Utilização de quatro linhasCaso você seja questionado se já ouviu o termo Feng Shui e a primeira ideia sobre o tema for um cristal, um buda ou um elefante, saiba que essa técnica representa muito mais e ensina que o espaço de fora reflete o espaço interior do indivíduo e por meio da utilização consciente dos espaços é possível manter a energia em equilíbrio e o ambiente em harmonia, atraindo bem-estar e saúde.

O Brasil está descobrindo o Feng Shui e muitos profissionais da área de arquitetura e decoração incorporaram princípios dessa filosofia aos seus projetos, inclusive com consultorias especializados em diagnósticos individuais para os interessados. “Cada espaço é como uma impressão digital uma identidade única, uma marca individual que leva em consideração diversos aspectos. Embora as áreas construídas possam ser semelhantes, nenhum histórico se repete no tempo e no espaço”, explica Lisi Caberlon, arquiteta, urbanista e especialista em Feng Shui há sete anos.

Por meio de quatro linhas, que abarcam a análise externa da construção, o Ba-Guá, o estudo da bússola e o mapa energético pessoal, Lisiane trabalha o Feng Shui com o realinhamento de móveis, objetos decorativos e a utilização de cores, formas e texturas como fortes aliados na harmonização de ambientes. As cores nos ambientes, por exemplo, podem ser utilizadas para transmitir emoções e sensações que provoquem sentimentos nos habitantes e visitantes de um espaço. “Quando trabalhamos um ambiente com os princípios do Feng Shui, nosso objetivo é estabelecer equilíbrio e harmonia por meio de valores intuitivos e emocionais, com significado analítico, lógico e funcional do espaço e das formas”, ressalta Lisi.

Estamos sempre à procura de um lugar mais harmônico e auspicioso para viver e trabalhar. Cada ambiente da casa funciona como órgãos no corpo humano, como um organismo vivo: a sala é o coração da casa, o quarto de dormir é o lugar em que as energias são repostas, a cozinha é o pulmão da casa, o banheiro funciona como os rins da casa. “A casa em que habitamos tem um significado muito importante ao longo de nossas vidas. É o núcleo de convergência do encontro com a família, dos objetos e gostos pessoais, de nossa maneira de viver, do seu estilo pessoal”, explica a arquiteta e urbanista.

Significado do Feng Shui

A combinação das palavras Feng Shui é baseada em elementos da natureza (vento e água) e representa o fluxo da matéria fluída e densa em movimento constante, assim como o processo no corpo físico (respiração e circulação). No Feng Shui trabalha com a harmonização dos ambientes alinhando a pessoa a casa.  A prática é chinesa e também tibetana e é aplicada há mais de 5.000 anos pela humanidade.

Sobre Lisiane Caberlon

Há sete anos, a interação com as demandas dos clientes e a paixão pelo design de interiores despertaram na arquiteta a vontade de ir além das técnicas de decoração e arquitetura. Lisi especializou-se em Feng Shui e, desde então, seu portfólio de serviços foi ampliado e seus projetos ganharam o diferencial da harmonização de ambientes por meio dessa técnica.

Formada há 13 anos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), atua em projetos de arquitetura de interiores e também projetos arquitetônicos residenciais, comerciais e industriais na Serra e no Litoral gaúchos.

 

Please follow and like us: