Projeto Livro Que Te Quero ao Vivo doa mais de 6 mil livros às escolas da rede pública

jul 29, 2020 | Press Releases

A ação beneficiará aproximadamente 50 mil estudantes, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de Caxias do Sul e região, além do município de Santa Rosa, no noroeste do estado

O projeto Livro Que Te Quero ao Vivo está distribuindo mais de 6 mil livros em escolas municipais e estaduais de Caxias do Sul e região, beneficiando aproximadamente 50 mil alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Os primeiros mil exemplares, da série que conta com oito títulos, foram entregues ainda em março à 187 bibliotecas escolares e instituições sociais vinculadas à Fundação de Assistência Social (FAS). O segundo título será lançado em agosto e encaminhado também às instituições de ensino público de Santa Rosa, no noroeste do Rio Grande do Sul.

As obras que estão sendo distribuídas fazem parte da série literária infantil “Primum: o primeiro livro do mundo”, da autora e professora, Vivi Costa, com ilustrações do chargista e designer Charles Segat. A narrativa apresenta a história e cultura regional do Brasil e de outros 6 países, com muita magia e ludicidade a alunos das séries iniciais. Com o objetivo de incentivar a leitura e a diversidade cultural, o projeto inicial previa no lançamento de cada título uma apresentação teatral e um evento aberto para a comunidade com sessão de autógrafos e interação com personagens, escritora e ilustrador. Porém, devido à pandemia do coronavírus (COVID-19) a programação sofreu mudanças de planos, conforme explica a coordenadora do projeto e produtora cultural, Luana Folchini da Costa. “Preparamos exercícios pedagógicos para despertar a curiosidade nos livros, episódios de podcasts narrados pela escritora, audiodescrição e desenhos para colorir. Tudo produzido para contribuir com os professores nas atividades à distância”, revela.

Além dos livros serão doados ainda 5 mil ingressos, para a comunidade escolar assistir gratuitamente às apresentações do espetáculo Teatral “A Magia do Livro”, da Foco 3 Produções, quando forem liberadas atividades culturais com público. Aos professores serão ofertadas oficinas de mediação literária e encartes pedagógicos, com sugestões de exercícios a serem realizadas a partir do título recebido.

As apresentações teatrais que acontecerão no Teatro da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), em Caxias do Sul, embora ainda sem data para realização, já estão com todos os ingressos esgotados e uma lista de espera com 1300 crianças.

Incentivo à Cultura

A realização das atividades só está sendo possível, graças à iniciativa das empresas Valeo, Hyva do Brasil e Espumatec, de Caxias do Sul; Nutrire, de Garibaldi; e Alibem, de Porto Alegre; viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), que neste caso, possibilita o abatimento do valor total do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades.

 “Num momento como este, poder contar com a colaboração das empresas e com leis de incentivo à cultura, permitiram que boa parte das atividades seguissem acontecendo sem qualquer oneração para as companhias, pois o investimento vem por meio do abatimento do Imposto de Renda. Ao final, profissionais, empresas e toda a comunidade, ganham com estas iniciativas”, afirma Luana.

O projeto Livro Que Te Quero ao Vivo é promovido pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com patrocínio da Alibem, Valeo, Hyva do Brasil, Nutrire e Espumatec e com apoio da Fundação Marcopolo, Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) e Foco 3 Produções. Uma realização da LFC Cultural e da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo do Governo Federal.

Atividades e informações sobre o projeto estão disponíveis no site www.livroaovivo.art.br e nas redes sociais @livroquetequero.

Siga nossa agência 🙂

Facebook
Facebook

Siga a AdriSilva

Facebook
Facebook
Please follow and like us: