Oval 100 Encaixe - sinalsulA mais tradicional família de faróis de trabalho para máquinas agrícolas em todo mundo, a OVAL 100, fabricada pela alemã Hella, passará a ser produzida no Brasil por meio da Sinalsul, indústria de autopeças sediada em Caxias do Sul (RS).

A cooperação está sendo anunciada nesta quinta-feira, 31 de agosto, durante o 9º Simpósio SAE Brasil de Máquinas Agrícolas, evento setorial de grande relevância que ocorre anualmente na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre. Em um estande integrado pelas duas empresas foi apresentado um vasto portfólio de avançadas soluções para um dos segmentos mais importantes da economia brasileira.

Com previsão de início de venda de 10 modelos de faróis OVAL 100 no Brasil a partir de janeiro de 2018, a Sinalsul vem passando por uma série de auditorias por parte da Hella para atender a padrões globais de produção da linha de produtos. No moderno parque fabril da empresa caxiense, a divisão Special OE da Hella encontrou estrutura e equipe ideais para uma cooperação que visa acolher às demandas não atendidas, abrindo novas possibilidades aos fabricantes nacionais não apenas de maquinário agrícola, mas também de construção, ônibus e caminhões.

Com previsão inicial de fabricar 40 mil faróis por ano, a Sinalsul estima ampliar em 10% seu faturamento a partir do início da produção. De acordo com Leonardo Bortolotto, diretor comercial da Sinalsul, a cooperação com a Hella para a fabricação da linha de faróis valida a consolidada posição da empresa gaúcha como referência em iluminação automotiva no mercado nacional em reposição de autopeças e avaliza o seu potencial de desenvolvimento e customização de sistemas de iluminação, peças plásticas e lanternas na América Latina, totalizando mais de quatro mil produtos em seu portfólio. “Atuamos com a intenção de atender aos mais exigentes e diversificados mercados, por isso a preocupação com a tecnologia sempre esteve muito presente. Dessa forma, contamos com uma estrutura interna completa com setores de design, projeto, matrizaria, produção e homologação de produtos”, explica.

A liderança tecnológica no segmento automotivo e a transferência desse know how ao segmento de veículos comerciais e fora de estrada garantem à Hella posição única no setor, porém a demanda por customizações requeria uma estrutura local com qualidade e agilidade correspondentes à expectativa de mercado. “Estamos viabilizando a produção nacional de itens atualmente importados da Europa, oferecendo um produto de qualidade mundial com valores mais competitivos, possibilitando assim até mesmo a futura exportação a partir do Brasil. Esse é o primeiro passo – os próximos dependem de nossos clientes”, diz Carlos Metzler, da Hella.

Sobre a Hella

Com 38 mil funcionários, faturamento global de 6,6 bilhões de euros e 125 endereços em mais de 35 países, a multinacional alemã, fundada em 1899, está presente no Brasil desde o início da indústria automotiva nacional, fornecendo os faróis e lanternas dos primeiros veículos montados localmente na década de 1950. A empresa familiar, que originalmente produzia faroletes para charretes e carruagens, desenvolveu, entre outros, o pioneiro farol elétrico, a distribuição assimétrica de luz (que evita que motoristas do lado oposto sejam cegados), os faróis automotivos xênon de LED, os faróis matrix e atualmente trabalha em faróis de cristal líquido de alta definição. Além disso, a Hella é líder em gerenciamento de energia de baterias automotivas, pedais, sensores e sistemas eletrônicos com módulos de conforto e unidade de gerenciamento de fluxo de combustível – esses dois últimos atualmente produzidos também no Brasil em Indaiatuba (SP). Além dessa posição de destaque, a Hella tem forte atuação global e local no mercado de reposição e no segmento de veículos comerciais e fora de estrada. A atuação independente no Brasil foi iniciada em 2011 quando da fundação da Hella do Brasil em São Paulo. A expansão do escritório comercial aconteceu em 2014 e a inauguração de sua fábrica de componentes eletrônicos se deu em 2016. Na fase mais aguda da crise regional, a estratégia foi e segue sendo acredita e investir no Brasil.

Sobre a Sinalsul

Há 21 anos no mercado brasileiro, a Sinalsul Indústria de Autopeças Ltda possui sede em Caxias do Sul (RS), cidade localizada a 100 quilômetros da capital Porto Alegre, e atua em todo o território nacional, além de exportar para a América Latina. Com 145 funcionários, conta com moderno parque fabril de seis mil metros quadrados. No mercado de reposição, a marca, que é sinônimo de confiança e qualidade, atua por meio de distribuidores e na indústria com fabricantes de implementos rodoviários e encarroçadoras de ônibus. Em 2009, a Sinalsul investiu em um laboratório de fotometria próprio, equipado com módulos para medições foto e colorimétricas de lanternas e retrorrefletores, agilizando o processo de homologação de seus produtos. A partir de 2013, passou a contar com uma linha de montagem de placas eletrônicas. Em 2014, conquistou certificação de produção auditada pela UCA (Espanha), atendendo, assim, às normas europeias de iluminação e garantindo os métodos de controle da sua produção. O ano de 2015 foi estratégico para a empresa, pois fortaleceu sua engenharia e design e criou um departamento exclusivo para as tratativas de novos negócios. E, neste ano de 2017, três importantes investimentos foram realizados: aquisição de moderno centro de usinagem alemão, prototipadora 3D e laboratório de fotometria apto para fazer medições de faróis. Esses incrementos reforçam ainda mais a capacidade de desenvolvimento da empresa.

 

 

Please follow and like us: