Fotos: Julio Soares/Objetiva

Fotos: Julio Soares/Objetiva

Momentos registrados pelas lentes de uma câmera fotográfica e que ganham vida a cada olhar. Com 25 anos de profissão, Julio Soares é um observador nato. Em seu acervo armazena mais de 2,5 milhões de imagens digitais e em torno de 150 mil chapas de negativos. Números traduzidos em instantes, conquistas e histórias e que farão parte da exposição Passagens, que celebra as bodas de prata do fotógrafo. A partir de 4 de agosto, cerca de 500 fotos do acervo contarão a trajetória profissional de Julio Soares.

A exposição, que será realizada na Galeria de Arte Gerd Bornhein da Casa da Cultura e é composta por cinco elementos em uma instalação multilinguagens, irá conduzir o visitante a uma viagem por meio de imagens. O início do passeio acontece em um universo diferente do vivenciado por Julio Soares no dia-a-dia, com 25 fotos de celular registradas em viagens pessoais e que mostram momentos que não estão armazenados em negativos.

Após ser guiado por um caminho que apresenta o olhar descompromissado do fotógrafo, o espectador irá conhecer o trabalho do profissional, por meio de registros desenvolvidos sob encomenda para clientes durante este período.

Em sua trajetória, Julio Soares registrou importantes momentos histórico-culturais de Caxias do Sul. Na mostra, os visitantes poderão conhecer um laboratório de revelação de fotografias analógicas e conferir uma projeção com cliques que representam esse rumo traçado por ele. Cinco caixas de luz, estilo luminárias, estarão dispostas em módulos e também terão fotografias. A exposição conta ainda com 35 quadros, dois fotolivros e imagens soltas para manuseio.

foto“A exposição surgiu pela recomendação de amigos, pois nunca havia pensado em apresentar o meu trabalho em uma mostra. A fotografia possibilita construir a história de outras pessoas por meio das imagens e ao olhar meu acervo percebi o legado que estou deixando para Caxias do Sul e para quem pude registrar os momentos ou produtos. Assim, faço a minha história registrando a história dos outros”, destaca Julio Soares.

Entre os diferenciais da exposição está a permanência de um mediador que irá recepcionar e orientar o público na Galeria. “As imagens do Julio contam uma história de Caxias do Sul dentro de um contexto maior da sociedade, com um trabalho muito importante para a constituição de um banco de imagens para a cidade, em função da atuação em entidades, associações e grandes empresas, além de eventos como Festa da Uva e carnaval em clubes”, destaca a curadora da mostra, Liliane Giordano.

A vernissage da exposição Passagens ocorre no dia 4 de agosto, a partir das 19h30min, na Galeria de Arte Gerd Bornhein – Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima. A mostra estará em cartaz de 5 a 27 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 10h às 16h. O projeto Passagens tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com apoio cultural da Agrale e Metadados.

Sobre Julio Soares
Fotógrafo e proprietário da Objetiva Fotografias, Julio Soares atua em diferentes segmentos. Durante os 25 anos de trajetória profissional, esteve presente em momentos importantes da história do município e região como a chegada do gás em Caxias; inauguração da Rota do Sol; visitas de presidentes da República como Dilma Rousseff; Lula e Fernando Henrique Cardoso; abertura de pontos de comércios importantes; Festa da Uva, onde teve suas imagens publicadas em dez cartazes de divulgação da festa; e atua há 24 anos como fotógrafo oficial da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC).

Julio Soares foi o precursor no mundo digital em Caxias do Sul, sendo um dos primeiros a ingressar na plataforma com site e banco de imagens próprio. Há dois anos é docente convidado do curso de Fotografia da UCS e segue em constante desenvolvimento, com pesquisas de tendências, viagens e cursos de especialização. Atualmente, suas fotos percorrem o mundo contando a história e o desenvolvimento de Caxias do Sul e região.

Ficha Técnica
Exposição Passagens, por Julio Soares
Curadoria: Liliane Giordano
Produção Cultural: Caliandra Troian
Financiamento: Lei de Incentivo à Cultura – Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul
Apoio Cultural: Agrale e Metadados

Please follow and like us: