Instituto de Leitura Quindim é declarado de Utilidade Pública

set 24, 2020 | Atualidades

A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul (RS) aprovou, na manhã desta quinta-feira (24), o projeto de lei que declara de utilidade pública o Instituto de Leitura Quindim, apresentado pela vereadora Denise Pessôa (PT).

Idealizado por Volnei Canônica, o Instituto Quindim foi fundado em 19 de setembro de 2014, como Centro de Leitura, com a proposta de democratizar o acesso de crianças, jovens e adultos à literatura infantil e juvenil, além de conteúdos teóricos sobre a temática.

Em seis anos de história, completados no último sábado, o Quindim participou de feiras e festivais literários, promoveu dezenas de eventos com artistas nacionais e internacionais, se transformou em Instituto, inaugurou sua própria sede e, sobretudo, estabeleceu um forte vínculo afetivo com a comunidade leitora.

“Não poderíamos ter ganhado presente melhor para celebrar o aniversário do Quindim. Agradecemos à vereadora Denise Pessôa e aos demais parlamentares caxienses por acreditarem no nosso trabalho de promoção do livro e da leitura”, emociona-se o presente do Instituto, Volnei Canônica.

Confirma o vídeo manifestação da vereadora Denise Pessôa (PT) na sessão que aprovou o projeto de lei que torna de utilidade pública o Instituto de Leitura Quindim: https://url.gratis/UyEey

Sobre o Quindim:

​O Instituto de Leitura Quindim foi inaugurado em 2018 a partir de um desejo do idealizador Volnei Canônica, de formatar um espaço democrático onde crianças, jovens e adultos pudessem ter acesso à literatura infantil e juvenil de qualidade, além de conteúdos teóricos sobre esse universo. Empréstimo de livros, contação de histórias, exposições, encontros com autores e lançamento de livros, cursos, seminários, curadorias, assessoria de eventos literários e oficinas, são algumas das atividades gratuitas ou com custo acessível, disponíveis no instituto tanto para agendamento com grupos escolares e universitários, quanto para a comunidade em geral.

Please follow and like us: