Foto: Vanessa Pedro

Foto: Vanessa Pedro

A cidade mais italiana do Brasil recebeu mais de 10 mil visitantes no primeiro final de semana da 5ª edição da FenaMassa, um dos maiores eventos gastronômicos de Rio Grande do Sul. Além da culinária típica, os visitantes prestigiaram shows e participaram de oficinas, brincadeiras e passeios pelos pontos turísticos do município.

O presidente do festival, Gustavo Giulian, faz avaliação positiva dos primeiros três dias do evento e comenta que 80% dos visitantes vieram de outras regiões do Estado. “A presença do turista foi muito forte. Podemos afirmar que 80% do público veio de outras regiões da Serra e do Estado, o que é muito gratificante para os nossos expositores, pois é uma oportunidade de mostrar o que a cidade oferece de melhor. Nossa avaliação é extremamente positiva e temos expectativa que o próximo final de semana seja ainda mais intenso.”

Entre as atrações do último sábado (11.11), ocorreu o tradicional concurso de tortéis. O vencedor da edição foi Francisco Tormena, que comeu 128 unidades em duas horas, e se tornou o novo recordista – o vencedor de 2015 havia comido 105.  Com uma estrutura de 4 mil m², distribuídos entre praça de alimentação, espaço do vinho, palcos para shows, espaço infantil, oficinas gastronômicas, projeto Mão na Massa, exposição de indústrias de massas, móveis e decoração, a programação da FenaMassa 2017 retorna na próxima quarta-feira (15.11) e encerra no domingo (19.11).

Na última edição, em 2015, os expositores alcançaram a marca de faturamento aproximadamente R$ 700 mil, gerando 150 empregos diretos e mais de 150 indiretos, durante o período do festival. Em quatro edições, estima-se que os expositores tenham movimentado aproximadamente R$ 2 milhões.

Abertura da FenaMassa

Na sexta-feira, dia 10 de novembro, o presidente da FenaMassa, Gustavo Giulian, acompanhado das Soberanas  Manoella Sandi, Ana Paula Borsoi e Bruna Bertoldo, deu início à 5ª edição do evento. Giulian ressaltou a importância da festa para valorização cultural e agradeceu o esforço de toda comunidade para fazer o evento acontecer. “Trabalhamos muito para chegar a este momento tão esperado. Graças ao apoio e trabalho de muitas mãos, hoje, celebramos a abertura da 5ª edição da FenaMassa. Manter viva esta festa significa manter viva a nossa cultura. Aqui, compartilhamos um pouco da nossa história e mostramos o quanto somos gratos e valorizamos as conquistas dos nossos antepassados”. A cerimônia foi prestigiada pela imprensa, representantes do comércio local e autoridades. Entre eles, Juarez Santinon, Prefeito, acompanhado da Secretária de Turismo, Dirce Brambatti Guzzo; Rogério Berti, presidente do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER); e o presidente da Câmara de Indústria e Comércio (CIC), Adriano Pedro Susin.

O 5° Festival Nacional da Massa – Fenamassa 2017 tem o financiamento do Governo do Estado – Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer – Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à cultura, numa realização da CIC Antônio Prado e Ministério da Cultura, Governo Federal, Ordem e Progresso, com patrocínio oficial Nordeste Alimentos e Ceran – Companhia Energética – Rio das Antas.

O que: FenaMassa 2017

Quando: de 15 a 19 de novembro

Onde: Centro Histórico de Antônio Prado/RS

Please follow and like us: