Comunidades caxienses podem se candidatar de 11 a 25 de junho para sediarem aulas gratuitas

 

O yoga tem crescido consideravelmente em todo o Brasil, com milhões de praticantes. Pensando em expandir essa prática, que busca o equilíbrio entre corpo e mente, o Centro Satyadhara cria o projeto Yoga para Todos, que tem o objetivo de disseminar a prática nas comunidades carentes de Caxias do Sul.

Para dar início ao projeto, o Centro está com inscrições abertas para que as comunidades do município possam se inscrever e receber as aulas semanais. Para participar, basta entrar em contato por meio do telefone 3534.8867, agendar uma visita e aguardar o sorteio, que irá escolher a comunidade. “É importante que o pessoal que for se inscrever tenha um espaço, para no mínimo 20 pessoas, com estrutura básica para as aulas, que pode ser o salão comunitário, a escola do bairro ou algum espaço semelhante”, explica a diretora do Centro Satyadhara, Ranise Silveira.

As inscrições estarão abertas de 11 a 25 de junho, e no dia 26 de junho, será realizado o sorteio, na sede da União das Associações de Bairros de Caxias do Sul (UAB). O início das aulas iniciará na semana seguinte ao sorteio, conforme dia e horário combinados.

O projeto Yoga para Todos conta com recursos da Associação Satyadhara Equilíbrio Natural Ashram – SENA para manter aulas. “No momento, conseguimos realizar aulas duas vezes por semana, por três meses, em duas comunidades (uma vez por semana em cada local). Por isso, estamos buscando patrocínios e contribuições para ampliar a nossa abrangência e contratar mais professores”, salienta Ranise. Por este motivo, o Centro de Yoga precisará realizar um sorteio entre as comunidades inscritas para decidir qual iniciará o projeto.

 

Satyadhara Equilíbrio Natural Ashram – SENA

Para manter o projeto e realizar outras atividades, o Centro de Yoga Satyadhara criou a Associação Satyadhara Equilíbrio Natural, uma entidade sem fins lucrativos, para que seja possível propagar o yoga para as pessoas que não tem possibilidade de praticar a atividade. “Queremos deselitizar o yoga e nada melhor do que ter um retiro, onde possamos ter um local próprio para estudos, formação e desenvolvimento da prática”, explica Ranise.

A ideia da Associação é arrecadar fundos para desenvolver o yoga em comunidades e escolas carentes de Caxias do Sul. Para se associar, basta estar interessado em ajudar, preencher a ficha de inscrição no site www.satyadhara.com e escolher um plano de contribuição. O valor do plano básico é de R$ 30.

Com os valores arrecadados, o Centro pretende realizar projetos que divulguem o yoga, entre eles disponibilizar professores para aulas nas comunidades; oferecer curso gratuito de capacitação para professores da rede pública de ensino; e espaço para estágios, onde os profissionais formados pelo retiro possam atender a população de forma gratuita.

 

Sobre o Centro de Yoga Satyadhara

Há cinco anos, o Centro de Yoga Satyadhara iniciou um projeto com o objetivo de levar às pessoas a possibilidade de viver uma vida saudável e feliz. Nascia um pequeno studio de yoga com apenas uma pessoa e seu propósito. Logo depois, este lugar se transformou em uma escola, oferecendo também um programa de formação de professores de Yoga, entendendo que os benefícios da prática deveriam ser multiplicados para atingir o maior número de pessoas possível.

O Centro Satyadhara conta com duas unidades, localizadas nos bairros Exposição (matriz) e Santa Lúcia – com um espaço de atendimento no São Ciro-, e uma equipe de dez professores. Além de aulas regulares, a escola oferece formação de professores, retiros, cursos e workshops. Para estar apto à prática, o Centro é afiliado as instituições Yogalife International e The Yoga Institute, ambas da Índia, que propagam o yoga clássico, de maneira moderna e científica.

 

Foto: Ismael Gatelli

Yoga_Ismael Gatelli

Please follow and like us: