Adri Silva https://adrisilva.com.br Agência de conteúdo Thu, 21 Jan 2021 01:34:19 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.5.3 https://adrisilva.com.br/wp-content/uploads/2020/01/cropped-2212r4e3-32x32.png Adri Silva https://adrisilva.com.br 32 32 Impactos da pandemia refletem no desempenho das exportações de móveis, em 2020, no RS e Brasil https://adrisilva.com.br/2021/01/19/impactos-da-pandemia-refletem-no-desempenho-das-exportacoes-de-moveis-em-2020-no-rs-e-brasil/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=impactos-da-pandemia-refletem-no-desempenho-das-exportacoes-de-moveis-em-2020-no-rs-e-brasil Wed, 20 Jan 2021 01:28:00 +0000 https://adrisilva.com.br/?p=16994

Impactos da pandemia refletem no desempenho das exportações de móveis, em 2020, no RS e Brasil

 

Estado registrou redução de 9,8% sobre os valores exportados no comparativo a 2019, enquanto o Brasil teve queda de 2,0% no mesmo período. Apesar dos números, perspectivas para 2021 são otimistas

 

         Os impactos da pandemia no comércio exterior foram fortes, reflexo da crise mundial onde as cadeias produtivas foram desorganizadas com significativa queda no consumo, especialmente no segundo trimestre de 2020, e consequente baixa na produção. Nesse cenário, o Rio Grande do Sul teve uma redução de 9,8%, com 178,78 milhões de dólares na exportação de móveis, em relação a 2019; enquanto o Brasil registrou menos 2%, totalizando 679,1 milhões de dólares, no mesmo período. Um dos pólos moveleiros mais expressivos do Estado, Bento Gonçalves teve uma diminuição menor sobre desempenho das exportações, se comparado aos índices do RS e Brasil: em 2020, atingiu 47,6 milhões de dólares em valores exportados, representando menos 0,2%, em relação a 2019.

     As informações foram compiladas do Portal Comex Stat, sistema para consulta e extração de dados do comércio externo brasileiro. De acordo com Eduardo Santarossa, da área de Inteligência Comercial do Sindmóveis/Movergs, em Bento Gonçalves, “os valores em dólares ficaram praticamente estáveis em relação ao ano anterior. Os Estados Unidos estão consolidados como o principal destino dos móveis da região. São destaques também os bons resultados registrados para Peru, Reino Unido, Porto Rico, Equador, França e Emirados Árabes Unidos”, acrescentou. Na análise dos principais mercados do RS pode ser observado um crescimento das exportações em alguns destinos. Além dos Estados Unidos, aparecem ainda Peru, Chile, Porto Rico, Países Baixos (Holanda) e Emirados Árabes Unidos.

            Santarossa lembra que as exportações reagiram de modo muito favorável nos últimos meses, oportunizando a recuperação de parte das perdas durante o segundo semestre de 2020, considerado o pior período para os embarques de móveis. Porém, apesar dos sinais da retomada da trajetória positiva a partir dos níveis pré-pandemia, ainda não foi possível recompor as perdas do ano.

      As previsões para 2021, mesmo com a volatilidade do mercado internacional, são otimistas, sustentadas pela alta demanda por mobiliário e a expectativa da vacinação em massa – com as primeiras doses sendo distribuídas em janeiro – e o esperado controle sobre a pandemia da Covid-19.

 

 

]]>
Aumento de regiões atendidas e reestruturação das equipes marcaram geração de empregos na MATV Sul Eletrônicos https://adrisilva.com.br/2021/01/18/aumento-de-regioes-atendidas-e-reestruturacao-das-equipes-marcaram-geracao-de-empregos-na-matv-sul-eletronicos/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=aumento-de-regioes-atendidas-e-reestruturacao-das-equipes-marcaram-geracao-de-empregos-na-matv-sul-eletronicos Tue, 19 Jan 2021 01:15:00 +0000 https://adrisilva.com.br/?p=16988

Aumento de regiões atendidas e reestruturação das equipes marcaram geração de empregos na MATV Sul Eletrônicos

Empresa caminha na contramão da crise provocada pela pandemia, registrando abertura de postos de trabalho e promoções, entre julho a novembro de 2020

 

            Dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em dezembro de 2020, apontaram que o Rio Grande do Sul teve mais contratações do que demissões no mercado de trabalho formal. Em novembro, o Estado chegou a abrir mais de 29 mil empregos com carteira assinada, apesar da pandemia e os impactos causados na economia do país. A expectativa pela chegada da vacinação e a possibilidade de controle sobre as medidas restritivas de distanciamento e produção sinalizam mais confiança na relação de negócios.

         Há empresas que caminham de acordo com as estatísticas do Caged, a exemplo da MATV Sul Eletrônicos, que registrou, no ano passado, a abertura de vagas, entre aumento no quadro de lotação, criação de novos cargos e promoções provenientes do Plano de Carreira. As oportunidades começaram a surgir entre julho a novembro, dividindo-se em todas áreas e atingindo, praticamente, as sete unidades da empresa, distribuídas nos Estados do RS e Santa Catarina. A ampliação de parcerias e o aumento das regiões atendidas contribuíram para fortalecer esse cenário. “Estamos investindo em ações que visam o crescimento, capacitação e valorização de nossas equipes, que estão sendo reestruturadas para atender as exigências de mercado, além de instituirmos um novo setor, o de Especialistas de Segmentos”, citou a gerente de Recursos Humanos, Giovane Lazzaretti.

         Com vagas preenchidas em 2020, a MATV Sul não descarta a disponibilidade de outros postos de trabalho neste ano, impulsionados por ações de desenvolvimento técnico e humano, a exemplo do Programa Desenvolvimento de Lideranças, voltado às gerências e coordenações, com intuito de aperfeiçoar as competências comportamentais e profissionais. A empresa também conta com o Programa Trainee, que visa à formação de líderes para conduzir equipes no futuro, por meio da retenção e preparo de talentos com capacidade gerencial para assumir posições estratégicas. O Grupo Engaja é composto por funcionários para atuar em atividades de endomarketing, em todas unidades da MATV Sul, melhorando a comunicação interna. Além de ações colaborativas e de aproximação, como o Café da Manhã com o RH e preventivas de saúde e bem-estar das equipes, a MATV Sul criou a Pesquisa Avaliação dos Gestores. Trata-se de uma ferramenta de análise sistemática sobre o desempenho do profissional, junto à atividade que realiza, as metas estabelecidas nos resultados alcançados, potencial técnico; bem como analisar o trabalho do gestor em seus aspectos comportamentais e emocionais.

       As vagas são divulgadas nas redes sociais da empresa, que adotou a plataforma Kretos de recrutamento e seleção, agilizando o processo e a assertividade das contratações.  

 

Distribuidor autorizado Intelbras

       Com quase 36 anos de história e sediada em Caxias do Sul, a MATV Sul Eletrônicos é o maior distribuidor autorizado da Intelbras no Sul do Brasil. Possui a mais completa linha de equipamentos de segurança, telefonia, redes, antenas e energia solar, com filiais em Caxias do Sul, Porto Alegre (uma na zona Norte e outra na zona Sul), Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul, Xangri-lá e Criciúma (SC).

]]>
Comunicado oficial | Adiamento da Fimma Brasil 2021 https://adrisilva.com.br/2021/01/13/comunicado-oficial-adiamento-da-fimma-brasil-2021/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=comunicado-oficial-adiamento-da-fimma-brasil-2021 Wed, 13 Jan 2021 19:37:00 +0000 https://adrisilva.com.br/?p=16984

Comunicado oficial | Adiamento da Fimma Brasil 2021

     A Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) comunica, oficialmente, o adiamento da FIMMA Brasil, que ocorreria em Bento Gonçalves, de 26 a 29 de abril de 2021.

      Essa é uma decisão que parte da diretoria da feira e sua entidade promotora, com o intuito principal de preservar a saúde de todos os nossos públicos de uma exposição à Covid-19, neste momento em que as pessoas anseiam pela imunização.

    Também responde a uma questão sensível de mercado, no qual o ambiente de incertezas, as restrições de viagens e o fluxo nos aeroportos, dificulta para a FIMMA Brasil garantir a qualidade esperada que a feira representa.

       Levando essas questões em consideração e, sobretudo, pesando o compromisso da Movergs para com seus expositores, visitantes e comunidade local, a decisão mais responsável no momento é o adiamento da FIMMA Brasil. Ainda não existe nova data. Brevemente, em conjunto com o expositor, haverá essa definição com ampla divulgação.

         Salientamos que as Rodadas de Negócios virtuais, agendadas para maio de 2021, estão confirmadas, sem qualquer alteração nesse projeto em específico.

     Nossas equipes estão à disposição para sanar quaisquer dúvidas que restem desse anúncio.

Cordialmente,

Rogério Francio | Presidente da Movergs
Euclides Rizzi | Presidente da Fimma Brasil

 

]]>
Grupo L. Formolo divulga balanço de ações em Caxias do Sul durante 2020 https://adrisilva.com.br/2020/12/18/grupo-l-formolo-divulga-balanco-de-acoes-em-caxias-do-sul-durante-2020/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=grupo-l-formolo-divulga-balanco-de-acoes-em-caxias-do-sul-durante-2020 Fri, 18 Dec 2020 19:16:22 +0000 https://adrisilva.com.br/?p=16948

Grupo L. Formolo divulga balanço de ações em Caxias do Sul durante 2020

Atendimentos funerais e doações garantiram assistência a centenas de famílias em Caxias do Sul

 

Na próxima segunda-feira, 21, o Grupo L. Formolo completa 49 anos de fundação. No ano que antecede meio século de atividades nas regiões da Serra e Central do Estado e em breve no Litoral, a empresa proporcionou dezenas de atendimentos à população caxiense.

De janeiro a dezembro, foram realizados 253 funerais gratuitos em atendimento às solicitações da Fundação de Assistência Social (F.A.S). Também foram efetuados outros 134 funerais em parceira com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade, em que famílias que comprovaram o enquadramento em programas sociais puderam contratar o serviço funerário básico completo a baixo custo.

Além dos funerais, o Crematório de Caxias foi credenciado a prestar serviços de cremação e urna funerária para pessoas carentes falecidas pela COVID-19. No total, ocorreram oito cremações e cujo custo foi pago pela prefeitura com 40% de desconto do valor de tabela.

Entre março e dezembro, o Grupo L. Formolo doou cerca de 100 sacos especiais para óbitos para as instituições de saúde atenderem o manejo adequado de corpos vítimas de COVID-19, conforme exigência do Ministério da Saúde. Foram destinadas peças para o Hospital Geral, Hospital Virvi Ramos, Emercor e Hospital São João Bosco de São Marcos.

Mateus Formolo, diretor comercial do Grupo L. Formolo, ressalta que 2020 foi um ano de muitos desafios devido à pandemia da COVID-19. “Foram meses de muita responsabilidade, dedicação e solidariedade, especialmente aos familiares que perderam entes queridos pelo Coronavírus. Agradecemos aos nossos colaboradores pelo empenho em um ano atípico”.

Brechó Solidário AssistPrev Lar São Francisco

Entre 11 e 14 de março, o AssistPrev realizou seu Brechó Solidário AssistPrev Lar São Francisco e arrecadou R$ 9.940,00, dos 2,8 mil itens vendidos a preços que variaram R$ 5,00 a R$ 20,00 de roupas, calçados e acessórios. O valor foi entregue ao lar da Velhice de Caxias do Sul que abriga em torno de 60 idosos.

Grupo L. Formolo

Fundado em 1971 por Laurindo Luiz Formolo, o Grupo L. Formolo conta com seis unidades de atendimento funerário, o Crematório São José de Caxias do Sul, o Cemitério Parque Santa Rita e o Cemitério São José, ambos em Santa Maria, e mais de 40 capelas velatórias instaladas nas suas cidades de atuação. O grupo conta com aproximadamente 150 funcionários.

Nesses 49 anos de história sempre primou pela inovação e qualidade dos serviços prestados, evoluindo em conceito e infraestrutura com o objetivo de disponibilizar um ambiente de muita paz e um atendimento adequado ao momento.

Entre os líderes de mercado no Rio Grande do Sul, o Grupo L. Formolo oferece serviços funerários, cemiteriais e de cremação e está presente em quatro cidades da Serra Gaúcha (Caxias do Sul, sua sede, Bento Gonçalves, São Marcos, Farroupilha) e há três anos em Santa Maria, na região Central do Estado. Em 2021, o grupo também iniciará o atendimento de cremação na cidade de Osório, em uma área construída de 867m², que abrigará duas salas velatórias, em um espaço de 3.217 m², ao lado do cemitério municipal, às margens da Estrada do Mar.

]]>
Agência Sicredi Unisinos conquista 1º lugar na categoria Design Ambiental do 8º Prêmio Nacional Bornancini de Design https://adrisilva.com.br/2020/12/17/agencia-sicredi-unisinos-conquista-1o-lugar-na-categoria-design-ambiental-do-8o-premio-nacional-bornancini-de-design/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=agencia-sicredi-unisinos-conquista-1o-lugar-na-categoria-design-ambiental-do-8o-premio-nacional-bornancini-de-design Thu, 17 Dec 2020 23:45:00 +0000 https://adrisilva.com.br/?p=16972

Agência Sicredi Unisinos conquista 1º lugar na categoria Design Ambiental do 8º Prêmio Nacional Bornancini de Design

 

Foram avaliados critérios de originalidade, aplicabilidade e processo em uma das premiações mais renomadas do país, a partir do projeto arquitetônico da unidade reinaugurada em agosto deste ano, em São Leopoldo

 

        Em agosto desse ano, a Sicredi Pioneira RS reinaugurou sua agência, junto ao campus da Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, com intuito de  estimular uma forma mais próxima de relacionamento, seja para buscar soluções financeiras, quanto realizar atividades individuais ou coletivas, por meio de ambientes colaborativos e dinâmicos, distribuídos numa área superior a 400 metros quadrados. Com projeto assinado pelos arquitetos Daniel Prujá e Liliana Curra, da Fato Arquitetura, a agência Sicredi Unisinos conquistou o 1º lugar (distinção Ouro) na categoria Design Ambiental – Ambientes Comerciais e Corporativos do 8º Prêmio Nacional Bornancini de Design, promovido pela Associação de Profissionais de Design do RS (Apdesign). 

     A premiação comprovou o reconhecimento de uma proposta ousada, um espaço totalmente inovador e interativo para livre acesso da comunidade e do público universitário, incluindo associados e não-associados. Nesta edição, o prêmio teve novidades na estrutura e formatação, além de, por conta do atual cenário de pandemia, adaptar o evento para uma experiência digital, ampliando a abrangência e participação de profissionais e estudantes de todo país. A avaliação dos trabalhos na categoria Design Ambiental priorizou a originalidade (qualidade dos projetos concorrentes, seus elementos e soluções), o processo (aspecto metodológico que se apoia no contexto, no público, no posicionamento da marca e entendimento da comunidade/usuário) e aplicabilidade (verifica se o projeto atende ao briefing, sendo aplicável à realidade). “Isso significa que a proposta da agência é dotada do mais alto nível de qualidade quanto aos critérios estabelecidos. É uma avaliação feita por quem também produz design, ciente do seu valor como meio para impactar positivamente a vida das pessoas”, defende Daniel Prujá.

       O arquiteto credita ao layout disruptivo, que caracteriza um ambiente corporativo inovador, o diferencial para a Agência Sicredi Unisinos ter sido agraciada, considerando o contexto das instituições financeiras. Segundo ele, trata-se de um design inédito no Brasil, que encontra poucos paralelos no mundo. “Percebemos, em alguns países, muitos ambientes de instituições financeiras inovando na maneira de atender seus clientes, introduzindo atividades que produzem espaços híbridos, expandindo as possibilidades do que o usuário pode fazer no local. Um exemplo é uma agência com cafeteria ou áreas de trabalho ou de reuniões, em formatos de coworking. Mas o que foi proposto na unidade Sicredi Unisinos foi além”, aponta. Lá foi disponibilizado café, espaço de trabalho e convivência somados à viabilidade do associado/usuário escolher como desenvolver tais atividades e como quer ser atendido pela equipe de colaboradores. E até mesmo, onde realizar essas ações, já que as imediações da agência congregam o espaço comunitário do campus, podendo ser explorado a partir da infraestrutura que a unidade oferece.

         Os painéis interativos e os cubos abertos e móveis – com rodinhas para facilitar o deslocamento – que contemplam mesas, bancadas, pufes, colchonetes moduláveis e power bank para o carregamento de celulares e notebooks permitem que os associados e a comunidade acadêmica decidam como, onde, o que querem ou precisam fazer. Os cubos ainda possibilitam a montagem de um miniauditório ao ar livre para fins de palestras ou workshops. “É um local que oportuniza ao associado ou usuário “construir” o seu próprio ambiente”, reforça o diretor de Operações da Sicredi Pioneira RS, Eduardo Spier, ao destacar o conceito da agência: priorizar o cooperado e manter-se próxima dele e da comunidade, oportunizando experiências que atendam além das necessidades financeiras. “A partir do nosso entendimento como arquitetos e associados do Sicredi, projetamos o que acreditávamos ser uma agência de cooperativa de crédito, dentro de um campus universitário. Nesse contexto, o ponto alto foi, sem dúvida, a interatividade a serviço do protagonismo do associado”, relata Daniel Prujá.

Quem é José Carlos Bornancini

        A premiação foi instituída em 2006 em homenagem ao professor, engenheiro e designer gaúcho José Carlos Mário Bornancini, referência do design no Rio Grande do Sul e um dos mais expressivos designers brasileiros, com objetivo de reafirmar o papel do design como propulsor de inovação, visando a concretização de uma sociedade melhor para todos. De renome internacional, Bornancini possui algumas de suas criações integradas às exposições permanentes de grandes centros culturais, como o MoMA – Museum of Modern Art de Nova York.

        A Agência Sicredi Unisinos está localizada no campus universitário, próxima à biblioteca. Um belo motivo para visitar esse projeto premiado a serviço da experiência e do relacionamento, sem dispensar a tecnologia de ponta para atendimentos digitais, sempre que necessários.

]]>
Prataviera Shopping abre mais duas lojas em dezembro https://adrisilva.com.br/2020/12/17/prataviera-shopping-abre-mais-duas-lojas-em-dezembro/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=prataviera-shopping-abre-mais-duas-lojas-em-dezembro Thu, 17 Dec 2020 12:27:52 +0000 https://adrisilva.com.br/?p=16944

Prataviera Shopping abre mais duas lojas em dezembro

Com o início das atividades da Match Digital Store e Luana Modas, empreendimento fecha o ano com 37 operações fixas e três lojas temporárias

 

Nesta semana, o Prataviera Shopping anunciou a abertura de mais duas lojas: a Match Digital Store, loja de 21,58m², localizada no térreo; e Luana Modas, localizada no primeiro andar, de 43 m², que atua com moda feminina e masculina.

Enquanto a Digital Store, loja fixa e que comercializa uma diversidade de produtos para celulares, como capas, películas, carregadores, fones, junta-se aos outros 36 negócios que já atuam no empreendimento, a Luana Modas é a terceira unidade a integrar o projeto Prata Pop-up – lojas temporárias.

Entre novembro e dezembro outras duas lojas temporárias foram abertas: a Espaço Verão -By Havaianas, localizada no primeiro andar, em uma área de 46,50m², ficara aberta até o Natal; e a Santrevi, que tem previsão de atendimento até o dia 31 de dezembro, em uma área de 32,75m², no segundo andar.

Octávio Dozza, diretor do Prataviera, destaca que por ser ponto comercial conhecido e consolidado, aliado à atratividade do mix que abriga, ampliou essas qualidades com a iniciativa do Prata Pop-up. “O formato de lojas temporárias tem se mostrado muito conveniente, principalmente para pequenos empresários, pois não demanda os mesmos custos de uma loja fixa e ainda permite uma ampla gama de possibilidades, desde promoções, testagem de produtos, serviços e mercados e até mesmo a oportunidade de criação de novos modelos de negócios. O projeto Prata Pop-up vem sendo um projeto amplo de informação, contato humano e compra, inovando em elementos que interessam ao público, criam e fortalecem relacionamentos e geram bons resultados”, avalia.

 

Projeto Prata Pop-up

Lançado em outubro, o objetivo do projeto Prata Pop-up lojas temporárias tem a intenção de aproximar marcas, tanto grandes como pequenas, de seus consumidores ao promover produtos novos ou sazonais, com o grande diferencial de permitir que o negócio mantenha os custos indiretos acessíveis ao locar espaços de varejo.

Entre as vantagens estão:

Antecede a temporada de datas de final de ano, momento ideal para experimentar;

Permite promover produtos novos ou sazonais, testar um mercado emergente, queimar estoques ou aumentar a consciência de marca;

Além das datas especiais de final do ano, o projeto permite a abertura de lojas temporárias em outras datas, entre elas: volta às aulas, Dia das Mães, Dia dos Pais, ou mesmo ações específicas das marcas e iniciativas que não necessariamente se referem à venda de produto, como, por exemplo, pesquisa de mercado;

As marcas passam a integrar um ambiente de negócios consolidado, qualificado e de grande frequência de público;

Custos baixos quando comparados aos de uma loja física permanente;

Contrato é por tempo reduzido, mínimo de 10 dias, e determinado, sem dificuldades ou burocracias;

Facilita a vida do empresário e diminui consideravelmente os riscos para experimentar um novo fluxo de receita, com produtos e experiências inéditas.

]]>
Agência Scharlau reafirma novo conceito de relacionamento de negócios em São Leopoldo https://adrisilva.com.br/2020/12/14/agencia-scharlau-reafirma-novo-conceito-de-relacionamento-de-negocios-em-sao-leopoldo/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=agencia-scharlau-reafirma-novo-conceito-de-relacionamento-de-negocios-em-sao-leopoldo Mon, 14 Dec 2020 12:56:00 +0000 https://adrisilva.com.br/?p=16959

Agência Scharlau reafirma novo conceito de relacionamento de negócios em São Leopoldo

Com a reinauguração da unidade, em localização mais ampla e ambiente inovador, a Sicredi Pioneira RS preconiza conceito de atendimento, que agrega proximidade e oportunidades de experiências ao associado

 

         A comunidade de São Leopoldo pode conferir, no dia 14 de dezembro, a terceira agência da Sicredi Pioneira RS, sediada no bairro Scharlau, desde fevereiro de 2013, totalmente reestruturada a partir de um novo perfil de atendimento. Nele, o associado não terá somente os produtos e serviços da cooperativa de crédito, enquanto instituição financeira, mas um ambiente que preconiza o relacionamento de negócios e boas experiências, tanto físicas quanto digitais. “Queremos oportunizar espaços que transcendem o padrão bancário, onde os cooperados possam usufruir dos ambientes de acordo com a forma que preferem ser atendidos pela equipe de colaboradores, realizar reuniões de suas próprias empresas ou encontros informais. Esse conceito das agências no município permite maior aproximação entre associados e a cooperativa, com segurança e conforto, fazendo com que se sintam parte dela”, ressalta Eduardo Spier, diretor de Operações da Sicredi Pioneira RS. Segundo ele, o novo perfil de atendimento ganhou ênfase na reinauguração da unidade junto ao campus da Unisinos e na reformulação da agência Centro, transferida para a Rua Lindolfo Collor, 341, durante os meses de agosto e outubro deste ano, respectivamente.

       Adotando um layout moderno, inovador e colaborativo, a agência Scharlau também passa a funcionar em novo endereço, na Rua Thomaz Edison, 2465, esquina com Rua Olinda, de segunda a sexta-feira, das 11 às 16 horas, oferecendo melhores condições de acesso e estacionamento próximo. De uma área anterior de 600 metros quadrados, a unidade ocupará 705 metros quadrados, divididos em ambiente térreo, que comporta os espaços de atendimento, e um segundo pavimento para o setor de apoio dos colaboradores, além de abrigar uma sala de reuniões. Equipada com mobiliário modular, a sala possibilita que o associado possa readequá-la conforme as suas necessidades. “A proposta da unidade Scharlau traz uma releitura das agências tradicionais, mantendo legível ao associado a compreensão da dinâmica dos espaços, porém introduzindo uma nova maneira como ele os utiliza e o que pode fazer dentro deles”, acrescenta Daniel Prujá, que assinou o projeto arquitetônico das três unidades da Sicredi Pioneira RS em São Leopoldo, junto a Liliana Curra, ambos da Fato Arquitetura.

        Na entrada da agência, à frente da porta giratória, foi constituído o Espaço Juntos, servindo de interface entre a via pública e o ambiente interno. Muito mais que um coworking, o Espaço Juntos dá condições ao associado de “construir” seu próprio local para realizar reuniões de trabalho com uso de seus dispositivos móveis, ter momentos de descanso, bater papo com amigos ou participar de conversas formais e privativas. A partir da porta giratória, é estruturada a visão em formato de leque sobre a agência, onde o associado encontra a bancada de recepção e pode ser conduzido até o Lounge, uma espécie de espera estilizada, constituída por mesas, cadeiras, sofás e poltronas. O cenário também é composto por Área para Café, caixas eletrônicos – situados na parte lateral à entrada da agência – e as estações de atendimento, cercadas por divisórias de vidro transparente e estruturas metálicas com nichos, na cor verde característica do Sicredi, que servem tanto para assegurar privacidade como suporte para objetos decorativos, criando engajamento entre o associado, o colaborador e a cooperativa.

       A agência Scharlau ainda dispõe de tecnologia de ponta para serviços digitais, viabilizando a contratação de soluções financeiras sem uso de papel (paperless), com impacto direto na melhoria da experiência. Os canais digitais, como Aplicativo Sicredi, Internet Banking, assinatura eletrônica, bem como os caixas eletrônicos, somados à comunicação por meio de whatsapp, colocam o associado no centro da jornada de atendimento presencial e on-line. “A pandemia condicionou um aumento do uso de nossos canais digitais, facilitando transações e movimentações financeiras, no entanto não interferindo em nosso diferencial de proximidade, agregando relações de negócios baseadas na confiança e credibilidade”, aponta Eduardo Spier. 

           A Sicredi Pioneira RS em São Leopoldo

           São Leopoldo faz parte dos 21 municípios da área de ação da cooperativa, pertencente à Região do Vale dos Sinos, constituindo amplo pólo industrial e um dos mais modernos parques tecnológicos do Brasil. Reconhecido como berço da colonização alemã no país, o município sedia três agências da Sicredi Pioneira RS (Centro, Unisinos e Scharlau) que somam quase 12 mil associados, R$ 113 milhões em operações de crédito, mais de R$ 6,5 milhões de resultado e patrimônio líquido superior a R$ 18 milhões.

            A entrega da agência Scharlau, repaginada sob o novo perfil de atendimento, fecha o ciclo de reinaugurações em São Leopoldo, em 2020. Esse conceito alia o modelo mais tradicional de instituição financeira, porém com diferenciais internos que definem seu caráter inovador e disruptivo, estimulando o relacionamento e as oportunidades de experiências. A cooperativa estuda a possibilidade de abertura de outra agência, no próximo ano, na área central da cidade.

 

]]>
Projeto Prata Pop-up abre segunda loja temporária https://adrisilva.com.br/2020/12/08/projeto-prata-pop-up-abre-segunda-loja-temporaria/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=projeto-prata-pop-up-abre-segunda-loja-temporaria Tue, 08 Dec 2020 12:46:00 +0000 https://adrisilva.com.br/?p=16916

Projeto Prata Pop-up abre segunda loja temporária

Santrevi está localizada no segundo andar do Prataviera Shopping

O Prataviera Shopping abriu a segunda loja temporária, que integra o projeto Prata Pop-up. Os consumidores já podem visitar a Santrevi, até o dia 31 de dezembro, e encontrarão cerca de 300 peças, entre elas tênis Anselmi e máscaras Anselmi e Biamar, além de vestidos, calças, blusas, casacos, saias, shorts, meias, assessórios e roupas de inverno, todas multimarcas, em uma área de 32,75m².

De acordo com Sandra Rita Trombini, proprietária da Santrevi, a abertura da loja temporária se deve em função das datas de final do ano e do Prataviera ser um atrativo. “É um espaço democrático, de constante circulação de pessoas, por estar localizado na região central da cidade, seguro e que oferece estacionamento, trazendo praticidade e comodidade para as famílias”, aponta.

Lançado em outubro, o objetivo do projeto Prata Pop-up – lojas temporárias tem a intenção de aproximar marcas, tanto grandes como pequenas, de seus consumidores ao promover produtos novos ou sazonais, com o grande diferencial de permitir que o negócio mantenha os custos indiretos acessíveis ao locar espaços de varejo.

 

Vantagens Prata Pop-up

– Antecede a temporada de datas de final de ano, momento ideal para experimentar;

– Permite promover produtos novos ou sazonais, testar um mercado emergente, queimar estoques ou aumentar a consciência de marca;

– Além das datas especiais de final do ano, o projeto permite a abertura de lojas temporárias em outras datas, entre elas: volta às aulas, Dia das Mães, Dia dos Pais, ou mesmo ações específicas das marcas e iniciativas que não necessariamente se referem à venda de produto, como, por exemplo, pesquisa de mercado;

– As marcas passam a integrar um ambiente de negócios consolidado, qualificado e de grande frequência de público;

– Custos baixos quando comparados aos de uma loja física permanente;

– Contrato é por tempo reduzido, mínimo de 10 dias, e determinado, sem dificuldades ou burocracias;

– Facilita a vida do empresário e diminui consideravelmente os riscos para experimentar um novo fluxo de receita, com produtos e experiências inéditas.

]]>
De janeiro a outubro, setor moveleiro gaúcho apresenta crescimento nominal de 4,1% https://adrisilva.com.br/2020/12/07/de-janeiro-a-outubro-setor-moveleiro-gaucho-apresenta-crescimento-nominal-de-41/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=de-janeiro-a-outubro-setor-moveleiro-gaucho-apresenta-crescimento-nominal-de-41 Mon, 07 Dec 2020 12:48:00 +0000 https://adrisilva.com.br/?p=16923

De janeiro a outubro, setor moveleiro gaúcho apresenta crescimento nominal de 4,1%

Faturamento foi de R$ 6,4 bilhões, o que impactou positivamente também na geração de empregos

O crescimento nominal de faturamento de 4,1%, o que representou R$ 6,4 bilhões em comparação ao mesmo período do ano passado, demonstra que a indústria moveleira segue o processo de retomada, iniciada nos últimos meses.

O resultado também impactou positivamente na geração de empregos, conforme dados do Novo Caged, no mês de outubro. No Rio Grande do Sul, a variação é de 3,3% em relação ao início do ano e o fechamento do mês aponta 34.823 postos de trabalho na indústria gaúcha, resultado que também supera a média da indústria de transformação no Estado, que ficou praticamente estagnada em 0,15%.

Para o economista da Movergs, Eduardo Santarossa, o setor já retornou aos níveis de produção e empregos pré-pandemia. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o volume de vendas de móveis é o segmento que mais cresceu no varejo brasileiro por dois meses consecutivos (agosto e setembro) nas comparações com os mesmos meses do ano passado. A variação acumulada no ano já tem alta de 8,8% quando comparada ao período de janeiro a setembro do ano passado. “No entanto, a produção ainda não conseguiu acompanhar o forte aumento de vendas. Há um descompasso entre oferta e demanda, o que freia uma recuperação mais consolidada. A pandemia causou alta nos custos e empurrou todos os estoques para baixo. Hoje o setor está sofrendo com a falta de insumos de produção e grande aumento nos seus preços em decorrência desse cenário, em especial os painéis de madeira, principal matéria-prima para a indústria de móveis”, revela.

 

Exportações janeiro a novembro

Embora as exportações ainda não tenham recuperado as perdas ocorridas, especialmente no segundo trimestre, de janeiro a novembro a saída de produtos demonstra avanços. Os embarques dos últimos meses já atingem os níveis pré-pandemia. “O cenário ainda é de incertezas e muita volatilidade, mas boas notícias no mercado internacional vindas especialmente da retomada econômica, aumento da demanda por móveis e a possibilidade de vacinação no primeiro semestre do próximo ano devem seguir sustentando o crescimento nos próximos meses”, aponta Santarossa.

No Rio Grande do Sul, as exportações no período foram de US$ 156,28 milhões, queda de 14,1%, e na análise dos principais mercados do RS, apesar da queda generalizada no ano, observa-se crescimento das exportações em alguns destinos como Uruguai, Peru, Porto Rico, Países Baixos (Holanda) e Emirados Árabes Unidos. Já nas exportações de móveis do Brasil, os destaques ficam por conta dos Estados Unidos, Chile, Países Baixos (Holanda), Porto Rico e Alemanha.

]]>
Promob realizará webinar sobre Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais https://adrisilva.com.br/2020/12/04/promob-realizara-webinar-sobre-lei-geral-de-protecao-de-dados-pessoais/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=promob-realizara-webinar-sobre-lei-geral-de-protecao-de-dados-pessoais Fri, 04 Dec 2020 12:51:00 +0000 https://adrisilva.com.br/?p=16930

Promob realizará webinar sobre Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

Especialistas em Direito Digital e Compliance conduzirão o encontro virtual na próxima terça-feira, 08 de dezembro, às 9h, com foco em lojistas e fabricantes do segmento moveleiro

 

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor em 2020 com o objetivo de definir limites e condições para coleta, guarda e tratamento de informações pessoais. E esse assunto será tema do webinar especial ‘LGPD: tudo que o segmento moveleiro precisa saber’, na próxima terça-feira, 08 de dezembro, às 9h. A realização do encontro virtual é da Promob Software Solutions, de Caxias do Sul (RS), e terá como foco lojistas e fabricantes do segmento moveleiro e público interessado. Para realizar a inscrição basta acessar o link https://cutt.ly/yhvh6e9.

Entre os assuntos abordados estarão as mudanças para a coleta de dados, o arquivamento e tratamento de informações pessoais. Para auxiliar na compreensão do tema, conduzirão o webinar Clarissa Araújo Grecellé, coordenadora da área de Direito Digital e Compliance no Martinelli RS, e Filipe Ribeiro Duarte, coordenador da área de Direito Digital e Compliance no Martinelli SC.

A LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor neste ano e visa impor um padrão mais elevado de proteção e penalidades significativas para o não cumprimento da norma. A lei compreende por ‘dados pessoais’ qualquer informação relacionada à pessoa. E por ‘tratamento de dados’ toda atividade realizada com dados pessoais, como as que se referem à coleta, classificação, utilização, acesso, reprodução, processamento, armazenamento, eliminação, controle da informação, entre outros.

Agende-se:

Evento: Webinar ‘LGPD: tudo que o segmento moveleiro precisa saber’

Data: 08/12 (terça-feira)

Horário: 9h

Local: Teams

Valor: gratuito mediante inscrição prévia https://cutt.ly/yhvh6e9

]]>