Agência Original

Agência Original

Dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) mostram que na estação mais fria, o consumo de vinho aumenta 50% em relação ao primeiro trimestre do ano. Para celebrar a união perfeita entre inverno e vinho, o Iguatemi Caxias realiza a 1ª Feira de Vinhos e Espumantes, que irá reunir 11 vinícolas nacionais e 14 internacionais.

Durante quatro dias, de 1° a 4 de junho, a Praça de Eventos se transforma no universo do vinho, com comercialização de rótulos, acessórios, workshops com enólogos e sommeliers, além da gastronomia e sugestões de harmonização. O grande diferencial da Feira está na venda de diferentes rótulos com preços promocionais, que proporciona mais acesso dos consumidores aos produtos e possibilita conhecer novos sabores.

As 11 vinícolas brasileiras participantes são Miolo, Salton, Pizzato, Perini, Casa Valduga, Família Bebber, Yoo Wines, Don Guerino, Monte Reale, Dal Pizzol e RAR. Entre as internacionais estão Luigi Bosca e Las Moras, da Argentina; De Martino, Caliterra e Terranoble, do Chile; Bodega Muñoz e Bodega Artero, da Espanha; Paul Mas e Arrogant Frog, da França; Rocca Delle e Cardeto, da Itália; Alves De Sousa, Quinta Dos Roques e Quinta da Plansel, de Portugal; além do stand de acessórios para vinhos Zwilling, da Alemanha.

Conhecimento e degustação
Na programação, a harmonização perfeita entre vinhos e queijos, com o chef Gabriel Lourenço; uma boa prosa e vinho, com o sommelier Lucas Albuquerque; a melhor escolha de taças, com o enólogo Pablo Aguiar, juiz internacional de vinhos Fisar, e a sommelier Tais Fabbro; vinhos e suas sensações, com a família Bebber; vinho e mulheres, com a sommelier Lilian Lima; e o malbec brasileiro, com o enólogo Bruno Motter. Na área gastronômica, o chef Teilor Valduga irá falar sobre os frutos do mar e sobremesas rápidas como mil folhas de morango e cheesecake.

A Feira irá funcionar na quinta-feira, das 19h às 22h; na sexta-feira e no sábado, das 12h às 22h; e no domingo, das 12h às 20h.  A 1ª Feira de Vinhos e Espumantes é parte integrante das programações da Semana Gastronômica do Iguatemi Caxias e do Dia do Vinho 2017, realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi-RS) e pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) – Região Uva e Vinho.

Programação
Quinta-feira – 1° de junho
19h – Prosa e vinho: Beba vinho, descomplique.
21h – Frutos do Mar: Miolo + Ftec (Teilor Valduga)

Sexta-feira – 2 de junho
17h – Harmonização de queijos e vinhos / Gabriel Lourenço, Sal a Gosto
18h30min – Prosa e Vinho: vinho bom é o que eu gosto, mas qual é meu vinho? / Sommelier Lucas Albuquerque, Yoo Boutique
19h45min – Terroir de Platina / Enólogo Andrei Bellé, Casa Valduga
20h45min – Com que taça eu vou? / Pablo Aguiar, Juiz internacional de vinhos Fisar e Tais Fabbro, Sommelier

Sábado – 3 de junho
14h – Sobremesas rápidas: Mil folhas de morango e Cheese Cake / Teilor Valduga
15h – Vinhos e suas sensações / Família Bebber
16h – Prosa e vinho: beba vinho, descomplique / Sommelier Lucas Albuquerque, Yoo Boutique
17h15min – As boas coisas da vida / Sommelier Julio Cesar Kunz
17h30min – Vinho e mulheres: A etiqueta na taça / Sommelier Lilian Lima
18h30min – Tendências do vinho / Sommelier Julio Cesar Kunz
19h45min – Com que taça eu vou? / Pablo Aguiar, Juiz internacional de vinhos Fisar e Tais Fabbro, Sommelier
20h45min – O Malbec brasileiro / Enólogo Bruno Motter, Don Guerino

Domingo – 4 de junho
15h Prosa e vinho: Beba vinho, descomplique.
16h – Prosa e vinho: Vinho bom é o que eu gosto
17h – Salton

Please follow and like us: