Curso de degustação para as mulheres é sucesso garantido. Foto: Bárbara Lipp

Curso de degustação para as mulheres é sucesso garantido. Foto: Bárbara Lipp

Se restava alguma dúvida quanto ao interesse do público feminino pelos derivados da uva, a programação de Flores da Cunha para o Dia do Vinho encarrega-se de acabar com qualquer resquício dela. Das 24 vagas iniciais, que seriam as permitidas pelas dimensões da sala designada para o Curso de Degustação de Vinho para mulheres já há um excedente de 10 inscritas. A atividade está marcada para sexta-feira (22), às 19h, na Escola de Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul (UCS) sediada no município.

“A gente bota mais umas cadeiras e vai! A população está ávida para aprender sobre vinho. Na França, inclusive, há estudos demonstrando isso, é um fenômeno mundial. As pessoas gostam de aprender mais sobre vinho. Pouquíssimos produtos desfrutam desta percepção. As entidades precisam trabalhar esta curiosidade. Temos de atender esta expectativa do consumidor”, conclama o enólogo Darci Dani. Pelo segundo ano consecutivo, ministrante do curso que estreou na programação em 2014 e já virou sucesso.

As inscrições são gratuitas e quem quiser obter mais informações e saber a respeito da disponibilidade de novas vagas deve buscar a Secretaria de Turismo de Flores da Cunha, no Centro Administrativo Municipal, ou pelo fone (54) 3292.1722, ramal 216.

Também diretor executivo da Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi) e conselheiro do Ibravin, Dani revela que procurou montar uma atividade para desmistificar e facilitar o consumo do vinho desde a compra, antes mesmo de ir à boca.

“Na verdade, é uma conversa para responder a algumas dúvidas das pessoas. Eu programo para uma hora, mas muitas vezes avança para hora e meia em função dos questionamentos do pessoal. E esta é uma diferença importante entre homens e mulheres: as mulheres são mais curiosas, extrovertidas. Os homens não falam, têm receio de mostrar que não sabem. As mulheres não têm medo. Elas perguntam mesmo”, comenta o enólogo.

Tradição nas ruas

Tradição é sucesso garantido. Foto: Bárbara Lipp

Tradição é sucesso garantido. Foto: Bárbara Lipp

Em Flores da Cunha, o fim de semana de encerramento do Dia do Vinho ganha significado especial, pois coincide com o feriadão de Corpus Christi, uma das mais consagradas comemorações anuais do município. Em 2014, quando o hábito de celebrar a data com a confecção manual de tapetes feitos com serragem colorida pelas ruas da cidade completou 50 anos, a celebração atraiu cerca de 40 mil pessoas. Quase o dobro da população total do município que, segundo o IBGE, tem aproximadamente 27 mil habitantes.

“Flores da Cunha, como maior produtor de vinho do país, aderiu com muito entusiasmo às festividades do Dia do Vinho. Nossa expectativa é que a edição deste ano supere os ótimos resultado do ano passado. Além de mover nossa cadeia produtiva, o Dia do Vinho tem como diferencial ocorrer de maneira integrada em diversos municípios do Estado, o que sem dúvidas fortalece todo o setor vitivinícola e incrementa o turismo regional. Além disso, durante a última semana do evento, a cidade estará recebendo milhares de visitantes para as celebrações de Corpus Christi, o que permite que possamos atingir um público ainda maior, divulgando o vinho e o enoturismo brasileiro”, avalia o prefeito Lídio Scortegagna.

Sobre o Dia do Vinho
Realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul e pelo Sindicato dos Hotéis Restaurantes Bares e Similares Região Uva e Vinho (SHRBS), o Dia do Vinho é resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo. A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003.

A edição 2015 tem apoio das prefeituras municipais de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Veranópolis, além da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho do Rio Grande do Sul (Sindivinho-RS), Roteiro dos Vinhos de São Roque/SP, Vinhos da Campanha Gaúcha, Atuaserra, Bento Convention Bureau, Caxias do Sul Convention & Visitors Bureau, Phoenix Eventos e Verallia.


Serviço

O que: Curso de Degustação de Vinhos para Mulheres
Quando: sexta-feira (22)
Horário: 19h
Onde: Escola de Gastronomia UCS/ ICIF
(Avenida Vindima, nº 1000 – Parque de Eventos Eloy Kunz)
Inscrições: gratuitas
Vagas: limitadas
Informações: (54) 3292.1722, ramal 216

Please follow and like us: