Empresa caxiense está entre as melhores no Programa InovaPork 2021, realizado pela Embrapa Suínos e Aves

set 28, 2021 | Press Releases

ROBOAGRO foi classificada com o projeto ‘Robotização Inteligente 4.0 na Suinocultura de Precisão’, que está incrementando a gestão de cooperativas, agroindústrias e granjas no Brasil  

A estreia da empresa ROBOAGRO, de Caxias do Sul (RS) no InovaPork 2021 – Fuçar, Chocar, Inovar não poderia ter sido mais promissora. Ela foi classificada entre os cinco melhores projetos do programa, desenvolvido pela Embrapa Suínos e Aves, com correalização da Acate Agronegócio, Faped, INCTECh Incubadora Tecnológica e Pollen Parque Científico e Tecnológico.

Intitulado “Robotização Inteligente 4.0 na Suinocultura de Precisão”, o projeto demonstra os benefícios que a robotização está imprimindo na gestão de cooperativas/agroindústrias e granjas no Brasil, mediante aplicação de conceitos internacionais da nutrição de precisão, adequando a oferta da ração conforme as demandas específicas dos animais. “Esse trabalho implementa a economia de ração, melhoria de performance, redução de dejetos e outras melhorias de ordem econômica, social e ambiental, além de promover carne de melhor qualidade para o consumidor final”, acrescenta Giovani Molin, diretor da ROBOAGRO. Segundo ele, estar entre os cinco selecionados – concorrendo com empresas de todo país – configura a validação de uma entidade de extrema relevância para o setor em nível nacional e mundial, a partir da representatividade da Embrapa Suínos e Aves. “A ração se refere a quase 80% do custo de produção. O movimento que houve nos últimos anos, junto às Unidades Produtoras de Leitão (UPL), foi muito bom e projetamos a mesma mudança na fase de crescimento/terminação. Há muita coisa boa surgindo e a Embrapa está acompanhando com atenção e confirmando esse movimento da suinocultura nacional”, defende.

A ROBOAGRO constituiu uma das 32 propostas inscritas. Destas, 25 foram validadas pela equipe de especialistas e 10 classificadas para seguirem em frente, sendo cinco para a iniciativa do programa: InovaPork e InovaAvi. As soluções apresentadas para a suinocultura, no InovaPork, contemplam as oportunidades de reciclagem dos resíduos da produção animal como fonte de nutrientes para a agricultura, a integração e conectividade entre agricultura de precisão e ferramentas digitais, bem como melhorias que permitam o aumento da eficiência na utilização de matérias-primas alternativas ao milho e à soja para a composição de ração. Integrado ao projeto da empresa caxiense está o Robô Alimentador de Suínos, tecnologia da chamada suinocultura 4.0, inédita no Brasil e já considerada novo padrão para o mercado brasileiro. Ela permite a aplicação da suinocultura de precisão para dentro das granjas, onde o robô distribui a ração para suínos em suas baias, com horários pré-determinados, 100% automatizado e sem interferência humana. Durante a atividade, o equipamento ainda reproduz música clássica, cuja eficácia voltada à fase de crescimento dos suínos foi comprovada por meio de estudos.

Já são mais de 800 robôs em operacionalização no país, concentrados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, que respondem por 80% das vendas da empresa. “O equipamento está sendo muito bem aceito por agroindústrias voltadas ao mercado exportador, onde o grau de exigência é bem maior”, analisa Molin, que garante a entrega efetuada pela ROBOAGRO, priorizando uniformidade, qualidade e resultados financeiros otimistas para o segmento. “A suinocultura de precisão é uma mudança de era, de formato. Precisamos atuar de forma controlada, conforme os objetivos de cada momento para cada baia e a suinocultura de precisão agrega esse conceito, com os melhores resultados”, ressalta.

A grande final do Programa InovaPork 2021 acontece de 27 a 29 de outubro, durante evento on-line, junto ao InovaAvi, quando serão conhecidos os primeiros colocados de cada categoria. A Academia da Avicultura, Academia Suína, Agroinovação SC, Centro de Inovação Concórdia, Fapesc, Prefeitura de Concórdia e Senai são, igualmente, parceiros do evento.

 

 

 

 

 

Please follow and like us: