Instituto de Leitura Quindim celebra 6 anos de existência, com convidados especiais

set 18, 2020 | Atualidades, Press Releases

A live “A Origem” irá promover o encontro virtual entre o público e colaboradores que estão desde a ideia inicial da instituição, para um bate-papo nas redes sociais do Quindim, no dia 19, às 16h

O sonho de um menino, em levar o universo ficcional da leitura ao maior número possível de crianças e jovens, comemora em 19 de setembro, 6 anos de existência. Idealizado pelo fundador e presidente, Volnei Canônica, o Instituto de Leitura Quindim, que começou como Centro de Leitura Quindim, conta atualmente com 480 sócios inscritos no um acervo de mais de 6 mil livros, além de ter se tornado referência na área da promoção da leitura no país e o trabalho reconhecido internacionalmente.

Para celebrar a data querida, a comemoração será de forma virtual, devido à pandemia do coronavírus, com uma live nas redes sociais do Instituto, no dia 19, às 16h, com colaboradores presentes desde o início dessa jornada. Participarão com o Volnei e o sócio fundador e vice-presidente do Quindim, Roger Mello, as seguintes convidadas: Adriana Antunes, Adriana Camêlo Lucena, Graziela Cunha Canônica, Jaqueline Pivotto, Marli Fronza, Patricia Bastiani Alberti e Vania Marta Espeiorin. Ao longo do mês de setembro a história do Quindim também será contada em diferentes artigos, com galeria de imagens e ilustrações, no site da instituição.

Com a pandemia do Covid-19, em dois meses o Instituto se reinventou com a criação de um site, um canal no YouTube com a campanha Todxs Contra Coronavírus, cursos on-line, lives semanais nas redes sociais, desenvolveu um curso inédito na formação de professores que desenvolvem ou querem desenvolver projetos em bibliotecas escolares em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, de Caxias do Sul. Firmou uma parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), para o curso de Especialização em Literatura Infantil e Juvenil: da composição à educação literária, que já tem duas turmas abertas ainda para esse ano, e lançou a Coleção Summer, com a ilustradora Mariana Massarani, para a marca Dedeka.

“Nesse momento de pandemia continuamos nos conectando com o Brasil e o mundo, trocando conhecimento, informações e afeto! Os desafios de manter o espaço físico, os projetos de leitura, os funcionários, os serviços com excelência, são coisas que precisamos vencer todos os meses. Mas são as várias conquistas que nos dão ânimo em continuar”, enfatiza Volnei.

Recentemente o Instituto realizou uma parceria com o Laboratório de livro, leitura, literatura e biblioteca (LIBRIS), da Universidade Federal de Goiás, que possibilitará avanços no Centro de Estudos e Pesquisas do Instituto. Para 2020 o Quindim realizará novamente a campanha Natal Literário Solidário. E para 2021 muitas novidades… Aguardem!

Saiba mais:

O Instituto de Leitura Quindim é uma instituição privada, de serviço público e sem fins lucrativos que não conta com apoio de recursos financeiros públicos e nem da iniciativa privada, os recursos são investidos pelos fundadores Volnei e Roger Mello, além de contar com o apoio de muitos voluntários e pequenas parcerias.

Ao longo desses 6 anos, o Quindim evoluiu em vários sentidos. Iniciou como o Centro de Leitura Quindim até se tornar Instituto e ainda levou toda sua expertise para o Clube de Leitura Quindim.  Fez curadoria do 10º Seminário Potiguar Prazer em Ler levando autores e especialistas nacionais como Graça Lima, Márcia Leite, Roger Mello, a presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB) Adriana Ferrari e a escritora e pesquisadora argentina Cecília Bajour. Fez assessoria e curadoria para a Feira do Livro de Caxias do Sul levando para o evento nomes nacionais como Walcyr Carrasco, Roger Mello, a colombiana Yolanda Reyes, Mariana Massarani, Ivan Zigg, Marina Colasanti e Ondjaki. Realizou um seminário internacional de literatura infantil em Xangai, na China. Foi convidado a participar de vários eventos internacionais como a Feira do Livro para Crianças de Bolonha, na Itália e do Congresso do International Board on Books for Young People (IBBY), na Nova Zelândia. Participou de eventos literários internacionais em Barranquilla (Colômbia), Lima (Peru), Pequim (China), Moscou (Rússia) e Bolonha (Itália). Lançou a exposição Roger Mello um artista sem fronteiras, em Caxias do Sul e no Rio de Janeiro. Em 2018, o Centro de Leitura Quindim passa a se chamar Instituto de Leitura Quindim e abre a sua sede física com biblioteca, centro de estudos e livraria. Promoveu 11 exposições de ilustração/fotografia sendo 8 delas internacionais. Trouxe inúmeros artistas brasileiros para desenvolver atividades, além das autoras portuguesas Mafalda Milhões e Margarida Botelho. Fechou a parceria com a empresa de roupas infantis Dedeka e lançou a coleção Quindim Dedeka, com ilustrações de Roger Mello. Em 2019 lançou um projeto internacional de valorização da Amazônia, o Amazônia Chama/Amazon Shouts, que está ganhando um novo direcionamento devido a pandemia da Covid-19, e o site voltará em exposições e diferentes materiais de apoio e valorização da maior floresta tropical do mundo.

Todo o trabalho realizado a longo desse período foi para proporcionar aos leitores brasileiros, um maior contato com os artistas nacionais e de diferentes partes do mundo, conforme explica Volnei. “Acreditamos que os livros e a ficção podem contribuir para um maior entendimento das culturas e assim aumentar o respeito e a empatia pelo outro”, afirma Volnei.

Serviço:

Live “A Origem”, do Instituto de Leitura Quindim

Data: 19/09

Horário: 16h

Local: Instagram e Facebok (@institutodeleituraquindim)

Mais informações: https://www.institutoquindim.com.br/

Please follow and like us: