YouBot e Núcleo Sistemas anunciam fusão

jun 21, 2021 | Press Releases

TecnoBridge torna-se a mais nova empresa universitária do Grupo Uniftec 

 

Com três anos em atividade e já considerada referência na área de Inteligência Artificial em Caxias do Sul, a YouBot acaba de dar mais um passo para acelerar a implementação de soluções inovadoras para clientes de diversos nichos de atuação. Em maio, a startup, integrante do Ecoinove Labsecossistema de inovação e tecnologia do Grupo Uniftec, passou por um reposicionamento de mercado que resultou na fusão com a Núcleo Sistemas, outra tradicional empresa caxiense que, desde 1993, atua em áreas como Business IntelligenceAnalytics, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Realidade Mista, Imagens e Vídeos 360 graus e automação de processos robóticos (RPA). 

  

Nasce, assim, a TecnoBridge – Global Digital & IT, cujo Conselho de Administração é formado pelo reitor e fundador do Grupo Uniftec, Claudio Meneguzzi Junior; pelo CEO do Grupo Uniftec, Maurício Barros; e pelo diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Uniftec, Pedro Bocchese. Já a parte operacional é composta, além de Bocchese (CEO), por Vinicius Scur (Head de Business Intelligence e Analytics), Milton Medeiros (Head de Experiência Imersiva), Tiago Martins (Head de RPA), Carlos Antunes (Head de Inteligência Artificial) e Vinicius Vanzin (Head de P&D – Pesquisa e Desenvolvimento). 

 

De acordo com Bocchese, considerando o valuation estimado da YouBot e da Núcleo antes da fusão, pressupõe-se um movimento envolvendo um montante aproximado de R$ 7,4 milhões. Acrescentando as sinergias levantadas no negócio, espera-se da empresa resultante (TecnoBridge), até o fim deste processo de integração, que vai até o fim de 2021), um valuation superior a R$ 9 milhões. TecnoBridge está situada no Ecoinove Labs, instalado junto ao Centro Universitário Uniftec, em Caxias do Sul. 

 

“Com essa nova marca e posicionamento, entendemos que seremos um agente e parceiro importante para as empresas neste momento de transformação digital no setor produtivo. Uma verdadeira ponte de expertise tecnológica para possibilitar aos nossos clientes a utilização da disrupção tecnológica nos negócios como um fator de ganho de produtividade em seus mercados. Estar junto com o Grupo Uniftec, inseridos num contexto educacional, empreendedor e tecnológico, com muito capital humano e tecnologia, em prol do mundo dos negócios, nos habilita ainda mais a um crescimento sustentável e a um posicionamento forte de mercado”, salienta BoccheseCEO da Núcleo Sistemas. 

 

Fundador e analista de IA da YouBot, o engenheiro da computação Carlos André Antunes acredita que a fusão com a Núcleo agrega tanto para as empresas quanto para Caxias do Sul e a região como um todo. “Caxias do Sul está numa corrida tecnológica muito forte, principalmente e graças aos centros de ensino aqui da região e iniciativas empresariais e acadêmicas como o Collider, do Grupo Uniftec, que tenta identificar os problemas das empresas e traz startups para resolvê-los. Isso é muito benéfico. Uma coisa que podemos aprender com o Vale do Silício é que, para se criar um ambiente tecnológico forte, precisamos ter ecossistema. E o ecossistema é feito de várias pessoas, empresas e instituições tentando inovar. Quanto mais pessoas fazendo inovação, melhor para o ecossistema como um todo.”  

 

Um exemplo de iniciativa é o Colliderincubadora e aceleradora de startups do Grupo Uniftec, que busca entender os problemas da indústria e encontrar e capacitar startups para que sejam capazes de solucioná-los. Além disso, outras iniciativas de cunho acadêmico, como a iniciação científica e o estágio acadêmico, preparam os alunos para atuar com tecnologias de ponta em conjunto com as startups do grupo. 

 

Pesquisa e Desenvolvimento 

 

A chegada da Tecnobridge ocorre na esteira da implantação do Departamento de Pesquisa & Desenvolvimento do Grupo Uniftec e da Ecoinove Holding Educacional. Pensado como um motor de inovação, principalmente com base em novas tecnologias para aceleração tecnológica e científica, o novo setor tem o objetivo de fornecer pesquisas, soluções de transformação digital e novos modelos de negócio tanto para o Grupo Uniftec quanto para empresas parceiras e a sociedade. Os atores desse motor serão os alunos, professores, comunidade, empresas, poder público e arranjos produtivos locais (APLs). 

 

“Trabalharemos com foco na formação, conhecimento, pesquisa aplicada e não aplicada, empreendedorismo, ciência de dados, automação robótica, cultura, integração e inteligência artificial para visão computacional”, explica Pedro Bocchese, diretor do Departamento de P&D do Uniftec. 

 

Atualmente, o departamento trabalha em projetos de robotização com uso de Inteligência Artificial, mapeamento digital, plataforma omnichannel para multilojas, reconhecimento facial para avaliação de sentimentos, assistentes virtuais comerciais sob o conceito shipping then buy e aulas utilizando realidade virtual com estruturas multiplayer. 

 

Fotos em anexo. 

Carlos André Antunes (E), Claudio Meneguzzi Júnior e Pedro Bocchese (D) estão à frente da TecnoBridge 

Mais nova empresa universitária do Grupo UniftecTecnoBridge está localizada no Ecoinove Labs 

Crédito: Alex Trein Gil 

 

Sobre a YouBot 

YouBot nasceu em 2018 após um trabalho como consequência de um grupo de pesquisa do Uniftec focado em Inteligência Artificial no qual os acadêmicos desenvolveram um chatbot para a área de matemática. Na época, os alunos desenvolveram um assistente virtual por meio do qual eles alunos conseguiam mandar uma questão em linguagem natural do mesmo jeito que estava no livro e o próprio bot transformava em uma equação, resolvia e dava o passo a passo para o aluno. Após o período acadêmico, os estudantes foram convidados pelo Grupo Uniftec para aplicar o conhecimento obtido na pesquisa em produtos para empresas, surgindo a startup como empresa universitária. 

  

Sobre a Núcleo Sistemas 

A Núcleo Sistema nasceu em 1993, em Caxias do Sul, com foco no desenvolvimento de sistemas de gestão (ERP). Algum tempo depois, implementou a vertical de Business Intelligence e Analytics. Recentemente, duas novas verticais foram acrescentadas ao portfólio: Experiência Imersiva, que Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Realidade Mista e Imagens e Vídeos 360 graus, e Automação de Processos Robóticos (RPA), implementando robôs para automações internas. Entre os principais clientes destacam-se Randon, Castertech, Marcopolo, BrametalSimrede, FEMSA Coca-Cola, Saccaro Móveis, Viprado, Hospital Tacchini, Grupo Uniftec e Cooperativa Pradense. Atualmente, a Núcleo está situada em Caxias do Sul, Antônio Prado e Itajaí (SC). 

 

Sobre o Grupo Uniftec 
O Grupo Uniftec é formado por instituições de Ensino Superior localizadas no Rio Grande do Sul. Atualmente, possui seis unidades presenciais – uma em Caxias do Sul (sede), duas em Bento Gonçalves, duas em Porto Alegre e uma em Novo Hamburgo – e 15 polos EAD espalhados pelo Rio Grande do Sul e Exterior. O portfólio de cursos conta atualmente com mais de 90 opções nas áreas de Tecnologia da Informação (TI), Engenharias, Gestão, Ciências Humanas e Saúde, nas modalidades presencial, semipresencial e EAD, além de técnicos e pós-graduação, e mais de 200 cursos livres (de curta duração) por meio da plataforma Uniftec Online. São mais de 10 mil alunos entre todas as suas instituições. Fundado há 29 anos, tem como foco o Ensino Superior de qualidade e voltado para a tecnologia e inovação. O empreendedorismo educacional é estimulado ainda na graduação, por meio de incentivos como Espaço Collider, incubadora e aceleradora de startups, surgindo, assim, a Ecoinove Holding Educacional. 

 

Siga nossa agência 🙂

Facebook
Facebook

Siga a AdriSilva

Facebook
Facebook
Please follow and like us: