Peru, Colômbia e México estão no foco das exportações da Artali Indústria Metalúrgica, de Caxias do Sul (RS) para 2019. Com a reestruturação da marca, a intenção para os próximos três anos é de que 20% do faturamento esteja ligado ao mercado externo.
E a nova investida começou pelo Peru, país onde a Artali já possui clientes no segmento de componentes para montadoras de ônibus e sistemas de abrir e fechar portas. De acordo com o diretor geral da Artali, Clodoaldo Fonseca, as visitas foram muito positivas, abrindo caminhos, inclusive, para novos negócios. “Estamos iniciando um novo momento, em que queremos contribuir de forma mais efetiva no desenvolvimento de produtos para nossos parceiros. No caso do Peru, o foco está no segmento de montadoras tanto urbano quanto rodoviário”, ressalta.
No mercado interno, a Artali conta com uma cartela de clientes de peso, como Marcopolo, Volare, Mascarello, Comil, Neobus, Caio Induscar, Randon, Ciferal e Bepobus. A marca não para de inovar e, como exemplo, foi anunciado em 2018 o desenvolvimento de uma poltrona Flexcomfort Connect Kids, que já possui os dispositivos necessários para a adaptação das crianças ao cinto de segurança e dispensa o uso de cadeirinhas ou assentos de elevação. Parte do projeto de R$ 500 mil está sendo custeado pelo Edital de Inovação Tecnológica para a Indústria 2017, realizado pelo Sebrae, Sesi e Senai.
Sobre a Artali
Fundada em 1977, em Caxias do Sul (RS), a Artali conta com 60 colaboradores e está localizada em uma área de 2.400 m². Destaca-se na produção de sistemas de abertura de portas para ônibus urbanos e rodoviários, na rede de reposição de peças, na produção de alavancas de emergência, em mecanismos de tomada de ar. Produz cerca de 1.200 produtos para encarroçadoras.