Inspirado pela discussão em torno da exposição “Queermuseu”, cancelada no domingo, dia 10 de setembro, pelo Santander Cultural, o cantor e compositor gaúcho CIRIO decidiu transformar o debate em música. A canção faz parte da série ‘Cantadas Crônicas’ que desde 2014 aborda assuntos atuais por meio de composições inéditas, misturando diferentes estilos musicais e linguagens como humor, vlog e opinião.
O novo single apresenta um rock agressivo e repetitivo que, segundo o cantor, evidencia o tom da discussão nas mídias sociais. Já a letra é composta por argumentos observados pelo autor utilizados por ambos os lados do debate, elementos que ganham ainda mais força com o clipe, no qual dois anjos, um de vermelho e um de branco, parecem protagonizar a discussão. O refrão “Deus me livre, Deus me Louvre” também evidencia a oposição de ideias sobre o tema.
Para CIRIO, o intuito da música não é defender ou atacar qualquer lado da discussão, mas sim refletir sobre a polarização das ideias e as suas perigosas consequências no cotidiano. Exemplo disso foi o protesto da última terça-feira, dia 12 de setembro, que levou para as ruas de Porto Alegre o ódio entre grupos pró e contra a mostra nas mídias sociais, culminando em agressões físicas e a presença da tropa de choque da Brigada Militar.
Entre os assuntos já abordados pela série ‘Cantadas Crônicas’ estão política, comportamento digital, machismo, homofobia, intolerância religiosa, estupro, terrorismo, entre outros. Para cada assunto, CIRIO faz uma reflexão musical inteligente e bem-humorada.
Link para o videoclipe no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=EdzJtu5lAUQ&t
Link para o videoclipe no Facebook: https://www.facebook.com/ciriotv/videos/1651959531483559/
Sobre CIRIO
CIRIO é um artista independente que cria e produz o seu próprio conteúdo audiovisual. Dessa forma, mantém o seu público engajado semanalmente com lançamentos constantes de músicas autorais e paródias, misturando diferentes estilos musicais e linguagens como humor, vlog e opinião.
Entre os seus principais conteúdos está a série Cantadas Crônicas, na qual cria músicas inéditas sobre temas atuais e relevantes pautados pela mídia e pelo cotidiano. Entre os assuntos já abordados estão política, comportamento digital, machismo, homofobia, intolerância religiosa, estupro, terrorismo, entre outros.
Para cada assunto, CIRIO faz uma reflexão musical inteligente e bem-humorada. Em 2016, foi selecionado entre participantes de todo o Brasil para participar do Creators Pitch do YouPix Con, maior evento do Brasil para criadores de conteúdo digital.
No verão de 2017, CIRIO lançou o seu primeiro disco com músicas de pop e reggae nas principais plataformas de streaming. Já na metade do ano, CIRIO presenteou a sua esposa – e seus fãs – com um EP inédito chamado “ReM”, iniciais de Renata e Maurício, com três faixas compostas para ela, entregues no dia do casamento do casal. As faixas trazem um pop leve, romântico e feliz. A música de trabalho, “Edredom”, ganhou um clipe lançado no Dia dos Namorados e estrelado pelo próprio casal em um dia romântico na Serra Gaúcha (RS).