Granja Móvel leva conhecimento técnico aos polos de produção de suínos no país

out 27, 2021 | Press Releases

Criado pela ROBOAGRO, projeto tornou-se alternativa eficaz para demonstrar tecnologias advindas da suinocultura de precisão

 

A suinocultura de precisão já é uma realidade no Brasil, considerado o quarto país que mais produz e exporta carne suína no mundo. Atenta às novas tendências, a ROBOAGRO, empresa sediada em Caxias do Sul (RS), tornou-se referência internacional no segmento ao desenvolver uma tecnologia inédita, baseada na robotização da produção – a conhecida Suinocultura 4.0 – por meio do Robô Alimentador de Suínos, com mais de 800 unidades em operacionalização.

Impactados pela pandemia, eventos e feiras presenciais, voltados à divulgação de novos equipamentos e atualização do setor, precisaram ser cancelados ou prorrogados. Foi neste cenário que a ROBOAGRO encontrou uma alternativa para manter o atendimento às necessidades dos principais polos produtores de suínos no Brasil, colocando em prática o projeto da Granja Móvel. Trata-se de um contêiner itinerante estilizado, que contempla o robô alimentador e a participação de uma equipe de profissionais capacitada para esclarecer sobre as especificações técnicas e oportunizar, in loco, o funcionamento da solução com os benefícios proporcionados, sem haver o deslocamento até a granja física. No período de três a quatro dias, a Granja Móvel visita determinada região produtora de suínos, mediante agendamento prévio feito pelas agroindústrias e/ou cooperativas interessadas. Estas contatam a ROBOAGRO, acessando www.roboagro.com.br (menu Contato/Fale com a Roboagro) para solicitar o serviço e definir a localidade, permitindo que os produtores possam ir até a Granja Móvel.

A empresa obedece todos os cuidados e protocolos sanitários, bem como as medidas de biossegurança, relativas à prevenção de riscos que possam comprometer a saúde humana, animal e do meio ambiente. “A iniciativa permite que o Robô Alimentador de Suínos seja testado, independentemente de estar na granja física, evitando aglomerações nesta fase de distanciamento social”, acrescenta Giovani Molin, diretor da ROBOAGRO. Os produtores que visitarem a Granja Móvel podem contar com condições especiais para adquirir o equipamento.

Aceitação garante continuidade da iniciativa

A iniciativa teve boa aceitação nas regiões visitadas, sendo a primeira o município de Toledo (PR), reconhecido como Capital do Agronegócio, ocupando o 1º lugar em rebanho de suínos no Brasil. “Pretendemos mantê-la, mesmo com a retomada dos eventos, pois é um serviço adicional para nossos clientes, que têm acesso facilitado às informações sobre novas tecnologias advindas da suinocultura de precisão”, afirma Molin.

Alimentador automático para suínos, o robô atua na distribuição de ração junto às fases de gestação, maternidade, creche, crescimento e terminação, resultando na redução de desperdícios, menor mão de obra, precisão nos horário do trato animal, controle de estoque, consumo e rastreabilidade do alimento a partir do uso de aplicativo e um software. Único alimentador integrado à plataforma Agriness S4, o equipamento promoveu uma mudança estrutural no segmento, fazendo com que as agroindústrias começassem a adaptar os layouts das granjas. A reprodução de música clássica, durante o processo de distribuição da ração, conferiu eficácia voltada à fase de crescimento dos suínos, comprovada por meio de estudos.

“Mais de 80% dos suinocultores da Região Sul seguem um modelo de produção integrada, onde a cooperativa ou agroindústria fornece todos os insumos para a produção. Muitas delas já adotaram a utilização do robô nas etapas de crescimento e terminação, cabendo ao produtor gerenciar o consumo de ração, o crescimento dos animais que serão enviados para o abate e ainda terem mais tempo para desempenhar outras atividades na granja”, explica o diretor da ROBOAGRO.

 

 

 



 

 

 

 

 

 

 

Siga nossa agência 🙂

Facebook
Facebook

Siga a AdriSilva

Facebook
Facebook
Please follow and like us: