Quintal da Língua Portuguesa de setembro será com o autor guineense Abdulai Sila

set 1, 2021 | Press Releases

O escritor conhecido por obras que abordam as questões sociais e políticas da Guiné-Bissau pós-colonial, participará do bate-papo online, no dia 11, às 14h (Brasília), 17h (Bissau), 18 (Lisboa e Luanda) e 19h (Maputo) 

 

Renomados autores de países falantes da Língua Portuguesa já passaram pelo projeto do Quintal, que promove encontros virtuais com autores, estudiosos e leitores para discutir obras de ficção e as interfaces culturais e artísticas nos países que falam o idioma. Depois de Angola, Brasil, Moçambique e Portugal, agora é Guiné-Bissau, com a participação do reconhecido escritor Abdulai Sila. O bate-papo virtual ocorre no dia 11 de setembro, a partir das 14h (Brasília) / 17h (Bissau) / 18h (Lisboa e Luanda) e 19h (Maputo).  

Além de escritor, Abdulai também é engenheiro, economista e investigador social formado pela Universidade de Dresden, na Alemanha. Suas obras exploram e analisam a importância da escrita para uma geração que sonhou pelo fim do colonialismo no país africano. Entre as principais influências estão obras do escritor luso-angolano Luandino Vieira e do brasileiro Jorge Amado. Ele é responsável pela iniciação de uma corrente que une ficção e realidade na literatura do país.  

Após o aclamado romance “Eterna Paixão” (1994), que é considerado o primeiro do gênero guineense, Abdulai, se focou nas transformações pós-colonial da sociedade da Guiné-Bissau. A importância dos temas tratados por Sila continua a ser confirmada nas obras seguintes, como, por exemplo, “A última tragédia” (1995), “Mistida” (1997), “Dois tiros e uma gargalhada” (2013) e “Memórias SOMânticas” (2016). Esses são títulos publicados que reforçam seu posicionamento como defensor de uma sociedade mais justa e igualitária. 

Abdulai também é co-fundador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, da primeira editora privada, a Ku Si Mon Editora, e da revista cultural Tcholona. 

O investimento para participar do Quintal da Língua Portuguesa com Abdulai Sila é de R$50,00 para público em geral e R$25,00 para conveniados (Senalba, Sinpro, Sindiserv Caxias, Rede Caminho do Saber e ex-alunos dos cursos do Instituto Quindim), mediante solicitação de desconto no e-mail institutodeleituraquindim@gmail.com 

 

Sobre o Quintal 

O Quintal da Língua Portuguesa é uma realização do Instituto de Leitura Quindim (Brasil), em parceria com o Bichinho de Conto (Portugal), Kacimbo Produção Cultural (Angola) e Associação Literária Kulemba (Moçambique). Os encontros são realizados no segundo sábado de cada mês, pela internet. 

Criado em 2011, no Rio de Janeiro, por um grupo de artistas, dentre eles os membros fundadores Edna Bueno, Lucília Soares, Ninfa Parreiras, Ondjaki e o presidente do Instituto Quindim, Volnei Canônica, o Quintal retomou seus encontros em 2021 para conversar sobre a relação de cada convidado com a língua portuguesa, explorando o fazer literário e a arte. 

A curadoria conta com o time original, além da portuguesa Mafalda Milhões e o moçambicano Dany Wambire. A logomarca do projeto foi criada pelo premiado ilustrador pernambucano André Neves. Os encontros têm duração média de duas horas e são realizados pela plataforma Zoom. Os participantes recebem certificado emitido pelo Instituto de Leitura Quindim. 

 

 

 

 

 

 

Siga nossa agência 🙂

Facebook
Facebook

Siga a AdriSilva

Facebook
Facebook
Please follow and like us: