Fotos: Luís Henrique Bisol Ramon

Fotos: Luís Henrique Bisol Ramon

Caxias do Sul é a primeira cidade brasileira a dispor de um serviço inovador de transporte coletivo privado que se adequa às necessidades dos usuários. O Murbi (Mobilidade Urbana Inteligente) entra em operação dia 13 de fevereiro, com implementação piloto no Shopping Iguatemi Caxias.

O projeto já nasce grande. Idealizado pelo empresário de transporte Rodrigo Pierozan, conta inicialmente com seis empresas de transporte que atuam como operadoras do serviço: Pierozan, Giratur, Transfreitas, Tólebus, Cesar Tur e Magnitur, devidamente licenciadas e cadastradas na SMTTM (Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana do município).

São 300 veículos, parte da frota com equipamentos de acessibilidade para cadeirantes, e motoristas profissionais treinados e homologados para o atendimento pelo Murbi. Entre os benefícios, comodidade e conforto durante o trajeto, já que os passageiros só viajam sentados; segurança, pois as pessoas desembarcam em frente de suas residências e os carros são vistoriados regularmente pelo poder público para assegurar a perfeita condição de rodagem; rapidez, já que a rota é planejada conforme as necessidades do usuário e a definição de local de interesse, horário e demanda concentrada.

Rodrigo Pierozan, idealizador do projeto

Rodrigo Pierozan, idealizador do projeto

Outros pontos importantes são a sustentabilidade e a contribuição para a mobilidade urbana. Estudos mostram que para cada ônibus fretado há menos 19 carros de passeio na rua, ou seja, menos trânsito e redução das emissões de gases poluentes.

“Investir em mobilidade urbana garante mais qualidade de vida, aumenta a segurança e a produtividade das pessoas. O nosso negócio oferece um transporte coletivo de qualidade, diminuindo o fluxo de veículos das ruas, oportunizando escolhas para um deslocamento rápido e cômodo”, destaca Pierozan.

São parceiros do Murbi o Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul (Sindilojas) e a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e entre os desenvolvedores estão as empresas Mfischer Gestão de Marketing, Berra BPM, Elo Estratégico, Ubistart, Provver e FullSoft.

O cadastramento para testar e contratar o serviço Murbi estará ativo para trabalhadores do Shopping Iguatemi por meio da unidade móvel no local, a partir do próximo dia 6. Acompanhe o Murbi no Facebook: www.facebook.com/Murbi-984469951697045/

 

Please follow and like us: