Fotos esquecidas (Crédito: Julio Soares)

Fotos esquecidas (Crédito: Julio Soares)

Julio Soares realizou milhões de cliques em 25 anos de carreira. Essas imagens fazem parte da vida das pessoas e estão em estantes, quadros, álbuns, catálogos, outdoors, maso fotógrafo também possui um arquivo de fotografias esquecidas. São registros de eventos sociais, formaturas, casamentos e outras ocasiões, revelados e que foram deixados no estúdio do profissional. Na exposição Passagens, as pessoas terão a oportunidade de resgatar a história e levar para casa uma recordação.

“Vamos deixar essas imagens em uma caixa e quem se reconhecer ou conhecer alguém nas fotografias pode levar para casa, sem custo nenhum”, conta Julio.

Julio Soares comemora as bodas de prata profissional com a exposição Passagens e também com o número recorde de visitas na primeira semana de mostra. Desde a abertura, no dia 4 de agosto, cerca de 500 pessoas visitaram a Galeria de Arte Gerd Bornheim da Casa da Cultura para conhecer a trajetória do fotógrafo caxiense.

Vernissage da Exposição Passagens (Crédito: Edson Pereira)

Vernissage da Exposição Passagens (Crédito: Edson Pereira)

“É com imensa alegria que contabilizo esses números, pois demonstra que minha arte desperta o interesse em centenas de pessoas. Preparamos essa exposição para que todos tenham uma pequena ideia do cotidiano de um fotógrafo e acredito que estamos conseguindo transmitir essa paixão através das imagens”, frisa Julio Soares.

Passagens conta com 25 imagens de celular registradas em viagens realizadas pelo fotógrafo, que estão dispostas nas paredes da Galeria; um laboratório de revelação de fotografias analógicas, com técnicas e materiais; cinco caixas de luz, estilo luminárias, que dispostas em módulos apresentam imagens; 35 quadros com trabalhos desenvolvidos sob encomenda; dois fotolivros e imagens soltas para manuseio.

A mostra segue em cartaz até o dia 27 de agosto, na Galeria de Arte Gerd Bornheim – Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 10h às 16h. O projeto Passagens tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com apoio cultural da Agrale e Metadados.

Sobre Julio Soares
Fotógrafo e proprietário da Objetiva Fotografias, Julio Soares atua em diferentes segmentos. Durante os 25 anos de trajetória profissional, esteve presente em momentos importantes da história do município e região como a chegada do gás em Caxias; inauguração da Rota do Sol; visitas de presidentes da República como Dilma Rousseff; Lula e Fernando Henrique Cardoso; abertura de pontos de comércios importantes; Festa da Uva, onde teve suas imagens publicadas em dez cartazes de divulgação da festa; e atua há 24 anos como fotógrafo oficial da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC).

Julio Soares foi o precursor no mundo digital em Caxias do Sul, sendo um dos primeiros a ingressar na plataforma com site e banco de imagens próprio. Há dois anos é docente convidado do curso de Fotografia da UCS e segue em constante desenvolvimento, com pesquisas de tendências, viagens e cursos de especialização. Atualmente, suas fotos percorrem o mundo contando a história e o desenvolvimento de Caxias do Sul e região.

Ficha Técnica
Exposição Passagens, por Julio Soares
Curadoria: Liliane Giordano
Produção Cultural: Caliandra Troian
Financiamento: Lei de Incentivo à Cultura – Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul
Apoio Cultural: Agrale e Metadados

Please follow and like us: