A técnica biodinâmica é uma forma alternativa de agricultura orgânica, mas que inclui conceitos esotéricos. Para que os produtores possam conhecer ainda mais do método, a Cooperativa Vinícola Garibaldi realiza o 4° Seminário de Produção Orgânica e Biodinâmica nesta sexta-feira, 2 de junho, a partir das 9h.
O cronograma, voltado ao produtor orgânico da Cooperativa, contará com palestras sobre compostagem, agricultura biodinâmica, minhocultura e enologia. O Seminário ocorre no auditório Acquasantiera, na Cooperativa.
“Nosso objetivo é capacitar ainda mais o nosso produtor orgânico e também apresentar novas perspectivas e tendências da produção moderna”, destaca o presidente da Cooperativa, Oscar Ló.
Atualmente, a Cooperativa Vinícola Garibaldi conta com 25 famílias na produção orgânica e produziu 750 mil quilos de uva em 2017. No total, a Garibaldi tem 380 associados e processou 22 milhões de quilos de uvas nesse ano.
Agricultura Biodinâmica
A agricultura biodinâmica é uma alternativa de produção de alimentos saudáveis sem a geração de impactos no solo. A técnica foi elaborada a partir de ideias de Rudolf Steiner, na década de 20. O hábito de observar o calendário astronômico agrícola durante o manejo da cultura é uma prática antiga que vem sendo resgatada por agricultores gaúchos.
Sobre a Cooperativa Vinícola Garibaldi
Presente há 86 anos no cenário da vitivinicultura brasileira e com grande preocupação ambiental, a Garibaldi leva ao público um tradicional e moderno conceito de sustentabilidade, produzindo o melhor com respeito ao ecossistema e alinhado com a demanda de consumo, feito que resultou em inúmeras premiações no mundo inteiro. Atualmente, possui 380 famílias associadas, de 12 municípios gaúchos, responsáveis pelo cultivo de 900 hectares de vinhedos. Outras informações sobre a vinícola podem ser obtidas no site www.vinicolagaribaldi.com.br.