Foto: Gilmar Gomes

Foto: Gilmar Gomes

O ano de 1996 foi marcado por conquistas em Caxias do Sul. O município ganhava ares de centro urbano ao receber o primeiro e mais completo centro de compras da região. No dia 18 de novembro, o Iguatemi Caxias abria as portas para receber a comunidade da Serra Gaúcha. Marcas nacionais e internacionais, uma grande praça de alimentação, diversas salas de cinema, atrações imperdíveis para adultos e crianças e muitas experiências inéditas foram fazendo parte do cotidiano do caxiense.

Os dados do Iguatemi Caxias surpreendem: circulam pelo Shopping um número que soma duas vezes a população de Caxias; são mais de 140 operações que compõem um mix completo, sendo sete âncoras: Carrefour, Renner, GNC Cinemas, C&A, Riachuelo, Feira de Tapetes e Móveis Rústicos e Kalunga; sete megalojas: Paquetá Esportes, Magazine Luiza, Siberian & Crawford, Centauro, Fast Shop, Magic Games e Saraiva; amplo estacionamento com 2400 vagas e um dos maiores cinemas da região, com seis salas, incluindo tecnologia 3D. Nos Offices, os consumidores encontram oito operações entre Polícia Federal para emissão de passaportes, clínica odontológica, fisioterapia e Pilates, cartório, escritório de advocacia, escola de idiomas, curso pré-vestibular e laboratório de análises clínicas. O empreendimento possui mais de 70 mil metros de área construída e atende 24 municípios da Serra Gaúcha.

“O Iguatemi Caxias transformou Caxias do Sul. O empreendimento foi responsável por fomentar a economia da cidade, desenvolver o entorno, proporcionar experiências novas e únicas ao público, além de oferecer o que há de melhor em grifes nacionais e internacionais. O sucesso no Shopping nesses 20 anos se deve a sintonia entre empreendimento e anseios do público da Serra Gaúcha”, destaca a superintendente Stelamaris Parenza Arenhardt.

Nessas duas décadas, o Iguatemi Caxias proporciona ao público da Serra as melhores ações e serviços nos segmentos de gastronomia, entretenimento familiar e infantil, moda, conveniência, esporte, economia, envolvimento com a comunidade, cultural, ambiental e tecnológico. Paula Corso, fonoaudióloga e consultora de estilo, recorda: “meu programa favorito quando criança era ir ao shopping, comprar um MC Lanche Feliz e levá-lo para casa no tradicional saco de papel do McDonald’s. Me sentia nos Estados Unidos”. Ana Paula Dalmoro, educadora física, complementa: “Nunca vou esquecer o dia que o shopping abriu. Fui pela primeira vez na Renner e comprei um pijama que tenho guardado de recordação até hoje”.

Foto: Edson Pereira

Foto: Edson Pereira

Economia
Há 20 anos, o Iguatemi Caxias movimenta a economia do município e da região. Após a chegada do Shopping, inúmeras mudanças ocorreram no entorno e o desenvolvimento da região possibilitou a construção de novas moradias e estabelecimentos que hoje formam o bairro Villagio Iguatemi, nome dado em função do Shopping.  O bairro também se tornou polo hoteleiro, reunindo quatro hotéis de diferentes bandeiras no entorno e fortificando o turismo de negócios da cidade.

Além do desenvolvimento da região, o Iguatemi Caxias possibilitou empregar milhares de pessoas em diferentes setores. Atualmente, o Shopping conta com mais de 2200 funcionários diretos.

Expansão
A expansão foi inaugurada no dia 28 de abril de 2009. Com isso, o Shopping passou de 18 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL) para 30 mil metros quadrados – que, somados ao Hipermercado Carrefour, totalizam cerca de 42 mil metros quadrados de ABL, ou seja, dobrou de tamanho. A expansão foi assinada por um dos mais renomados arquitetos no Brasil, Aníbal Coutinho, da empresa CDC Arquitetos. Já a inspiração do LifeStyle veio de empreendimentos do Japão, Emirados Árabes (Dubai), Áustria, China, Inglaterra, Singapura, Holanda, Filipinas, Turquia, entre outros.

Moda
O Iguatemi Caxias respira moda e reúne um mix de marcas nacionais e internacionais que oferecem as principais tendências em moda feminina, masculina e infantil, em três fast fashion Renner, C&A e Riachuelo, além das exclusivas Brooksfield, Carmen Steffens, Centauro, Paquetá Esportes, Le Lis Blanc, Clube Melissa, Crawford, Dudalina, Enzo Milano, Lacoste, Lilica & Tigor, Loucos & Santos, Jorge Bischoff, Victor Hugo, Tommy Hilfiger, Siberian, Schutz, entre outras.

– 11 anos de Iguatemi Serra Fashion, maior evento de moda da Serra Gaúcha, que reuniu inúmeras celebridades como Malvino Salvador, Adriana Bombom, Ricardo Mansur, Jesus Luz, Felipe Titto, Daniel Rocha, Marco Antônio Gimenez, Cássio Reis e Daniel Bueno.
– Primeiras lojas de departamento: Renner, C&A e Riachuelo

Promoções
Tradicionais promoções em datas comemorativas, o Iguatemi Caxias já premiou clientes com apartamento, diversos carros 0km, viagens, vale-compras, eletrônicos, franquia, motocicleta, joia, passeios e jantares.

Ações de liquidações:
– Ponto Mix
– Black Friday
– Bazar de calçados e acessórios
– Feirão de eletro

Gastronomia
Polo de gastronomia da Serra Gaúcha, o Iguatemi reúne os melhores restaurantes de Caxias e quatro grandes bandeiras: Di Paolo (com dois restaurantes), Granpiacer, Puerto Del Toro e Dakota. Além disso, o Shopping conta com mais 12 operações de fast food.

A Praça de Alimentação é o espaço ideal para dividir momentos especiais e saborear o que há de melhorar na culinária. Com a revitalização do espaço, em dezembro de 2012, os consumidores passaram a contar com 745 lugares e mobiliário moderno.

Curiosidades:
– Primeira loja do McDonald’s em Caxias do Sul
– Primeiro hipermercado da cidade: Carrefour

Eventos inéditos na Serra Gaúcha relacionados à gastronomia
– Temporada de Inverno Destemperados
– Iguatemi Caxias Food Festival
– Semana Gastronômica

Entretenimento infantil e familiar
O público recebe atenção especial e merece as melhores atrações para diversão e entretenimento. O Shopping é referência no Rio Grande do Sul em proporcionar experiências únicas.

Um dos momentos mais esperados do ano, o Natal do Iguatemi Caxias já virou referência na Serra Gaúcha. São 20 anos de decorações surpreendentes e diferentes, que encantam crianças e adultos. Além disso, a chegada do Bom Velhinho, que está no Shopping há 15 anos, emociona o público.

Eventos:
– Peppa Pig – parque inédito no Rio Grande do Sul
– Galinha Pintadinha – parque inédito no Rio Grande do Sul
– Parque Angry Birds – inédito no Rio Grande do Sul
– Piscina de bolinhas com mais de 700 mil bolinhas e inédito na Serra Gaúcha
– Primeiro cinema 3D
– O mundo encantado do Peter Pan
– Vila do Marinheiro Popeye
– Navio Pirata
– T.Rex
– Circo Tihany
– Jump Park
– Barbie

Cultura

Promover a cultura é fundamental para o desenvolvimento do cidadão e o Iguatemi promove eventos que reúnem diferentes faixas etárias e proporcionam a interação.  Além de programação nacional, o Shopping valoriza a cultura local com apresentações e exposições que demonstram o talento dos caxienses.

– Pocket shows: Tico Santa Cruz, Nasi, Gabriel Valim
– Sessão de autógrafos: Kleiton & Kledir, Laurentino Gomes, Mario Queiroz, Humberto Gessinger, Juliano Cazarré, Alice Salazar, Yeda Crusiu, Lucas Silveira
– Shows: Ivete Sangalo, Sandy & Junior, Padre Alessandro Campos, Guri de Uruguaiana
– Stand Up: Duda Garbi
– 3D – No dia 24 de julho de 2010, o GNC cinemas realizou a primeira sessão 3D na Serra Gaúcha, com a exibição do filme Toy Story 3
– CineMaterna – único Shopping da Serra Gaúcha a receber o projeto

Conveniência e serviços
Além de compras e entretenimento, o Iguatemi Caxias reúne os principais serviços para que o consumidor tenha a tranquilidade e comodidade de encontrar tudo em um só lugar.

– Offices: Polícia Federal, We Study, Unificado, Facialis Clínica Odontológica, Resolv Vistos, Global América, Hemoanálises, Pilates e Martinelli Advogados.
– Lavagem de carros a seco
– Movimento Pet friendly: Shopping amigo dos animais
– Posto de combustível
– Bancos
– Lotérica
– Agência de viagem
– Fraldário
– Salão de beleza

Esporte

Que tal usufruir do amplo espaço do Shopping para a prática de esporte? Foi pensando nisso que o Iguatemi Caxias abriu as portas do empreendimento para sediar diferentes ações que movimentam a cidade e possibilitam integração entre as pessoas, bem-estar e saúde.

Eventos:
– Mahamudra: ação inédita no Rio Grande do Sul
– Rústica Solidária
– Corridinha Mão Amiga
– Circuito Sesc
– Corrida Unimed
– Treino Girardi & Elas
– 2012 e 2014: Simultâneas de Xadrez com a enxadrista GM Judit Polgar, e o melhor enxadrista do mundo, Magnus Carlsen, respectivamente.

Tecnologia
Um Shopping antenado às principais tendências, o Iguatemi é o lugar ideal para se conectar e ficar por dentro do que rola no mundo tecnológico. Atualmente, das mais de 140 lojas do Shopping, 16 comercializam celulares, smartphones, tablets, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, entre outros. O mix completo possibilita que o consumidor encontre as principais novidades em lojas como Samsung, Vivo, Claro, Imaginarium, iPlace, OR Games, Commcenter, Colombo, Magazine Luiza, Mistertech, Ponto Frio, Multisom (duas unidades), Polishop, Fastshop, Motorola e Saraiva.

Além de produtos diferenciados, os consumidores tem a disposição canais que facilitam o contato com a administração e os serviços oferecidos.

– Aplicativo Iguatemi
– Whatsapp
-Site
– Redes Sociais: facebook, instagram e snapchat
– Iplace e Samsung: recebem em primeira mão os principais aparelhos e tecnologias
– Samsung: maior loja do Brasil e primeira da marca no Rio Grande do Sul

Envolvimento com a comunidade
O Iguatemi Caxias está sempre de portas abertas para receber e oferecer o que há de melhor para o público. Além de compras, entretenimento e gastronomia, nesses 20 anos o empreendimento recebeu inúmeras ações, que beneficiaram milhares de crianças e pessoas e proporcionaram um maior envolvimento do Shopping com a comunidade.

Ações:
– Árvore Solidária – há quatro anos o Iguatemi Caxias realiza a ação social que recebe cerca de 700 brinquedos que são distribuídos para entidades assistenciais de Caxias e região.
– Campanha de brinquedos do Dia das Crianças – O Iguatemi participa desde 2012 da Campanha Entre Nessa Brincadeira, em parceria com a Disney, onde os consumidores podem doar brinquedos em boas condições para doação a entidades carentes do município.
– Outubro Rosa – Essa causa nobre é tema anual de ações realizadas no Shopping. Neste ano, o Centro de Auxílio às Pessoas com Câncer (CAPC) preparou um desfile para resgatar a autoestima e devolver o amor pela vida às mulheres com câncer.
– Aleitamento Materno – ações de conscientização da importância do aleitamento materno são realizadas e nesse ano o Shopping foi palco de um “mamaço” coletivo, organizado em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde.
– Corridinha Mão Amiga – ação que já é desenvolvido há dois anos e que possibilita arrecadar fundos para a entidade, além da prática de exercícios físicos para os pequenos.

Meio Ambiente
Empregando os mais modernos conceitos e tecnologias de sustentabilidade, o Iguatemi garante impacto ambiental mínimo na região e ainda se transforma em uma importante referência de coleta seletiva para a comunidade.

Ações:
– Programa de Eficiência Energética – Em parceria com a RGE, o Shopping desenvolveu o programa que tem como foco o consumo inteligente da eletricidade, evitando o desperdício e tornando o prédio mais confiável, com equipamentos mais modernos e que obedecem rígidas normas técnicas. Com isso, o Shopping padronizou as áreas de convivência com o uso de lâmpadas com tecnologia LED. No total, foram substituídas 4001 lâmpadas em todo complexo.
– Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) – cuidar do meio ambiente é fundamental. Por isso, o Iguatemi Caxias construiu uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para cuidar dos efluentes produzidos no Shopping. Assim, o equipamento remove os poluentes presentes no esgoto e devolve ao ambiente a água livre de contaminantes.
– Central de resíduos – o Iguatemi Caxias realiza a separação do lixo orgânico e seletivo para a distribuição correta dos resíduos. O material seletivo é entregue a uma cooperativa da cidade que possui recicladores cadastrados de acordo com as leis trabalhistas e de proteção. O material orgânico é recolhido pela Codeca e destinado para os locais apropriados.

Please follow and like us: