável à realidade). “Isso significa que a proposta da agência é dotada do mais alto nível de qualidade quanto aos critérios estabelecidos. É uma avaliação feita por quem também produz design, ciente do seu valor como meio para impactar positivamente a vida das pessoas”, defende Daniel Prujá.

       O arquiteto credita ao layout disruptivo, que caracteriza um ambiente corporativo inovador, o diferencial para a Agência Sicredi Unisinos ter sido agraciada, considerando o contexto das instituições financeiras. Segundo ele, trata-se de um design inédito no Brasil, que encontra poucos paralelos no mundo. “Percebemos, em alguns países, muitos ambientes de instituições financeiras inovando na maneira de atender seus clientes, introduzindo atividades que produzem espaços híbridos, expandindo as possibilidades do que o usuário pode fazer no local. Um exemplo é uma agência com cafeteria ou áreas de trabalho ou de reuniões, em formatos de coworking. Mas o que foi proposto na unidade Sicredi Unisinos foi além”, aponta. Lá foi disponibilizado café, espaço de trabalho e convivência somados à viabilidade do associado/usuário escolher como desenvolver tais atividades e como quer ser atendido pela equipe de colaboradores. E até mesmo, onde realizar essas ações, já que as imediações da agência congregam o espaço comunitário do campus, podendo ser explorado a partir da infraestrutura que a unidade oferece.

         Os painéis interativos e os cubos abertos e móveis – com rodinhas para facilitar o deslocamento – que contemplam mesas, bancadas, pufes, colchonetes moduláveis e power bank para o carregamento de celulares e notebooks permitem que os associados e a comunidade acadêmica decidam como, onde, o que querem ou precisam fazer. Os cubos ainda possibilitam a montagem de um miniauditório ao ar livre para fins de palestras ou workshops. “É um local que oportuniza ao associado ou usuário “construir” o seu próprio ambiente”, reforça o diretor de Operações da Sicredi Pioneira RS, Eduardo Spier, ao destacar o conceito da agência: priorizar o cooperado e manter-se próxima dele e da comunidade, oportunizando experiências que atendam além das necessidades financeiras. “A partir do nosso entendimento como arquitetos e associados do Sicredi, projetamos o que acreditávamos ser uma agência de cooperativa de crédito, dentro de um campus universitário. Nesse contexto, o ponto alto foi, sem dúvida, a interatividade a serviço do protagonismo do associado”, relata Daniel Prujá.

Quem é José Carlos Bornancini

        A premiação foi instituída em 2006 em homenagem ao professor, engenheiro e designer gaúcho José Carlos Mário Bornancini, referência do design no Rio Grande do Sul e um dos mais expressivos designers brasileiros, com objetivo de reafirmar o papel do design como propulsor de inovação, visando a concretização de uma sociedade melhor para todos. De renome internacional, Bornancini possui algumas de suas criações integradas às exposições permanentes de grandes centros culturais, como o MoMA – Museum of Modern Art de Nova York.

        A Agência Sicredi Unisinos está localizada no campus universitário, próxima à biblioteca. Um belo motivo para visitar esse projeto premiado a serviço da experiência e do relacionamento, sem dispensar a tecnologia de ponta para atendimentos digitais, sempre que necessários.

Siga nossa agência 🙂

Facebook
Facebook

Siga a AdriSilva

Facebook
Facebook
Please follow and like us: