Grupo L. Formolo oficializa a entrega do Crematório Santa Rita à comunidade de Santa Maria

dez 21, 2021 | Press Releases

O empreendimento será apresentado a autoridades, convidados e imprensa em solenidade que acontece nesta segunda, 20/12, junto ao Parque da Memória

Nesta segunda-feira, 20/12, o Grupo L. Formolo, concessionária responsável pelos serviços de cremação e gestão dos cemitérios públicos – mediante processo licitatório da Prefeitura Municipal – oficializa a entrega do Crematório Santa Rita à comunidade de Santa Maria. A solenidade inicia às 15h30min, seguida de cerimonial às 16h15min, com bênçãos de Dom Leomar Brustolin e coquetel para autoridades, convidados e imprensa, na Avenida Prefeito Evandro Behr, 2833, bairro Camobi, na entrada da cidade.

Constituído pelo Cemitério Parque Santa Rita, capelas e Cemitério São José, o empreendimento recebeu investimentos superiores a R$ 6 milhões, referentes a melhorias e infraestrutura. A entrega do crematório, e de mais 1.200m² de área construída, amplia a sua capacidade, pois passa a contar também com três salas para velórios e cerimoniais de despedida. O espaço completo passa a ser denominado Parque da Memória, sendo o único crematório da região central do Estado, um projeto inovador e pensado para atender mais de 40 municípios da região. “Os serviços oferecidos permitirão a dispensa da contratação de carros funerários para o cortejo, diminuindo a necessidade de realização de longos traslados para as famílias que optarem pela cremação de seus entes, bem como ainda oferecer, no próprio local, cerimoniais

dignos e de padrão superior”, complementa o diretor Comercial do Grupo L. Formolo, Mateus Formolo.

A arquitetura contemporânea e atemporal delimita os espaços formados pela área administrativa, serviços de portaria e segurança 24 horas, estacionamento com 200 vagas, operacionalização do crematório e três salas velatórias, compreendendo estruturas modernas com sistemas de automação e cerimoniais para cremação em duas destas salas. O cerimonial, denominado Memória e Saudade, será realizado por profissionais capacitados e visa amenizar a dor das famílias e significar a história de vida das pessoas falecidas. “Esta homenagem, carregada de simbolismo e beleza, pode amenizar a dor e contribuir no processo de elaboração do luto. A decoração e os jardins internos conferem paz e tranquilidade ao local,” destaca a psicóloga e coordenadora da equipe de cerimoniais do Grupo L. Formolo, Angelista Granja.

 

Funcionamento licenciado pela FEPAM

Após cumprir todos os trâmites para autorização de funcionamento junto à FEPAM – instituição responsável pelo licenciamento ambiental no Estado – que incluiu monitoramento de gases, instalações elétricas, gerador e alarmes, o forno crematório foi instalado em Santa Maria, em fevereiro deste ano. Produzido em Orlando (Estados Unidos), pelo fabricante Matthews, a um custo superior a US$ 100 mil, pesando 12 toneladas e com capacidade para realizar quatro cremações/dia, o equipamento chegou ao Brasil em setembro de 2020, quando foi construída uma estrutura específica para abrigá-lo. “A partir da emissão do Decreto Executivo que tabelou os preços dos serviços, as cremações foram autorizadas, iniciando sua operação em 11 de outubro de 2021. Hoje (20/12), estamos efetivando a entrega das capelas que compõem o Crematório Santa Rita”, reforça Mateus Formolo, ao informar que esses espaços estarão abertos à comunidade a partir de terça-feira, 21/12.

Também está previsto o equivalente a 5% do número de cremações gratuitas, voltado às pessoas em vulnerabilidade social, de acordo com os

critérios estabelecidos em Lei. “Durante a vigência contratual, teremos a contrapartida com benefícios voltados à comunidade”, acrescenta Eliane Bortolini, diretora Administrativa do Grupo L. Formolo. No Parque da Memória, o Grupo L. Formolo passa a contar com 22 profissionais, uma vez implantado o atendimento no turno da noite e os cerimoniais.

“Localidades com alto desenvolvimento educacional e em nível de produção ativa costumam apresentar maior aceitação pela cremação, que é menos agressiva ao meio ambiente, dispensando preocupações com custos posteriores e permitindo prestar uma homenagem digna aos nossos entes queridos”, reitera o diretor Comercial, ao explicar a motivação do grupo em participar do processo licitatório para instalar o primeiro crematório da região Central, em Santa Maria.

 

O Grupo L. Formolo

Fundado em 1971 por Laurindo Luiz Formolo, o Grupo L. Formolo atualmente é comandado pela segunda geração da família, tendo como principais diretores Valduino Germano Formolo e Jacir Roberto Formolo. Possui seis unidades de atendimento funerário, o Crematório São José de Caxias do Sul, o Cemitério Parque Santa Rita, Cemitério São José e o Crematório Santa Rita, em Santa Maria; além de mais de 50 capelas velatórias instaladas nas suas cidades de atuação. O grupo totaliza aproximadamente 150 funcionários.

Ao completar 50 anos de história em dezembro de 2021, priorizou a qualidade e inovação dos serviços prestados, evoluindo em conceito e infraestrutura com o objetivo de disponibilizar um ambiente de muita paz e atendimento adequado ao momento. Reconhecido entre os líderes do segmento no mercado gaúcho, o Grupo L. Formolo oferece serviços funerários, cemiteriais e de cremação e está presente em quatro cidades da Serra Gaúcha (Caxias do Sul – onde se localiza a sede; Bento Gonçalves; São Marcos e Farroupilha) e há quatro anos em Santa Maria.

Obedecendo às mesmas características e forno nos padrões de Santa Maria, o Grupo aguarda liberação da FEPAM para iniciar suas operações em Osório, às margens da Estrada do Mar, ao lado do Cemitério Municipal N. Sra. da Conceição. Com uma área construída de 867 metros quadrados em um espaço total de 3.217 metros quadrados, deverá ser o primeiro empreendimento a atender a macrorregião do Litoral Norte do RS, bem como famílias de Osório que optarem por fazer o velório e sepultamento no cemitério local.

 

 

 

 



 

 

 

 

 

 

 

Please follow and like us: