FSG agora é Centro Universitário da Serra Gaúcha | Foto: Marco Zeminhani

FSG agora é Centro Universitário da Serra Gaúcha | Foto: Marco Zeminhani

O Ministério da Educação homologou o parecer do Conselho Nacional de Educação, que autoriza a FSG a atuar oficialmente como o Centro Universitário da Serra Gaúcha. A portaria de credenciamento foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 19 de agosto. A principal mudança é a elevação da categoria acadêmica da instituição, que passa a ter autonomia na abertura de novos cursos, status universitário e avanços em programas de ensino, pesquisa e extensão.

Desde a abertura da faculdade, em 1999, a FSG atua com programas acadêmicos que evidenciam seu cunho universitário. O processo de transformação oficial iniciou perante ao Ministério da Educação em março de 2013 e foi validado por meio de comprovação de documentos, visitas in loco e entrevistas com funcionários, professores e estudantes. A avaliação realizada por uma Comissão do Ministério da Educação foi distribuída em cinco eixos: Desenvolvimento Institucional, Infraestrutura Física, Políticas de Gestão, Políticas Acadêmicas e Planejamento Institucional. A FSG recebeu notas máximas em grande parte dos 120 itens avaliados.

Com a transformação da FSG em Centro Universitário, o professor Adriano Pistore passa a atuar como Reitor da instituição. O professor Fábio Dall Alba passa a ser denominado Vice-Reitor e a professora Delzimar da Costa Lima, Pró-Reitora Acadêmica.

Para o Reitor Adriano Pistore, o reconhecimento comprova a qualidade dos serviços prestados pela instituição desde a sua fundação. “Pela excelência que atuamos, na prática já cumpríamos todos os papéis de um Centro Universitário. Desta forma, esse credenciamento vem para formalizar algo que já estamos fazendo ao longo desses anos”, destaca. Pistore também frisa que este novo passo da FSG é fruto de todos que atuam ou atuaram pela instituição. “São mais de 16 anos de um trabalho como faculdade, construído com integridade e alta qualidade nos serviços. Para os alunos, um novo conceito de ensino e um status que agregará mais valor aos seus currículos acadêmicos. Para a comunidade, mais uma oportunidade de investir em seus objetivos e sonhos.”

Conforme seu planejamento institucional, a FSG já projeta a abertura imediata de pelo menos oito novos Cursos de Graduação, somando mil vagas. Também estão previstos novos programas de Pós-Graduações, inclusive Mestrado e Doutorado. Além disso, ainda para 2017, a FSG irá investir na ampliação do seu Campus Sede. Serão mais 3 mil m² de área em salas de aula e laboratórios.

A FSG
Com sede em Caxias do Sul, a FSG atua na área do Ensino Superior desde 1999. Foi a primeira faculdade privada a entrar em funcionamento no Rio Grande do Sul. A instituição possui aproximadamente 8 mil estudantes e 600 funcionários, entre professores e técnicos-administrativos. A comunidade acadêmica conta com uma infraestrutura de 200 salas de aula, 80 laboratórios, 100 consultórios, bibliotecas, auditórios e complexos esportivo e de saúde.

Atualmente, oferece mais de 100 Cursos de Graduação e Pós-graduação em todas as áreas do conhecimento, além de dezenas de Cursos de Extensão. Além disso, possui mais de 50 programas e projetos de envolvimento com a comunidade regional.

Please follow and like us: