Ilustrador Roger Mello é o candidato brasileiro ao Prêmio ALMA

out 23, 2020 | Press Releases

O escritor e ilustrador Roger Mello foi confirmado nesta semana como um dos candidatos ao Astrid Lindgren Memorial Award (ALMA). O vice-presidente do Instituto de Leitura Quindim é o único brasileiro na lista de 263 finalistas, que inclui alguns dos mais importantes criadores de literatura infantil e juvenil do mundo, bem como promotores de leitura. O novo laureado será conhecido no dia 13 de abril de 2021.

Organizado pelo Conselho de Artes da Suécia desde 2002, o prêmio é entregue a autores, ilustradores, contadores de histórias orais e promotores de leitura para reconhecer o mais alto grau de excelência artística. A cada ano, mais de 200 candidatos do mundo todo são indicados.

Conforme o presidente do júri, Boel Westin, em declaração ao site oficial da premiação, “mais do que nunca, crianças e jovens precisam de acesso a uma literatura que coloque o mundo em perspectiva. A lista do ALMA tem uma amplitude em qualidade e diversidade fantásticas”.

A atual vencedora do ALMA é a ilustradora sul-coreana Baek Heena, autora de 13 livros ilustrados populares em todo o continente asiático. Em 2004, Lygia Bojunga foi laureada – até o momento, a única brasileira a receber a distinção.

Ganhador do Prêmio Hans Christian Andersen em 2014, considerado o Nobel da Literatura Infantil, Roger Mello tem mais de 100 títulos publicados (22 dos quais ele também escreveu), 10 prêmios Jabuti na bagagem e exposições internacionais em países como Peru, México, Rússia, Itália, Alemanha, China e Japão. Seu estilo único e hábil senso de cor continuam a expandir os limites da ilustração de livros infantis. Mello também ganhou três prêmios Luis Jardim do IBBY e o Prêmio Internacional de Melhor Livro Infantil de 2002.

Siga nossa agência 🙂

Facebook
Facebook

Siga a AdriSilva

Facebook
Facebook
Please follow and like us: