“Tanta Chuva no Céu”, de Volnei Canônica e Roger Ycaza, é premiado na Rússia

jun 17, 2021 | Press Releases

O livro “Tanta Chuva no Céu”, estreia do presidente do Instituto de Leitura Quindim, Volnei Canônica, ilustrado pelo equatoriano Roger Ycaza, foi um dos ganhadores do Image of the Book, XIV Concurso Internacional de Ilustração e Design de Livros. A premiação é realizada pelo Ministério de Desenvolvimento Digital, Comunicações e Mídia de Massa da Federação Russa, em parceria com a Associação de Ilustradores e Designers de Livros da União de Artistas de Moscou.

O anúncio dos ganhadores foi feito nesta terça-feira (15), pela ilustradora Anastasia Arkhipova, presidente do júri. Devido à pandemia de coronavírus, foram revelados os ganhadores das edições de 2020 e 2021.  “Tanta Chuva no Céu” (Editora do Brasil) foi premiado na categoria Ilustrations for the Works for Children and Youth (Ilustração de Livros para Crianças e Jovens), referente a 2021.

“Recebi esse anúncio com estrema alegria e gratidão. É o reconhecimento de um trabalho realizado com muito carinho e dedicação em parceria com o meu amigo Volnei. Espero que possamos celebrar outras tantas alegrias com essa obra”, revela Ycaza.

Outros quatro trabalhos brasileiros foram premiados: Desaforismos (Maralto), de Raquel Matsushita; Quantas gotas tem a chuva? (Panda Books), de Renata Bueno; A nave vai (Barbatana), de Rodrigo Visca e Jorge Du Peixe; e Ela nasceu Clarice (Compor), de Ana Rapha Nunes e Ana Laura Alvarenga.

“O livro “Tanta chuva no céu” está construindo uma trajetória linda. É uma honra essa parceria com o Roger Ycaza, um artista tão talentoso e versátil. Me sinto privilegiado e extremamente grato”, afirma Volnei.

Além de Anastasia Arkhipova, o júri do Image of the Book é formado pelos especialistas russos Juri Pulja, Danis Davidov, Alexander Voropaev, Tatiana Kosterina, Vasily Vlasov e Alexander Koshkin. Também integram a comissão alguns convidados internacionais, como Roger Mello (Brasil), Josep Antoni Tassies Penella (Espanha), Viive Noor (Estônia) e Pavel Tatarnikov (Belarus).

Sobre o livro

“Tanta Chuva no Céu” retrata os desafios que uma menina precisa enfrentar para redescobrir a vida e iniciar um novo ciclo. Uma história repleta de belas imagens e emoção, e que, de modo poético, fala sobre infância, perda e superação. A narrativa sensível e tocante contrapõe com os traços fortes e de cores vibrantes do ilustrador Roger Ycaza.

Em março deste ano, o livro foi anunciado como um dos 13 escolhidos para receber o prêmio Selo Distinção Cátedra Unesco de Leitura. A honraria é dada pelo Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio (iiLer) e pela Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, com o compromisso de registrar o melhor da produção em Literatura Infantil e Juvenil, considerando a pluralidade da produção.

 

Siga nossa agência 🙂

Facebook
Facebook

Siga a AdriSilva

Facebook
Facebook
Please follow and like us: