Iniciativa capitaneada por Florense, Marcopolo, Randon e Soprano, com o apoio da Simecs, garantirá mentorias e workshops gratuitos para empreendedores

 

O primeiro de quatro encontros de mentorias e workshops que integram as ações da Hélice-Movimento pela Inovação aconteceu nesta quinta-feira, 23 de outubro, na FSG Centro Universitário, em Caxias do Sul.

Trata-se de uma iniciativa inédita de apoio ao desenvolvimento do ecossistema local, em que Florense, Marcopolo, Randon e Soprano, com o apoio do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs), uniram forças para fomentar projetos de capacitação gratuitos para empreendedores.

Mais de de 100 pessoas tiveram a oportunidade de ouvir e trabalhar na validação e prototipação com Victor Navarrete, head de Inovação da ACE Cortex, braço de inovação corporativa da ACE. A validação é uma etapa extremamente importante e fundamental ao longo da jornada empreendedora para qualquer startup. É nesse momento que são definidos os aspectos básicos para resolver um problema real e que vale a pena ser solucionado. Durante o encontro também foram compartilhadas as principais técnicas para tirar a ideia do papel de forma embasada por meio do Minimum Viable Product (MVP)e prototipação com base na metodologia da ACE.

 

Projeto

O objetivo das mentorias e workshops é estimular o surgimento de startups ou contribuir com aquelas que já estão se formando na região da Serra Gaúcha por meio de temas cruciais para o crescimento, como validação, crescimento e gestão. Trata-se de uma ação de apoio ao desenvolvimento do ecossistema empreendedor local e regional.

“Ao longo de seis anos, a ACE já ajudou mais de 220 startups com um sucesso bem acima da média do mercado. Levar este conhecimento e metodologia para uma região com o potencial da Serra Gaúcha certamente terá um papel muito importante no desenvolvimento da economia local”, afirma Navarrete.

 

Encontros

O segundo encontro com as startups da região acontecerá no dia 23 de novembro, com horário e local a serem definidos. O tema ‘Mundo Exponencial’ tratará dos principais pensamentos que fazem do Vale do Silício a região mais inovadora do mundo e uma janela para o futuro. Serão apresentadas conceitos aprofundados de Lean Startup e um bate-papo com uma startup já acelerada da ACE para troca de experiências.

O terceiro encontro está previsto para acontecer no dia 14 de fevereiro e abordará ‘Crescimento’com foco no crescimento para ajudar os empreendedores a atentarem para aspectos mercadológicos e até mesmo de métodos ágeis. Serão abordados temas como máquina de vendas, canais de aquisição, growth hackng, customer sucess, marketing digital, inbound e outbound, dentre outros. Teremos diversos cases práticos das startups que mais crescem em ritmo acelerado no Brasil.

Por fim, o quarto encontro está agendado para 15 de março e tratará sobre ‘Gestão, pessoas e investimento’mirando o preparo da startup e dos empreendedores para receberem investimento, passando pelo processo de traçar a visão da startup, trabalhar com rotinas e sistema de gestão por meio de métricas bem definidas e mensuradas, recrutamento e seleção de pessoas, relacionamento com investidores e jornada de fundraising. Serão abordados temas que auxiliem a startup demonstrar tração e preparar toda base para captar recursos e conseguir alavancar o negócio.

 

Sobre ACE Cortex

ACE Cortex é o braço de inovação corporativa da ACE, responsável por auxiliar gigantes como Banco BTG Pactual, Basf, Gol e Natura a inovarem de forma mais eficiente e se converterem em organizações exponenciais. Nascida com a experiência de quem inova há anos e já ajudou dezenas de grandes empresas, a ACE Cortex atua nas áreas de conexão com startups, cultura e mindset e transformação e agilidade.

Foto: Rosangela Longhi

1º workshop Hélice - crédito Rosângela Longhi

Please follow and like us: