Comunitá recebe inscrições para acelerar startups

abr 7, 2022 | Press Releases

Parceria entre Sicredi Pioneira, Sicredi Caminho das Águas e Ventiur foi lançada na Gramado Summit  

Startups com modelos de negócio já validados e cujo produto ou serviço possa ajudar as cooperativas a inovar e ganhar competitividade ou que gerem impacto positivo para associados das cooperativas já podem submeter seus projetos no Comunitá, veículo de investimento em formato de Corporate Venture Capital (CVC) lançado nesta quinta-feira (7), na Gramado Summit, pela aceleradora Ventiur e pelas instituições financeiras cooperativas Sicredi Pioneira (na Serra Gaúcha e Vale do Sinos) e Sicredi Caminho das Águas (Vale do Paranhana, Litoral Norte e entorno). A parceria busca identificar e acelerar startups que possam contribuir com o crescimento das cooperativas para receberem aporte financeiro e, assim, desenvolverem seus projetos. A seleção não é restrita a empresas gaúchas, mas aberta a todo o país. O processo é permanente, com inscrições pelo site https://ventiur.net/comunita. 

 

“Acreditamos que investir em startups é investir no empreendedorismo. É fomentar novos negócios que gerem impacto na nossa região, que tragam emprego e renda e que possam fazer diferença nas comunidades onde a gente atua, muito conectado com nosso propósito de que juntos construímos comunidades melhores”, afirma o gerente de Negócios Estratégicos da Sicredi Pioneira, Jonas Eduardo Rauch. 

 

Podem se inscrever no Comunitá startups em early stage ou em tração, com validação de mercado e, preferencialmente, gerando receita com clientes em um modelo escalável e que entreguem valor para os associados da Sicredi Pioneira e da Sicredi Caminho das Águas. Startups pré-operacionais podem submeter seus projetos caso tenham MVP (mínimo produto viável), rodem suas validações durante a fase de seleção e apresentem o resultado. “Investiremos em multimercado, olhando startups com soluções para diversos setores, em especial Open Finance, segurança dos dados, omnichanel humanizado, ESG e Negócios Conscientes, novos meios de pagamento e moedas digitais, comportamento de consumo de bens e de informações. É necessário que a empresa seja de base tecnológica”, reforça Rauch. 

 

A primeira rodada de seleção ocorrerá na Gramado Summit, com a escolha de cinco a 10 startups. A seleção é composta por inscrição via formulário, uma ou mais entrevistas por telefone ou videochamada e uma fase de apresentação ao comitê de investimento do CVC. Todas as etapas são eliminatórias, e o processo funciona como um funil. O montante investido em cada projeto será avaliado caso a caso. “A startup receberá investimento conforme a maturidade e o crescimento. Quanto melhor for o desempenho dos empreendedores e o resultado da startup, menor será nossa participação em equity. É importante deixar claro que sempre seremos minoritários”, salienta o gerente. 

  

Gustavo Piardi, intérprete da Inovação da Sicredi Caminho das Águas, acrescenta que a troca de experiência entre as duas instituições financeiras tem sido fundamental para agregar robustez ao Comunitá. “Um ganho importante são as regiões de atuação, que se complementam. Temos uma interlocução muito boa com a Serra em vários setores, como o turismo e a agricultura. Temos muita afinidade, por serem regiões por onde circulam alguns setores da economia com bastante fluidez. Acredito que isso vai ser refletir na busca pelas startups”, afirma. 

 

O head de Inovação e Corporate Venture na Ventiur, Leonardo Mezzomo, acrescenta: “Com a abertura deste veículo de investimento, vamos ainda mais a fundo na busca de inovação e valor para toda a base de associados, clientes e parceiros das instituições financeiras cooperativas. E, complementar a isso, oferecemos às startups investimento financeiro e todo nosso processo de aceleração, validado e aprimorado nos últimos 10 anos em mais de 70 startups, com acompanhamento próximo, acesso a mentores, treinamentos e capacitações. Essa iniciativa é riquíssima para todo o ecossistema.”

 

 

 

 

 

 



 

 

 

 

 

 

 

Siga nossa agência 🙂

Facebook
Facebook

Siga a AdriSilva

Facebook
Facebook
Please follow and like us: