Todos os dias surgem centenas de novos aplicativos e novas ferramentas que nos ajudam a criar diferentes conexões e a buscar resultados positivos para os nossos clientes. Por isso é natural e tentador marcar presença em todas as mídias sociais, principalmente naquelas mais consolidadas, como é o caso do Twitter. Mas será que o caminho é ser onipresente?
Marcas não precisam estar em todos os lugares ao mesmo tempo.
Afinal, o seu público não está.
Uma coisa que aprendemos no branding é que posicionamento é foco. Foco é uma escolha. E como tudo na vida, toda escolha gera também uma renúncia. A sua marca não precisa ter perfil em todas as mídias sociais. Você não precisa usar todos os aplicativos de produtividade do mercado. Você não precisa vender tudo para todo mundo. Antes de investir tempo e dinheiro, responda-se: 1) Essa plataforma faz sentido para a minha marca? 2) O meu público é ativo nessa mídia social? 3) Terei retorno suficiente para investir recursos nessa plataforma? (Essa pergunta nos leva ao tópico seguinte).
Só acredite, vendo.
O famoso bordão do Sílvio Santos vem bem a calhar. Como posso falar bem ou mal de determinada plataforma se nunca testei ou sequer estudei sobre o assunto. “Eu só acredito, vendo!” Você não precisa lançar o seu perfil e espalhar pelos quatro cantos antes de ter a certeza de que aquela plataforma atende a todas as suas necessidades, sejam elas comerciais ou de construção de marca e relacionamento. Mas é preciso testar. Comece aos poucos, estude, teste e descubra se aquele caminho faz sentido. Em outras palavras, não é necessário mergulhar de cabeça na piscina. Coloque os pés e veja se a escolha faz sentido ou não passa de uma fria. Contudo, não existe fórmula mágica. Algumas vezes você pode dar algumas braçadas até que a água fique quentinha. Vai depender do clima e dos diversos fatores internos e externos.
Não tenha medo de mudar a direção
Se depois de estudar, testar e analisar os prós e contras sobre a sua presença em determinada plataforma, você avaliar que não faz mais sentido para a sua marca estar ali, não hesite em deletar o seu perfil. Muitas empresas pecam nessa parte e acabam deixando rastros perigosos em termos de branding. É como se você abrisse uma loja de sapatos e resolvesse parar de vender naquele ponto, pois verificou em sua análise de vendas que o público não está realmente nas redondezas. Você, então, demite a equipe, desiste de alimentar o estoque, mas esquece de tirar a sua marca da fachada. O que acontece? Imediatamente a sua marca passa a ser vista pelos arredores como a loja de sapatos que faliu. Não interessa para o consumidor que você está abrindo novas lojas com lançamentos imperdíveis em outros locais. O público é como você, só acredita no que vê. Trabalhar percepção e valor de marca é escolher com sabedoria todos os seus pontos de contato. É por isso que deletamos a nossa conta no Twitter. Queremos focar os nossos esforços nas plataformas que geram mais engajamento e fazem mais sentido para a nossa marca. Simples assim! J Curta a nossa página no Facebook, siga os nossos perfis no Instagram e no Linkedin, e não esqueça de nos acompanhar por aqui. Até o próximo artigo! 😉