A nove meses do início de uma das maiores feiras do segmento do mundo, setor florestal já tem mais de 10 empresas confirmadas

 

A Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira (FIMMA Brasil) 2019, que acontece de 26 a 29 de março, está completamente estruturada e 50% comercializada. Nos 58 mil metros quadrados de área coberta destinados ao evento estão previstas uma série de novidades, entre elas a ampla área para a exposição do segmento florestal, devido a sua importância como fornecedor de madeira para móveis, com a fabricação de móveis, maciços e em MDF; para as indústrias da construção civil, principalmente na construção de casas de madeira; de biomassa, para o fornecimento sustentável de energia; e de papel e celulose.

Mais de 10 empresas do setor já confirmaram presença no espaço florestal na FIMMA Brasil 2019, o que permitirá reunir negócios ligados às atividades de insumos, matéria-prima para viveiros, plantio de mudas, colheita florestal, passando pelo transporte florestal, beneficiamento da madeira, produção de celulose, produção de chapas e painéis derivados da madeira, produção de embalagens e equipamentos. A quinta maior feira do mundo da área reunirá aproximadamente 360 expositores de mais de 30 países e 25 mil visitantes.

Henrique Tecchio, presidente da FIMMA Brasil 2019, aponta que a feira será uma excelente vitrine para exposição das marcas e um ambiente favorável para negócios já que centenas de empresários e profissionais passarão pelo evento. “Não há dúvida que a base florestal é o primeiro elo da cadeia produtiva de madeira e móveis e, dessa forma, a feira potencializará esse segmento com um espaço exclusivo e aproximando fabricantes e fornecedores do segmento com a indústria de máquinas e equipamentos para móveis”, aponta Tecchio.

O Brasil está entre os principais produtores de celulose, papel e painéis de madeira no mundo. De janeiro a novembro de 2017, as vendas para o mercado externo de celulose cresceram 3% na comparação com mesmo período em 2016, alcançando 12,1 milhões de toneladas. As exportações de painéis de madeira aumentaram 26,3%, atingindo 1,17 milhão de metros cúbicos e as vendas externas de papel ampliaram 0,9%, com mais de 1,9 milhão de toneladas.

Dados de 2017 do Sistema Nacional de Informações Florestais mostram que o Brasil é um país florestal com cerca de 58% do seu território coberto por florestas naturais e plantadas, o que representa a segunda maior área de florestas do mundo, atrás apenas da Rússia. São estimados 485,8 milhões de hectares de florestas nativas (FRA 2015) e 10 milhões de hectares de florestas plantadas (IBGE, 2017).

 

Segmento Florestal na FIMMA BRASIL - divulgação FIMMA Brasil

Please follow and like us: