Cadernos na mão e muitas anotações. Assim, as 18 candidatas ao título de Soberanas da Festa Nacional da Uva iniciaram o sábado, 27 de janeiro. O primeiro passeio do pré-concurso pelo interior de Caxias e região teve aroma de uva e vinho e encantou as meninas. O roteiro Caminhos da Colônia iniciou na Vinícola Lovatel, quando elas tiveram uma palhinha do processo de produção de vinhos e receberam informações sobre a safra de uva e funcionamento da empresa.

Festa da Colheita Crédito: Leandro de Araújo/Foto Itália)

Festa da Colheita Crédito: Leandro de Araújo/Foto Itália)

A visita seguiu pela estrada de Santa Justina até o Casarão dos Veronese, onde as candidatas acompanharam a trajetória da família, além de conhecer as dependências que ainda preservam a história vivida no local. À tarde, as meninas foram recebidas pela Rainha da Fecouva, Evelyn Visentin Marzarotto, que apresentou o distrito de Otávio Rocha, com passagem pelo Museu Padre Alberto Lamonatto, praça e igreja do local. O passeio finalizou na Vinícola Galzaro, onde elas puderam conhecer os produtos.

“Um dos principais aspectos dessas visitas é conhecer a história da nossa região, a batalha diária dos imigrantes ao chegar no nosso Estado e todo entorno de Caxias, além de resgatar a importância e a pujança dos nossos distritos”, destaca a integrante da Comissão Social da Festa da Uva, Maria de Fátima Freire de Sá.

Abertura da Festa da Colheita
A 10ª Festa de Abertura da Colheita, que ocorreu no domingo, na comunidade de São Luiz da 9ª Légua, também contou com a presença das candidatas. Vestidas de vindimadoras, elas acompanharam a programação que incluiu missa na igreja da comunidade e colheita simbólica da uva na propriedade de Deoclécio Scopel. Após o almoço, as candidatas distribuíram uvas aos convidados.

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori; o prefeito de Caxias, Daniel Guerra; e o atual trio de Soberanas da Festa da Uva, Rafaelle Galiotto Furlan, Laura Denardi Fritz e Patrícia Piccoli Zanrosso, também acompanharam o evento.

Agenda pré-concurso
Segunda-feira, 29 de janeiro
Horário: 19h às 21h30min
Atividade: Palestra “História – Importância da Festa da Uva para Caxias, por que tudo começou?”, com o pesquisador Mário Alberto Tomazoni
Participantes: Candidatas
Local: Arquivo Histórico Municipal
Fechado

Quarta-feira, 31 de janeiro
Horário: 19h30mins às 21h
Atividade: Palestra “Etiqueta e comportamento”, com a cerimonialista Beth Fichtner
Participantes: Candidatas
Local: Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul – CIC
Fechado

Please follow and like us: