Instituto de Leitura Quindim participa de painel no CILELIJ

jun 30, 2021 | Press Releases

 

Volnei Canônica é um dos convidados no Congresso Ibero-Americano de Língua e Literatura Infantil e Juvenil, que acontece nos dias 1 e 2 de julho

O presidente do Instituto de Leitura Quindim, Volnei Canônica, é um dos convidados do Congresso Ibero-Americano de Literatura Infantil e Juvenil (CILELIJ) 2021, que acontece na Espanha, nos dias 1 e 2 de julho. Toda a programação do Congresso é online.

Volnei participará do webnar “Vida e obra de uma escritora”, com a autora e artista plástica Marina Colasanti, que falará sobre a vida e obra de Marina, no dia 1º de julho, às 15h (Brasil) e 20h (Espanha). Já no dia 2, na mostra “Projetos Como Nunca”, será apresentado um vídeo sobre o Instituto de Leitura Quindim, em que Volnei fala sobre a instituição, além de comentar sobre as iniciativas, ações e modelo de trabalho.

Sob a pauta de 2021, “As culturas Infantis e Juvenis como nunca te contaram”, o Congresso Ibero-americano de Língua e Literatura Infantil e Juvenil (CILELIJ) é um projeto da Fundação SM que tem o propósito de promover o diálogo e a reflexão sobre a cultura literária infantil e juvenil na Ibero-América. Este evento único é um fórum de reflexão cultural para propor iniciativas de promoção da leitura e divulgar uma dimensão global do que cada país faz nesta área.

Pela primeira vez participando do evento, com o convite inúmeras pessoas terão acesso aos projetos e ações desenvolvidas pelo Quindim desde a criação em 2014, conforme avalia Volnei. “Poder apresentar o trabalho do Instituto fora do Brasil, como uma possibilidade de inspirar novos projetos, nos orgulha ao mesmo tempo que traz muita responsabilidade para continuarmos essa trajetória de formação de leitores em nosso país”, afirma.

Também estarão na programação do CILELIJ, nomes como: o filólogo, poeta e membro da Real Academia de História (Espanha), Luis Alberto de Cuenca; o diretor de Arte da SM México, Quetzal León; o coordenador geral de Profissionais da FIL Guadalajara (México); Rubén Padilla; a diretora Executiva do IBBY para a América Latina e Caribe (Chile), Luz Yennifer Reyes, entre outras personalidades da arte, literatura e cultura Ibero-Americana.

A programação completa do CILELIJ 2021 pode ser conferida no site oficial https://cilelij.fundacion-sm.org/pt/.

Sobre a Fundação SM

A Fundação SM nasceu em 1977, com o objetivo de compartilhar com a sociedade os benefícios da atividade empresarial da SM para melhorar a qualidade da educação. Para a Fundação, investir em educação é a melhor maneira de contribuir para o desenvolvimento integral das pessoas. Seu propósito é orientado para o bem comum e para o serviço à sociedade de transformar o mundo com educação e cultura.

Entre as importantes ações desenvolvidas pela Fundação estão a criação das seguintes premiações: Prêmio Barco a Vapor (tem por objetivo revelar e valorizar os novos talentos); Prêmio Professores do Brasil (reconhece a atuação de professores da educação básica); Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos (reconhece experiências que promovem os Direitos Humanos); Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil (valoriza a trajetória do escritor Ibero-Americano de literatura infantil e juvenil); Catálogo Ibero-Americano de Ilustração (Prêmio Ibero-americano de Ilustradores) e Prêmio Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos.

Atualmente, a Fundação SM desenvolve atividades nos dez países onde as empresas SM estão presentes: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Peru, Porto Rico e República Dominicana.

 

 

 

 

Siga nossa agência 🙂

Facebook
Facebook

Siga a AdriSilva

Facebook
Facebook
Please follow and like us: