Parceria entre Sicredi Pioneira RS e startup oferece ferramenta de gestão a produtores rurais

ago 18, 2020 | Press Releases

Projeto-piloto deve beneficiar propriedades da Serra Gaúcha, a maior produtora de frutas e olerícolas do Rio Grande do Sul

 

     Para atender a uma demanda crescente de seus associados do Agronegócio, disponibilizando soluções que possam otimizar processos de trabalho e recursos a toda cadeia de valor, a Sicredi Pioneira RS estreitou parceria com a Elysios Agricultura Inteligente – uma startup validada pelo AgTech Garage, um dos principais hubs de inovação no segmento Agro em nível mundial. A iniciativa parte de um projeto-piloto, onde a Elysios vai ofertar o aplicativo Demetra para 50 produtores rurais associados, que serão selecionados, inicialmente, entre cinco agências da cooperativa de crédito.

     Durante o período de seis meses, eles poderão testar de forma exclusiva, única e sem quaisquer ônus, esta ferramenta que permite a gestão da rastreabilidade das culturas produzidas, por meio dos lançamentos informados pelo agricultor ao sistema. Trata-se do Caderno de Campo Digital, nada mais que o caderno de anotações referente à propriedade, que costuma ser preenchido manualmente, porém no formato digital e otimizado, facilitando a compilação de dados. O produtor associado poderá repassar as informações do seu celular, mesmo estando off-line. As anotações permanecem salvas até que ele chegue a um local onde há sinal de conexão para internet, possibilitando que atualize e importe os dados automaticamente.

O que é o Caderno de Campo Digital

     São soluções como rastreabilidade e otimização de insumos, com visualização em tempo real dos acontecimentos do cultivo. O Caderno de Campo Digital viabiliza que o produtor dedique seu tempo nos cuidados do manejo da planta, enquanto a tecnologia faz o levantamento e controle, com segurança, das estimativas e variáveis da lavoura.

      A solução desenvolvida pela Elysios foi criada por um grupo de ex-alunos da UFRGS, com foco inicial no setor de frutas, verduras e legumes – justamente os tipos de cultivos mais prevalentes na Serra Gaúcha, maior produtora de frutas e olerícolas do Rio Grande do Sul que abrange a área de ação da Sicredi Pioneira RS. No entanto, a ferramenta também pode ser adaptada conforme a necessidade de cada cultura. “A startup já participou de projeto-piloto anterior com outra cooperativa, sendo muito elogiada pelos agricultores que experimentaram os resultados de suas soluções. Por isso estamos confiantes, mesmo nesta fase preliminar, a qual os 50 produtores rurais associados estão sendo identificados”, relata Carlos Martinho Berres, assessor do Segmento Agronegócio da Sicredi Pioneira RS. Ele prevê que o Caderno de Campo Digital comece a ser utilizado em setembro, logo após os usuários selecionados concluírem uma capacitação para aprenderem a operacionalizar o sistema.

    Além do Caderno de Campo Digital, outras soluções serão oferecidas pela Elysios, a exemplo da gestão de custos, emissão de nota fiscal eletrônica e relatórios de clima. “A Sicredi Pioneira possui um olhar à frente sobre a importância da adoção de tecnologias no campo. Acreditamos que esta parceria vai valorizar a produção de frutas e hortaliças da Serra Gaúcha, ajudando os produtores na gestão da propriedade e comprovando a qualidade de nossos cultivos”, completa o diretor Comercial da Elyisos Agricultura Inteligente, Mário Apollo Brito. Primeira cooperativa de crédito da América Latina, a centenária Sicredi Pioneira RS reitera sua proposta de fomentar a produção rural e impulsionar a agricultura familiar, contribuindo na construção de comunidades melhores.

Please follow and like us: