Último episódio da websérie literária Primum será apresentado neste sábado

set 9, 2021 | Press Releases

Último episódio da websérie literária Primum será apresentado neste sábado 

A magia no Mundo Etéreo, trará o desfecho da obra do projeto Livro Que Te Quero Ao Vivo, além de um bate-papo exclusivo com a professora e pedagoga, Simone Onzi, a partir das 10h, no YouTube 

O projeto Livro Que Te Quero Ao Vivo apresenta neste sábado (11), o último episódio da websérie literária “Livro que te quero ao vivo Conta: PRIMUM”. A obra A magia no Mundo Etéreo trará o desfecho final da saga dos feiticeiros Carmina e Magnus, às 10h, no canal A Magia do Livro, do YouTube, no link https://www.youtube.com/amagiadolivroe na Bitcom TV. Nesse último encontro online, terá ainda uma entrevista exclusiva com a pedagoga, professora e coordenadora do curso de pedagogia do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), Simone Onzi, que abordará sobre a importância da literatura para o universo infantil, bem como das Oficinas de Mediação de Leituras para a comunidade escolar, realizada pelo projeto. 

Projeto este que passou por transformações no último ano, assim como grande parte das atividades planejas pela imensa maioria das pessoas, ao redor do mundo, devido à pandemia de Covid-19. O que começou com o intuito de substituir o lançamento presencial dos 8 livros infantis da série, se transformou em uma Websérie. Quando foi para a internet, possibilitou ainda o acesso à obra, à crianças e adolescentes de diferentes localidades. 

 “Divulgamos os livros em um formato diferente, tivemos apresentações artísticas, contação de histórias, valorizarmos o papel da equipe e das ações que o projeto realiza. Mas o melhor, foi o feedback do público, com o recebimento das fotos e vídeos das atividades que foram sendo realizadas. Isso nos emociona, e nos lembra porquê e para quem fazemos o que fazemos”, afirma a produtora cultural da série, Luana Folchini. 

Com o objetivo de incentivar a leitura e a diversidade cultural, o projeto conta com a edição, audiodescrição e distribuição dos oito livros da obra, às escolas, além de encartes pedagógicos com sugestões de atividades multidisciplinares, que podem ser desenvolvidas em sala de aula ou em casa, nesse momento de aulas híbridas. Além de passatempos, desenhos para colorir e outros exercícios que estão disponíveis gratuitamente no site, para todos interessados. Mais de 5mil livros e 500 encartes pedagógicos já foram distribuídos para 150 escolas públicas e 45 instituições sociais.  

Em paralelo, também acontecem as Oficinas de Mediação e Leitura, de forma gratuita para a capacitações de professores das cidades parceiras do projeto.  O objetivo é estimular a mediação do texto literário, para promover a ligação entre a criança e a literatura e assim estimular o prazer de ler e escrever, dos alunos. No momento, 90 professores estão participando da atividade, com novas inscrições nos próximos meses. 

A campanha Adote um Leitor, é outra ação realizada em benefício à comunidade. Na compra promocional de dois exemplares da coleção PRIMUM – O Primeiro Livro do Mundo, um é destinado para crianças em situação de vulnerabilidade social, atendidas pelo Centro Assistencial e de Promoção Social, CAPS Joana d’Arc, de Caxias do Sul (RS), Associação Mãos Que Acolhem (AMA), de Santa Rosa (RS) e a ONG Crescer Cidadão de Feira, de Santana (BA). O objetivo é permitir o amplo acesso e incentivo à leitura, que trará benefícios de curto e longo prazo, para as crianças e a sociedade. A campanha está disponível, até o dia 25 de setembro, no site do projeto, no link https://www.livroaovivo.com.br/adote.  

As apresentações do espetáculo teatral A Magia do Livro, cujo roteiro e personagens inspiraram a criação da série literária, acontecerão em 2022, assim que houver segurança para reunir os alunos do 1º ao 5º ano, da rede pública de ensino, que receberão a ação. Serão sete apresentações em Caxias do Sul e duas em Santa Rosa. A expectativa é de apresentar o espetáculo para 5400 estudantes.  

O projeto é promovido pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com patrocínio da Alibem, Valeo, Hyva do Brasil, Nutrire e Espumatec e com apoio da Fundação Marcopolo, Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), Foco 3 Produções e Bitcom TV. Uma realização da LFC Cultural e da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo do Governo Federal.  

Atividades e informações estão disponíveis no site https://www.livroaovivo.com.br e nas redes sociais @livroquetequero.  

Sinopse do livro PRIMUM – Resgate no Deserto    

De país em país, Carmina e Magnus recuperaram quase todas as partes do livro PRIMUM. Sentiam-se felizes e aliviados, afinal viveram grandes aventuras no planeta Terra. Encontraram pessoas bem diferentes e aprenderam sobre ser solidário e trabalhar em parceria. Tão logo concluíram o agradecimento aos moradores do deserto, foram envolvidos por um filete de luz que trouxe parte dos poderes de volta. Com as varinhas mágicas em suas mãos, já era hora de voltar ao reino de Castrum e recuperar o seu posto de guardiões do grande livro da sabedoria. Pensavam eles ter reparado o seu erro afinal. Ops! Mas … e a última parte?!  Conseguiram resgatar? É o que vamos descobrir.  

 

 

 

 

 

Please follow and like us: