Fotos: Edson Pereira

Fotos: Edson Pereira

Já são 25 anos de trajetória permeados pela tecnologia. Julio Soares passou da era analógica para a digital de forma tranquila, mas sempre nutriu uma paixão especial pelos laboratórios de revelação, onde tudo começou. Para relembrar à época em que trabalhou com talento o filme fotográfico, a exposição Passagens traz um laboratório de revelação para a Galeria de Arte Gerd Bornheim da Casa da Cultura.

Na tenda, os visitantes fazem uma viagem aos primórdios da fotografia e conferem de perto materiais e técnicas que eram utilizados para dar vida os negativos. “O processo analógico é a matriz do pensamento e da produção fotográfica em todos os tempos. Esta técnica deve o seu surgimento à descoberta e ao desenvolvimento dos materiais sensíveis, capazes de reterem a luz, como os filmes e papéis fotográficos, bem como dos processos químicos usados para seu processamento”, explica a curadora da mostra, Liliane Giordano.

laboratorioA exposição Passagens registrou mais de 500 visitantes na primeira semana, um dos maiores públicos da galeria. “Esse número representa a importância e a curiosidade que está despertando nos amantes da história e da arte”, frisa Julio Soares.

Além do laboratório, os visitantes da exposição conferem até o próximo sábado, 27 de agosto, imagens que retratam o trabalho de Julio Soares, além de viagens realizadas por ele. A mostra segue em cartaz de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 10h às 16h. O projeto Passagens tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com apoio cultural da Agrale e Metadados.

Doação ao Arquivo Histórico Municipal
Julio Soares possui um acervo de mais de 2,5 milhões de imagens digitais e em torno de 150 mil chapas de negativos. Inúmeras dessas fotografias fazem parte de momentos histórico-culturais de Caxias do Sul. Por este motivo, o fotógrafo irá doar o acervo digitalizado presente na exposição para o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.

“Tenho parte da história de Caxias do Sul contada em imagens e quero que elas fiquem disponíveis para as pessoas que consultam o acervo do  Arquivo Histórico. Fico imensamente feliz de saber que minhas fotos serão base para pesquisas sobre a nossa cidade”, conta Julio Soares.

A cerimônia oficial de entrega do acervo ocorre nesta sexta-feira, 26 de agosto, a partir das 18h, na Galeria de Arte Gerd Bornheim, na Casa da Cultura.

Sobre Julio Soares
Fotógrafo e proprietário da Objetiva Fotografias, Julio Soares atua em diferentes segmentos. Durante os 25 anos de trajetória profissional, esteve presente em momentos importantes da história do município e região como a chegada do gás em Caxias; inauguração da Rota do Sol; visitas de presidentes da República como Dilma Rousseff; Lula e Fernando Henrique Cardoso; abertura de pontos de comércios importantes; Festa da Uva, onde teve suas imagens publicadas em dez cartazes de divulgação da festa; e atua há 24 anos como fotógrafo oficial da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC).

Julio Soares foi o precursor no mundo digital em Caxias do Sul, sendo um dos primeiros a ingressar na plataforma com site e banco de imagens próprio. Há dois anos é docente convidado do curso de Fotografia da UCS e segue em constante desenvolvimento, com pesquisas de tendências, viagens e cursos de especialização. Atualmente, suas fotos percorrem o mundo contando a história e o desenvolvimento de Caxias do Sul e região.

Ficha Técnica
Exposição Passagens, por Julio Soares
Curadoria: Liliane Giordano
Produção Cultural: Caliandra Troian
Financiamento: Lei de Incentivo à Cultura – Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul
Apoio Cultural: Agrale e Metadados

Please follow and like us: