siteA história de Caxias do Sul e região contada através da fotografia. Essa é a experiência que os alunos das escolas municipais, estaduais e particulares terão ao visitar a exposição Passagens, do fotógrafo Julio Soares. Os agendamentos para as instituições podem ser feitos por meio do telefone (54) 3215.4307, na Galeria de Arte Gerd Bornhein da Casa da Cultura. Por orientação, as visitas podem ser feitas por grupos de até 30 pessoas.

“Nosso objetivo ao convidar as escolas é dividir o conhecimento e a cultura da nossa cidade e região”, explica Julio Soares.

Na mostra, os estudantes poderão conhecer de perto a carreira do fotógrafo caxiense, em uma instalação multilinguagens, que conduz o visitante a uma viagem por meio de imagens. Entre as 500 imagens que compõem a exposição, fotografias feitas em viagens ou trabalhos desenvolvidos para empresas, entidades e clientes.

Na tenda que reproduz um laboratório fotográfico, os alunos conhecerão o processo de revelação das fotografias e a técnica para fazer uma foto em preto e branco. A mostra permite ainda viajar por inúmeras partes do mundo através de imagens que retratam o cotidiano e a beleza de vários continentes. Um mediador irá recepcionar e orientar o público na Galeria.

A mostra permanece em cartaz no espaço Galeria de Arte Gerd Bornhein da Casa da Cultura até o dia 27 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 10h às 16h. O projeto Passagens tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com apoio cultural da Agrale e Metadados.

Sobre Julio Soares
Fotógrafo e proprietário da Objetiva Fotografias, Julio Soares atua em diferentes segmentos. Durante os 25 anos de trajetória profissional, esteve presente em momentos importantes da história do município e região como a chegada do gás em Caxias; inauguração da Rota do Sol; visitas de presidentes da República como Dilma Rousseff; Lula e Fernando Henrique Cardoso; abertura de pontos de comércios importantes; Festa da Uva, onde teve suas imagens publicadas em dez cartazes de divulgação da festa; e atua há 24 anos como fotógrafo oficial da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC).

Julio Soares foi o precursor no mundo digital em Caxias do Sul, sendo um dos primeiros a ingressar na plataforma com site e banco de imagens próprio. Há dois anos é docente convidado do curso de Fotografia da UCS e segue em constante desenvolvimento, com pesquisas de tendências, viagens e cursos de especialização. Atualmente, suas fotos percorrem o mundo contando a história e o desenvolvimento de Caxias do Sul e região.

Ficha Técnica
Exposição Passagens, por Julio Soares
Curadoria: Liliane Giordano
Produção Cultural: Caliandra Troian
Financiamento: Lei de Incentivo à Cultura – Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul
Apoio Cultural: Agrale e Metadados

Please follow and like us: