Foto: Edson Pereira

Foto: Edson Pereira

A magia do Natal invade o Iguatemi Caxias neste mês de dezembro. Esquetes teatrais e músicas natalinas prometem encantar e emocionar o público no Especial de Natal, com atrações inéditas e gratuitas.

Esquetes teatrais

A partir desta quinta-feira, 1°, até o dia 24 de dezembro, o público da Serra Gaúcha vivencia o encantamento dessa data tão especial por meio de esquetes teatrais circenses que ocorrem em diversos horários.

A Cia Garagem de Teatro, liderada pelo artista Jânio Nunes, é a responsável por contar três histórias natalinas: A Bailarina Iris e o Palhaço Montanha, O Teste e o Sonho e O Espetáculo às Avessas. As esquetes inéditas serão representadas pelo quarteto Elisa Mendes, Paulo Macedo, Maicon Lionço e Jânio Nunes.

Os números teatrais giram em torno da história de um circo que, ao trocar de cidade usando trem para se locomover, se divide em dois grupos onde alguns artistas se perdem. A partir disso, buscam construir um novo espetáculo, um tanto atrapalhado. “A mensagem principal que a história conta é de que nem sempre a vida acontece da forma como planejamos, mas nem por isso podemos deixar de ter nossos sonhos, amar e, acima de tudo, buscar realizar nossos desejos e sermos felizes a partir da nossa história”, destaca Jânio Nunes.

As 79 apresentações previstas ocorrem de terça a sexta-feira, às 19h e 20h; e sábados e domingos, às 14h, 15h, 17h e 18h. Para que o público possa acompanhar todas as histórias, os artistas circularam pelo Shopping para convidar os consumidores para a magia do Natal.

O embalo do Natal
A Banda Marcial do Cristóvão de Mendoza é conhecida pelas tradicionais apresentações nos desfiles da Independência do Brasil, 7 de setembro. O que muitos não sabem é que a formação se apresenta frequentemente em várias cidades do Estado e possui 51 anos de história, sendo a banda mais antiga da cidade. Atualmente, o grande desafio é captar novos integrantes, especialmente jovens, tendo em vista a competitividade com a era digital. Nesse sentido, a estratégia do grupo para os próximos anos é dar maior visibilidade do seu trabalho para a comunidade de Caxias do Sul.

Par apresentar o esse trabalho especial, a Banda Marcial elaborou um Especial de Natal no Iguatemi Caxias, que ocorre nos dias 3 e 10 de dezembro, às 16 horas, no LifeStyle. A apresentação trará o encanto das músicas natalinas, terá duração aproximada de 45 minutos e entrada gratuita.

“Acreditamos que o shopping do futuro é um espaço voltado para convivência e socialização. A partir disso, a cultura torna-se um pilar importante para a execução desse novo posicionamento. O fazer e o admirar a arte são fatores importantes de integração social. Especialmente contos e músicas são veículos ideais para introduzir criança e família no contexto cultural” explica Bruna Fabris, responsável pelo marketing do Iguatemi Caxias.

Em 2014, o SESC realizou uma pesquisa intitulada como “Públicos de Cultura”. O foco principal foi investigar os hábitos e práticas culturais do brasileiro. Entre os números expressivos estava, por exemplo, que cerca de 28% dos entrevistados nunca foram ao teatro. “Acreditamos que podemos contribuir para a diversidade cultural da nossa região e fazer a nossa parte no desenvolvimento da cultura. Neste sentido, temos cada vez mais incorporado as nossas ações a nuance cultural e não apenas de entretenimento”, complementa.

Família unida pela música
Fundada em 1965, a Banda Marcial do Cristóvão conta atualmente com 35 músicos. Desses, apenas três são estudantes do colégio e os demais são ex-alunos que continuam a se apresentar. Jaqueline dos Reis é responsável pelas fardas e pelo pavilhão de bandeiras, o marido Daniel dos Reis é músico e toca bombardino e o filho Roberto, de 15 anos, toca trombone desde os nove anos. Uma família unida pela música e que busca incentivar novas gerações a acreditar nessa paixão.

“Temos alguns novos estudantes que estão aprendendo, mas ainda são poucos interessados. Nossas apresentações no Iguatemi serão uma vitrine para que possamos mostrar nosso trabalho para Caxias. A Banda realiza mais eventos fora da cidade e precisamos mostrar que somos uma banda muito além do 7 de setembro”, destaca a organizadora. Jaqueline explica ainda que a Banda Marcial do Cristóvão de Mendoza tem formação de orquestra, o que torna um diferencial para eventos.

Please follow and like us: