9ª Grande Prova Vinhos do Brasil abre inscrições, celebrando a melhor safra da história

ago 26, 2020 | Atualidades, Comportamento

A maior prova às cegas de vinhos brasileiros disponíveis no mercado acontecerá entre os dias 26 e 29 de outubro, no Rio de Janeiro, e celebra ano inigualável no crescimento do consumo e apreço pelos vinhos brasileiros

 

A 9ª edição da Grande Prova Vinhos do Brasil (GPVB 2020) está sendo preparada de forma extremamente diferenciada, seja pelo delicado momento pelo qual o mundo passa, seja pelo ótimo momento da indústria nacional de vinhos. E a maior e mais respeitada prova às cegas de vinhos disponíveis no mercado nacional começa a receber as amostras, mantendo a tradição de ter os exemplares degustados por um time de renomados especialistas, aferindo assim plena confiança aos resultados. As inscrições são gratuitas, um grande diferencial nesse tipo de iniciativa, e seguem até o dia 16 de outubro.

Marcelo Copello, presidente do júri da GPVB 2020, ressalta que hoje há muitas medalhas e prêmios no mercado, mas nenhum outro é tão relevante para os vinhos do Brasil quanto a Grande Prova. “Manter a crescente participação, aferindo safras sequencialmente de melhor qualidade é o desafio da GPVB 2020”, enfatiza.

O certame acontecerá no Hotel Vila Galé, na Lapa, no Rio de Janeiro, entre os dias 26 e 29 de outubro e atenderá as criteriosas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de decretos locais.

Em sua primeira edição, em 2012, a GPVB recebeu 284 amostras de vinhos de 46 vinícolas, atingindo em 2019 seu o recorde absoluto de 1072 amostras, com números auditados, sendo 1034 vinhos e 38 sucos de uva, de 122 vinícolas. Os sucos de uva tiveram sua primeira participação em 2016 e neste ano será realizada a 5ª Grande Prova Sucos de Uva do Brasil. Em 2020, o número de categorias ganha mais quatro novidades: o espumante tinto, e três classes de Orgânicos/naturais/biodinâmicos: tintos, brancos e espumantes

Deunir Luis Argenta, presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), entidade apoiadora da GPVB 2020, aponta que a entidade acompanha a trajetória da Grupo Baco Multimídia e sabe do quão valioso tem sido este trabalho e o quanto tem relação direta com a valorização e divulgação do vinho brasileiro. “Falando mais especificamente da Grande Prova de Vinhos do Brasil, temos ciência da grande visibilidade que o evento traz para nossos vinhos, espumantes e sucos de uva. É uma realização imensurável que se tornou tradicional no calendário de eventos do setor vitivinícola brasileiro. Temos convicção da importância do evento, auxiliando na disseminação da cultura do vinho nacional. Evoluímos e alcançamos o reconhecimento da qualidade, mas temos ainda um longo caminho pela frente, atraindo novos públicos e ampliando este universo de apreciadores. O Brasil vitivinícola é imenso. Temos 26 regiões produtoras e o brasileiro está descobrindo esta diversidade”, observa.

Interessados em participar podem solicitar a ficha de inscrição pelo imprensa@bacomultimidia.com.br.

 

A melhor safra de todos os tempos

A safra 2020 é considerada por todos como a melhor de todos os tempos, como atesta o presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Daniel Salvador. “Estamos diante da safra das safras. Esta vindima foi bela, uma escultura, um monumento que a natureza nos deu. É um misto de alegria e satisfação que emociona. Não se faz um vinho sozinho. E este ano, a mãe natureza fez a sua parte de forma esplêndida. Agora, nós, enólogos, precisamos ter a sensibilidade e o conhecimento suficientes para gerar o melhor vinho com equilíbrio, sintonia”, destaca.

E o motivo de comemoração de Salvador também reflete em números de mercado impressionantes. De janeiro a junho de 2020, boa parte em período de pandemia, os vinhos finos nacionais cresceram 50% em vendas em comparação ao ano anterior, contra alta de 8% dos importados. O bom resultado, aumentou a participação do mercado em 18%. O mercado do vinho já alcança 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB), com R$ 16 bilhões, oriundo dos 380 milhões de litros vendido em 2019, número que deve aumentar significativamente em 2020.

Diante de tantas boas notícias, a GPVB 2020 sabe da responsabilidade e do desafio de aferir safras sequencialmente de melhor qualidade. “A Grande Prova deste ano será muito especial, terá uma safra histórica – considerada a melhor de todos os tempos, e soma-se ao forte crescimento do consumo e apreço pelos vinhos brasileiros. Temos que aproveitar esse momento positivo e consolidar de vez o posicionamento dos Vinhos do Brasil”, ressalta Sergio Queiroz, jurado, diretor do Grupo BACO.

 

Selo e premiação

 

A novidade da edição 2020 será a divulgação dos grandes vencedores logo após a conclusão da GPVB 2020, em evento no dia 31 de outubro, consagrando a abertura do Rio Wine and Food Festival 2020. O evento seguirá rigorosamente as orientações da OMS e os vinhos poderão ser conhecidos e experimentados em primeiríssima mão e comprados, com descontos atrativos.

 

Sobre o Grupo BACO Multimídia

O Grupo BACO Multimídia, idealizador e organizador da Grande Prova Vinhos do Brasil, é uma empresa de comunicação, consultoria e inteligência de mercado que tem na geração de conteúdo e nos eventos sua plataforma de atuação. É responsável pela edição da revista BACO, do Anuário Vinhos do Brasil, entre outros produtos editoriais, além de uma série de eventos no Brasil e no exterior. Destaque para o Rio Wine and Food Festival, que vem sendo realizado há sete anos na cidade do Rio de Janeiro.

 

Conheça as categorias que serão avaliadas

 

1- Espumante Brut Branco Champenoise

2- Espumante Brut Branco Charmat

3- Espumante Brut Rosé Champenoise

4- Espumante Brut Rosé Charmat

5- Espumante Extra-Brut Branco (Charmat e Champenoise)

6- Espumante Extra-Brut e Nature Rosé (Charmat e Champenoise)

7- Espumante Nature Branco (Charmat e Champenoise)

8- Espumante Prosecco/Glera (Charmat e Champenoise)

9- Espumante Demi-Sec Branco Champenoise

10- Espumante Demi-Sec Branco Charmat

11- Espumante Moscatel Branco

12- Espumante Moscatel e Demi-Sec Rosé (Charmat e Champenoise)

13- Espumante Tinto

14- Branco Chardonnay

15- Branco Sauvignon Blanc

16- Branco Gewurztraminer

17- Branco Riesling Itálico e Renano

18- Branco Moscato

19- Branco Viognier

20- Branco de Outras Castas e Cortes

21- Tinto Cabernet Sauvignon

22- Tinto Merlot

23- Tinto Tannat

24- Tinto Cabernet Franc

25- Tinto Pinot Noir

26- Tinto Syrah

27- Tinto Marselan

28- Tinto Malbec

29- Tinto Touriga Nacional

30- Tinto Teroldego

31- Tinto Sangiovese

32- Tinto Tempranillo

33- Tinto Ancellotta

34- Tinto Petit Verdot

35- Tinto de Outras Castas

36- Tinto Cortes

37- Tinto Super Premium (acima ou igual a R$ 150)

38- Bag in Box

39- Rosé

40- Doces e Fortificados

41- Suco de Uva Integral Branco

42- Suco de Uva Integral Tinto

43- Orgânico/naturais/biodinâmicos tintos

44- Orgânico/naturais/biodinâmicos brancos

45- Orgânico/naturais/biodinâmicos espumantes

Siga nossa agência 🙂

Facebook
Facebook

Siga a AdriSilva

Facebook
Facebook
Please follow and like us: