Vice-presidente do Instituto de Leitura Quindim participa de ação internacional para ajudar o IBBY

ago 26, 2020 | Press Releases

Roger Mello integra o seleto grupo de ilustradores laureados com o Prêmio Hans Christian Andersen, que tiveram sua arte estampada em lenços de seda, para auxiliar o trabalho do International Board on Books for Young People

 

O vice-presidente do Instituto de Leitura Quindim, Roger Mello, integra o seleto grupo de ilustradores laureados com o prêmio Hans Christian Andersen (HCA), que foram convidados a participar da ação em prol do International Board on Books for Young People (IBBY), organização mundial que promove o acesso ao livro infantil e defende o Direto da Criança.

Com a crise financeira provocada pela pandemia do coronavírus (COVID-19), muitas seções nacionais da instituição ficaram sem recursos. Foi então que o IBBY convidou 10 dos maiores ilustradores de livros infantis do mundo, ganhadores do Prêmio HCA – considerado o Nobel da Literatura para Crianças, para doarem uma ilustração para a confecção de lenços de seda (50cm x180cm), com a finalidade de arrecadar fundos para a instituição. A coleção inédita contará apenas com cinquenta exemplares de cada arte.

Roger é o único brasileiro participante da lista que conta ainda com os seguintes nomes: Albertine (Suíça), Quentin Blake (Reino Unido), Robert Ingpen (Austrália), Roberto Innocenti (Itália), Farshid Mesghali (Irã), Igor Oleynikov (Rússia), Květa Pacovksá (República Tcheca), Peter Sís (República Tcheca) e Lisbeth Zwerger (Áustria).

A estampa escolhida por Roger foi a obra “Javaés”, uma homenagem ao povo indígena que vive na Ilha de Bananal, no Tocantins. O designer sul-coreano, Kang Woo Hyon, foi o responsável pelo design e supervisão da criação de todos os lenços da coleção. O ilustrador brasileiro ressalta a honra por participar de um projeto global, como esse, que mostra a diversidade e abrangência da linguagem narrativa visual, por meio dos ilustradores laureados com o Prêmio Hans Christian Andersen.

“O IBBY promove a paz global por meio do conhecimento adquirido com a leitura. E quando uma instituição como essa sugere a criação de peças utilitárias, como vestimentas, para servirem de narrativas visuais inscritas no corpo… A arte ganhou outra dimensão”, exalta Roger.

A venda dos lenços, no valor de US$ 200,00 a unidade, terá início na quarta-feira, 2 de setembro de 2020, às 14h30, horário de Verão da Europa Central (CEST) e 9h30 horário de Brasília, diretamente no site do IBBY, https://www.ibby.org/. Mais informações na página https://fundraising.ibby.org/ e no blog do Instituto Quindim https://www.institutoquindim.com.br/blogquindim

 

Prêmio Hans Christian Andersen

O Prêmio Hans Christian Andersen é o maior reconhecimento internacional concedido a um escritor e ilustrador de livros infantis. Concedido a cada dois anos pelo IBBY, o HCA reconhece realizações ao longo da vida e contempla os artistas cujas obras laureadas deram uma contribuição importante e duradoura para a literatura infantil.

Ao longo dos mais de 60 anos da premiação, o Brasil conquistou a distinção com três artistas: as escritoras Lygia Bojunga (1982) e Ana Maria Machado (2000), e o ilustrador Roger Mello (2014). O Patrono do prêmio é a Sua Majestade a Rainha Margrethe II, da Dinamarca, e patrocínio da Nami Island Inc.

Siga nossa agência 🙂

Facebook
Facebook

Siga a AdriSilva

Facebook
Facebook
Please follow and like us: