Realidade Aumentada na Educação a Distância do Grupo Uniftec

jul 16, 2021 | Press Releases

Estimular o uso das tecnologias em cursos das mais diversas áreas do conhecimento está no DNA do Grupo Uniftec. Uma das mais recentes iniciativas nesse sentido é a aplicação da Realidade Aumentada nas atividades práticas da disciplina de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacionaldos cursos de Engenharia de Produção, Gestão da Produção Industrial, Gestão da Qualidade e Recursos Humanos, todos na modalidade a distância (EAD), proporcionando aos acadêmicos o contato com novaferramentas de aprendizado. 

 

A Realidade Aumentada é a integração de elementos ou informações virtuais a visualizações do mundo real através de uma câmera (de smartphone, no caso da disciplina em que a atividade é desenvolvida). Um exemplo típico disso foi o jogo Pokémon GOno qualatravés de uma geolocalização, era possível visualizar os personagens e capturá-los. Outro exemplo é o Google, em que animais podem ser posicionados em um ambiente real com o uso da câmera do celular.  

  

Atualmente, diversas empresas, tanto indústriasde serviços e, mais recentemente, na área e ensino, utilizam a Realidade Aumentada. “No Uniftec, a tecnologia foi desenvolvida pela área de Pesquisa e Desenvolvimentodentro do ecossistema de empresasum espaço de startups onde essa aproximação de teoria e prática foi concebida para atividades nas aulas. Os feedbacks foram muito positivos, e isso mostrou que estamos no caminho certo”, avalia o diretor e Ensino a Distância do Grupo Uniftec, professor Rafael Giovanella. 

 

Giovanella acrescenta que, em breve, o uso da Realidade aumentada será expandido para outros cursos a área da gestão e da engenharia e, futuramente, para todos os cursos da instituição, inclusive técnicos e de pós-graduação. 

 

O desenvolvimento da tecnologia para utilização das atividades no Grupo Uniftec é uma parceria entre a empresa universitária TecnoBridge e as coordenações dos cursos. 

 

Imagens:

– No link https://vimeo.com/567561336/ac8c336d46 é possível conferir uma demonstração do uso da Realiadade Aumentada na atividade da disciplina de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional. 

– Em anexo, reproduções da atividade sendo desenvolvida.

O professor Rafael Giovanella está disponível para entrevistas.

 

Sobre o Grupo Uniftec 
O Grupo Uniftec é formado por instituições de Ensino Superior localizadas no Rio Grande do Sul. Atualmente, possui seis unidades presenciais – uma em Caxias do Sul (sede), duas em Bento Gonçalves, duas em Porto Alegre e uma em Novo Hamburgo – e 15 polos EAD espalhados pelo Rio Grande do Sul e Exterior. O portfólio de cursos conta atualmente com mais de 90 opções nas áreas de Tecnologia da Informação (TI), Engenharias, Gestão, Ciências Humanas e Saúde, nas modalidades presencial, semipresencial e EAD, além de técnicos e pós-graduação, e mais de 200 cursos livres (de curta duração) por meio da plataforma Uniftec Online. São mais de 10 mil alunos entre todas as suas instituições. Fundado há 29 anos, tem como foco o Ensino Superior de qualidade e voltado para a tecnologia e inovação. O empreendedorismo educacional é estimulado ainda na graduação, por meio de incentivos como Espaço Collider, incubadora e aceleradora de startups. 

 

 

 

 

 

 

Siga nossa agência 🙂

Facebook
Facebook

Siga a AdriSilva

Facebook
Facebook
Please follow and like us: