Fotos: Edson Pereira

Fotos: Edson Pereira

Uma casa encantada que conta um pouquinho do dia a dia de um personagem que mexe com o imaginário de crianças e adultos. A casa do Papai Noel, no Iguatemi Caxias, tem atraído centenas de curiosos que querem conhecer cada detalhe mágico dessa residência tão famosa.

Quem passeia pela casa não imagina o trabalho realizado para que ela ficasse pronta a tempo da chegada do Bom Velhinho em seu trenó. Uma equipe de 40 profissionais entre marceneiros, artistas plásticos, artesãos, pintores, serralheiros, arquiteta, diretores de arte e criação, carregadores e eletrotécnicos, trabalhou por dois meses para criar um projeto inédito para o Iguatemi Caxias. “O ineditismo é a premissa do nosso trabalho. Buscamos contar a história de como vive o Papai Noel por meio de um processo artesanal criativo, com base em descoberta e experimentação de novas técnicas”, explica o diretor artístico da Dart’Multiarte, Rodrigo Cadorin.

A concepção arquitetônica da casa do Papai Noel foi baseada em um estilo rústico vitoriano, com menções renascentistas percebidas nos arabescos e lustres que compõem o mall, além do estilo estético dos photocalls, ilhas decoradas. Para dar veracidade e realismo à decoração, os profissionais utilizaram texturas e tintas para a técnica de envelhecimento. “A decoração é nossa visão de como o Papai Noel vive em seu ambiente e o imaginamos morando em uma casa em funcionamento desde 1830, época das vilas vitorianas europeias”, frisa Cadorin.

O projeto da Casa do Papai Noel do Shopping foi criado pela equipe responsável pelo Natal Luz de Gramado e Sonho de Natal de Canela.

Decoração_Edson Pereira (8)Paisagismo natural
Entre as novidades da decoração do Iguatemi Caxias estão as folhas naturais preservadas, que compõem todos os elementos do paisagismo. Ainda vivas, as plantas passam por um processo de preservação e, posteriormente, são tingidas nas tonalidades que o projeto contempla. Uma grande variedade de espécies faz parte do cenário, como topiarias com hortênsias, ciprestes e folhas de pinheiro canadense. A técnica aplicada à folhagem não prejudica o meio ambiente.

Casa do Papai Noel
No térreo, o público vivencia uma experiência única ao conhecer a cozinha, o escritório e a sala do Papai Noel. Ao passear pela residência, os consumidores têm a sensação de aconchego e conforto e conferem de perto as peculiaridades dessa casa tão famosa. Os espaços são mobiliados com fogão, mesa, cadeiras, cristaleira, lareira, poltrona, mesinhas, estante de livros, aparador, um pinheiro de Natal, e mais de 400 objetos de decoração como quadros, luzes, caixas, livros, bolas, guirlandas, castiçais, bandejas com docinhos, toalhas, brinquedos, cortinas e enfeites de Natal.

No piso superior, o público conhece o dormitório, cantinho especial da casa que reserva muitas peculiaridades sobre o Bom Velhinho. O espaço é decorado com cama, mesas de cabeceira, baú, cortinas, colcha, travesseiros, tapetes, quadros, espelho e objetos de decoração. As paredes da residência são forradas com tecidos em composée com estilo clássico natalino. A varanda, espaço onde o Papai Noel aproveita para descansar, é decorada com cadeiras e elementos que combinam com o estilo do jardim. Paredes vazadas possibilitam a visualização do interior.

Os visitantes também são surpreendidos por ajudantes do Papai Noel. Os monitores são responsáveis pela visita guiada e ajudam a criar um cenário mágico que percorre todos os cômodos, auxiliando a contar a história do Bom Velhinho. A inovação propicia o realismo e fascina as crianças que passam pelo local.

Decoração_Edson Pereira (9)Carrossel
Um carrossel garante a diversão da garotada. O brinquedo, com capacidade de oito lugares, é composto por trenós e renas e aceita crianças de até 1,20 metro de altura.

Papai Noel
Para que os pequenos possam entregar a cartinha ao Bom Velhinho e ainda tirar uma foto com ele, o Iguatemi Caxias preparou horários especiais: de segunda a sexta-feira, das 14h às 22h; aos sábados, das 12h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h.

Números da decoração
– 40 profissionais trabalharam durante dois meses para criar e construir a decoração;
– 2500 telhas aplicadas na cenografia;
– Mais de 200 bolas de Natal e estrelas, feitas manualmente, desde a forma até a aplicação de textura e tinta;
– Cerca de 150 arabescos e lustres em topiaria e madeira, coloridos e de diferentes tamanhos;
– 110 metros de tecidos em várias padronagens para forração de paredes;
– Mais de 400 objetos decorativos, como livros, louças, brinquedos e utensílios diversos;
– Árvore de Natal com 10 metros de altura e 6 de diâmetro;
– O carrossel conta com aproximadamente 3 metros de altura e 4 de diâmetro, e tem capacidade para oito crianças;
– Três photocalls, ilhas decoradas, para os consumidores tirar foto e interagir com a decoração.

Please follow and like us: