MA Soluções em Tecnologia, nova marca impulsiona os objetivos estratégicos da empresa
Além da mudança na marca, portfólio de produtos será diversificado, haverá expansão de mercado e transformação digital da companhia
Em meio a um mercado caracterizado por grandes players na sua área de atuação, a MATV Sul Eletrônicos, com sede em Caxias do Sul, aproveita o cenário desafiador para modernizar sua marca, mas respeitando uma história que completa 37 anos em maio de 2022. Com a mais completa linha de equipamentos de CFTV (Circuito Fechado de Televisão), controle de acesso, alarmes, telefonia, conectividade e energia solar, a empresa revitaliza seu propósito com os novos objetivos comerciais e passa a chamar-se MA Soluções em Tecnologia.
A mudança começou há cerca de dois anos com a reestruturação da Governança, e prevê ainda a expansão no mercado, diversificação do portfólio de produtos e uma visão mais estratégica de negócios. “Mantivemos o MA, que já nos identifica em nosso segmento, e subtraímos o TV, que não faz mais parte de nosso portfólio. Como um dos objetivos estratégicos da empresa consiste em dobrar de tamanho no período de dois anos, o “Sul” limitaria a região de trabalho. Não há como crescer sem experimentar novos horizontes”, destaca Eduardo Borba, gerente de Marketing da MA.
Apenas neste ano, a companhia vai abrir uma terceira unidade em Porto Alegre (hoje está nas Zonas Norte e Sul); uma em Canoas, e vai investir em um hub de Inovação na unidade de Novo Hamburgo, além de criar salas de coworking junto às lojas de Novo Hamburgo e de Porto Alegre, seguindo o mesmo modelo da unidade de Criciúma (SC).
A nova marca e os planos de crescimento foram apresentados aos mais de 200 colaboradores, neste final de semana, na Convenção de Vendas, que aconteceu sábado, no auditório da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços
(CIC) de Caxias do Sul. Essa foi a primeira edição que reuniu as equipes de todas unidades da MA – Caxias do Sul, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul e Xangri-lá (RS); Criciúma(SC) e Maracanaú(CE); e a primeira presencial, desde a pandemia. “Além da oportunidade de atualizar conteúdos e confraternizar, nossa equipe participou de treinamentos de capacitação”, acrescentou Borba.
Sobre a nova marca
O projeto de reposicionamento da marca foi desenvolvido pela agência de propaganda Orla, de Bento Gonçalves. A tipografia confere personalidade ao visual, além da sobriedade e clareza associadas às cores originais – azul e branco – que preservam sua identificação no mercado, porém num formato mais moderno. A nova marca também cumpre a finalidade de agregar o público atual e potenciais consumidores, a partir da redefinição das frentes de atuação: energia solar, telefonia, segurança, games, automação e conectividade (anteriormente representada por “redes” e, agora, ampliando a abrangência com o advento do 5G, padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga).
Em cada uma dessas frentes de atuação, a nova marca aparece identificada por cores e ícones correspondentes, envolvidos por um semicírculo em torno da palavra ‘MA’. “Pensamos em algo que traduzisse credibilidade e comprometimento com nossos clientes, equipes, parceiros e facilitadores, ao mesmo tempo que exaltasse a solidez de 37 anos de trabalho”, afirma Borba, ao apontar o novo ciclo iniciado pela MA.
Holding & frentes de trabalho
A MA Soluções em Tecnologia faz parte da holding DMG, criada em 2015. O grupo congrega ainda a Fiorio Incorporadora (empresa que administra todos os imóveis e aluguéis que compõem o grupo), a Eccogreen (voltada à eficiência energética na implantação de projetos solares) e a Fisiohub (clínica de fisioterapia
focada em reabilitação física e modalidades terapêuticas para promoção da saúde e bem-estar), todas com sede em Caxias do Sul.
“A MA começou a existir antes da holding e o seu forte crescimento foi condicionante para a estruturação da holding DMG, que concentra e facilita a administração corporativa. Estamos vivenciando um ciclo muito produtivo, no qual contamos com equipes capacitadas para elaboração de projetos de grande porte, o que é incomum no mercado de fornecedores de equipamentos. A repaginação da marca sinaliza um período de mudanças e novidades que estão por vir”, antecipa o diretor Comercial da MA, Ricardo Nunes.