Com o projeto de uma escola mais sustentável, os arquitetos caxienses Giovana Santini, Leonardo Giovenardi, Taísa Festugato, Greice Portal e Matias Vazquez, com a participação do acadêmico de arquitetura Felipe Mazzoti, conquistaram no Euro-ELECS 2015, em Portugal, a Menção Honrosa no Concurso Latino-Americano e Europeu de Ideias de Projeto para um Ambiente Construído Mais Sustentável. O projeto, que levou seis meses para ser desenvolvido, buscou referências em escolas ao redor do mundo, baseando-se nos mais amplos conceitos de arquitetura sustentável.

U_Matias Revello Vazquez

Imagem: Matias Revello Vazquez

O Euro-ELECS 2015 é a primeira conferência Latino-americana e Europeia sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis, considerada uma evolução de várias conferências anteriores, ELECS (Encontro Latino-americano sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis), que tiveram início em 1997 e que se realizaram bianualmente desde 2001 no Brasil.

Já o concurso tem por objetivo promover e incentivar a incorporação de produtos, processos e técnicas sustentáveis, considerando o conceito em toda a sua abrangência, na produção do ambiente construído por meio de um concurso de ideias de projeto. Com ele, busca-se incentivar soluções que considerem a necessidade urgente de reverter os impactos – sociais, econômicos e ambientais – ocorrentes na construção civil em geral, de forma a qualificar continuamente o ambiente construído, em particular, e o meio ambiente, em sua totalidade.

“Esse prêmio demonstra a capacidade técnica dos nossos arquitetos para projetar escolas que serão melhores não só para o meio ambiente, mas, principalmente, para o conforto, bem-estar e aprendizagem das crianças. Estamos muito felizes em trazer para a Serra Gaúcha mais essa qualificação”, conclui a arquiteta Greice Portal.

Please follow and like us: