Balen Advocacia faz associação com Fernando Marinho, autoridade nacional em LGPD

set 23, 2020 | Atualidades

O know-how de 20 anos trabalhando com Segurança de Dados e Sistemas, garantirá aos clientes o esclarecimento necessário sobre a lei aprovada na última quinta-feira (17)

 

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), nº 13.709, sancionada na última quinta-feira (17), provocou uma série de dúvidas no setor empresarial. Com o intuito de sanar esses questionamentos e promover a condução correta da implementação da lei nas empresas, a Balen Advocacia se associou ao consultor especialista em Segurança de Dados e Sistemas, Fernando Marinho, uma autoridade nacional no assunto, que há duas décadas atua na área. Marinho lançou no mesmo dia em que a lei foi sancionada, o livro Os 10 mandamentos da LGPD: Como implementar a Lei Geral de Proteção de Dados em 14 passos, pela editora Atlas.

O trabalho realizado por Marinho será complementar ao já promovido no núcleo de Direito Empresarial da Balen, comandado pelo advogado Alexandre Neves Atti, porém com foco na implementação da LGPD nas empresas. “Esta é uma demanda muito recente que pouquíssimas empresas já se adequaram ou ao menos iniciaram a adequação. Estamos unindo a expertise de um dos mais renomados especialistas em Segurança de Dados e Sistemas, com a equipe da Balen Advocacia e equipe de TI altamente especializada nos mecanismos de proteção aos dados e informações”, esclarece Atti.

A LGPD estabelece uma série de medidas para garantir mais segurança e transparência às informações pessoais coletadas por empresas públicas e privadas, afim de evitar o vazamento de dados. Porém, ao contrário do que pensam alguns empresários, mais importante do que a multa por não se adequar à lei, será o risco jurídico que a empresa poderá sofrer, correndo risco de se tornar vítima de ações oportunistas, conforme explica Fernando. “O vazamento de dados pessoais, seja de clientes ou funcionários, não ocorre apenas com cyber ataques, mas também com negligência e imprudência da própria empresa que deixa o caminho livre para oportunistas de plantão”, declara Marinho.

A expectativa é que a LGPD funcione como uma habilitação de mercado, com as empresas se adequando às conformidades, negociando, contratando e se relacionando com outras instituições também adequadas à lei.

Saiba mais:

Fernando Marinho é consultor especialista em Segurança de Dados e Sistemas desde 1999, formado em Economia e com Pós-Graduação em Segurança de Informação, foi Presidente da FAETEC (Fundação de Apoio à Escolas Técnicas do RJ) é atual Vice-Presidente da AIGELAC (Associação Internacional de Gestores de Emergência da América Latina e Caribe) e country manager do IAEM (International Association of Emergency Managers), membro do IIFSA (International Institute of Forensics and Systen Association), do GARP (Global Association of Risk Professionals), do IAPP (International Association of Privacy Professionals) e da Associação Brasileira de Riscos (ABRISCO). É colaborador da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) – no Comitê Brasileiro sobre as normas de gestão (ISO) de Segurança da Informação, série 27.000 e Gestão de Riscos, série 31.000 sendo o Coordenador do Grupo de Trabalho da Série 22.300, para Continuidade de Negócios.

 

Balen Advocacia

Filho de advogado e neto de tabelião, com tradição no tabelionato de notas há mais de oito décadas, Rodrigo Wisintainer Balen decidiu investir no próprio escritório quando constituiu, há 11 anos, a Balen Advocacia. Rodrigo e os sócios Alexande Portolan e Alexandre Atti têm mais de 20 anos de experiência e hoje comandam uma equipe com 21 profissionais. Além do Direito Imobiliário e Regularização Fundiária, a Balen Advocacia tem forte atuação nas áreas de Gestão de Patrimônio, Empresarial, Previdenciário, Direito Civil e Relações de Consumo com presença em toda a Serra Gaúcha.

Siga nossa agência 🙂

Facebook
Facebook

Siga a AdriSilva

Facebook
Facebook
Please follow and like us: