Rio de Janeiro sedia, a partir de hoje, prova às cegas de vinhos brasileiros disponíveis no mercado

out 26, 2020 | Atualidades, Comportamento

Esta 9ª GP Vinhos do Brasil comemora recorde de 1309 amostras de 144 empresas. Certame inicia nesta segunda e segue até quinta-feira

O júri da 9ª GP Vinhos do Brasil (GPVB), formado por 31 renomados profissionais, terá um imenso desafio para a degustação às cegas a partir de hoje, 26, até quinta-feira, 29, no Hotel Vila Galé, na Lapa, Rio de Janeiro. Isso porque a edição de 2020 bateu todos os recordes: são 1309 amostras catalogadas (814 vinhos, 428 de espumantes e 67 sucos de uva), superando em 22% a edição anterior, 144 vinícolas, de nove estados do país, e 51 categorias.

Os números comprovam a relevância que a maior prova às cegas de vinhos brasileiros disponíveis no mercado vem conquistando a cada ano, gerando expectativa tanto para quem participa quanto para quem aprecia o vinho nacional. Além da excelente adesão, neste ano o júri avaliará produtos de safras de 2004 a 2020.

O presidente do júri, Marcelo Copello, comenta que “a cada ano o vinho brasileiro ganha em diversidade, seja em castas, estilos ou em novas regiões. A Grande Prova cresce, como vitrine e espelho da evolução de nossa indústria”.

Em sua primeira edição, em 2012, o certame recebeu 284 amostras de vinhos de 46 vinícolas, atingindo em 2019 seu o recorde absoluto de 1072 amostras, com números auditados, sendo 1034 vinhos e 38 sucos de uva, de 122 vinícolas. Na edição de 2020, as vinícolas terão a oportunidade de já apresentarem alguns produtos desta safra, considerada a melhor de todos os tempos. O Espírito Santo é o novo estado que entra na disputa, juntando-se aos já tradicionais participantes: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná e São Paulo.

Sergio Queiroz, jurado e sócio-diretor do Grupo BACO, afirma que este ano será uma GP Vinhos do Brasil bem especial, visto que são 221 amostras de 2018 e 239 de 2020, as melhores safras que o Brasil já registrou. “Serão avaliados vinhos desde 2004 e um número surpreendente de sucos, não vemos a hora de levar esses produtos ao público no nosso evento Vinhos do Brasil que já está marcado para início de 2021, em São Paulo e Rio de Janeiro”.

Conheça os apoiadores da 9ª GP Vinhos do Brasil

Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos Espumantes Sucos e Derivados (Afavin), localizada em Farroupilha (RS); Associação Gaúcha De Vinicultores (Agavi), situada em Flores da Cunha (RS); Associação de Produtores de Vinhos dos Altos Montes (Apromontes), fixada em Flores da Cunha (RS); Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), sediada em Bento Gonçalves (RS); Associação Vinhos da Campanha, estabelecida na fronteira Oeste do RS; Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), situada em Pinto Bandeira (RS); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Uva e Vinho), localizada em Bento Gonçalves (RS); Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho), fixada em Farroupilha (RS); Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque (Sindusvinho), com sede em São Roque (SP); Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Beb. Derivados da Uva e do Vinho do Estado do Rio Grande do Sul (Sindivinho), sediada em Caxias do Sul (RS); Sindicato da Indústria do Vinho no Estado de Santa Catarina (Sindivinho), instalada em Videira (SC); União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), com sede em Bento Gonçalves (RS); Vinhos de Altitude, instalada em São Joaquim (SC); Instituto do Vinho do Vale do São Francisco (Vinhovasf); e Associação Nacional de Produtores de Vinhos de Inverno (Anprovin), localizada em Caldas (MG).

 

Selo e premiação

A novidade da edição 2020 será a divulgação dos grandes vencedores logo após a conclusão da GP Vinhos do Brasil 2020, em evento no dia 31 de outubro, consagrando a abertura do Rio Wine and Food Festival 2020.

Sobre o Grupo BACO Multimídia

O Grupo BACO Multimídia, idealizador e organizador da Grande Prova Vinhos do Brasil, é uma empresa de comunicação, consultoria e inteligência de mercado que tem na geração de conteúdo e nos eventos sua plataforma de atuação. É responsável pela edição da revista BACO, do Anuário Vinhos do Brasil, entre outros produtos editoriais, além de uma série de eventos no Brasil e no exterior. Destaque para o Rio Wine and Food Festival, que vem sendo realizado há sete anos na cidade do Rio de Janeiro.

 

Confira as 51 categorias

     1.Espumante Brut Branco Champenoise

     2.Espumante Brut Branco Charmat

     3.Espumante Brut Rosé Champenoise

     4.Espumante Brut Rosé Charmat

     5.Espumante Extra-Brut Branco Champenoise

     6.Espumante Extra-Brut Branco Charmat

     7.Espumante Extra-Brut Rosé (Champenoise e Charmat)

     8.Espumante Nature Rosé (Champenoise e Charmat)

     9.Espumante Nature Branco Champenoise

     10.Espumante Sur Lie

     11.Espumante Prosecco/Glera (Charmat e Champenoise)

     12.Espumante Demi-Sec Branco Champenoise

     13.Espumante Demi-Sec Branco Charmat

     14.Espumante Moscatel Branco

     15.Espumante Moscatel Rosé

     16.Espumante Demi-Sec Rosé (Charmat e Champenoise)

     17.Espumante Orgânicos/naturais/biodinâmicos

     18.Espumante Tinto

     19.Branco Chardonnay

     20.Brancos Super Premium

     21.Branco Sauvignon Blanc

     22.Branco Gewurztraminer

     23.Branco Riesling Itálico e Renano

     24.Branco Moscato

     25.Branco Viognier

     26.Branco de Outras Castas

     27.Branco Cortes

     28.Branco Orgânicos/naturais/biodinâmicos

     29.Tinto Cabernet Sauvignon

     30.Tinto Merlot

     31.Tinto Tannat

     32.Tinto Cabernet Franc

     33.Tinto Pinot Noir

     34.Tinto Syrah

     35.Tinto Marselan

     36.Tinto Malbec

     37.Tinto Touriga Nacional

     38.Tinto Alicante Bouschet

     39.Tinto Sangiovese

     40.Tinto Ancellotta

     41.Tinto Petit Verdot

     42.Tinto de Outras Castas

     43.Tinto Cortes

     44.Tinto Super Premium

     45.Tinto Orgânicos/naturais/biodinâmicos

     46.Rosé

     47.Doces e Fortificados

     48.Bag in Box Cabernet Sauvignon

     49.Bag in Box Merlot

     50.Suco de Uva Integral Branco

     51.Suco de Uva Integral Tinto

Siga nossa agência 🙂

Facebook
Facebook

Siga a AdriSilva

Facebook
Facebook
Please follow and like us: